TICs em uma cooperativa educacional : infraestrutura, usos e percepções de alunos e professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Rodrigo Ghirardelli
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Leite, Raquel Machado, Gomes, Raquel Salcedo, Villaca, Rodolfo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/247186
Resumo: Muito se discute a respeito do papel das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) na educação e de como instituições educacionais incorporam, ou não, ferramentas digitais de conhecimento em seus processos de ensino e aprendizagem. Tendo como aporte teórico principal o pensamento de Pierre Lévy, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou analisar a infraestrutura, os usos e as percepções de alunos e professores sobre as TICs em uma cooperativa educacional localizada no estado do Espírito Santo, Brasil, à luz da noção de cultura digital na educação. A investigação caracterizou-se como estudo de caso, com a triangulação entre pesquisa de campo, observações presenciais de aulas temáticas e registro de percepções por meio de questionário com professores e alunos da instituição. A infraestrutura da escola insere TICs em diferentes espaços da instituição, fazendo uso pedagógico delas de modo estruturado. Os docentes reconhecem que as TICs têm muito a contribuir para a educação, mas que não podem ser usadas de forma aleatória, sem conhecimento técnico e planejamento pedagógico adequado. Os estudantes percebem a si mesmos como usuários sem dificuldades no uso de tecnologias e consideram que elas podem auxiliar na aprendizagem. A análise dos resultados aponta para uma pedagogização das TICs e sua integração à ecologia cognitiva escolar.
id UFRGS-2_6284f301ab9f97a7bb3602b713816c15
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/247186
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Rodrigo GhirardelliLeite, Raquel MachadoGomes, Raquel SalcedoVillaca, Rodolfo2022-08-18T04:44:55Z20212316-9907http://hdl.handle.net/10183/247186001137204Muito se discute a respeito do papel das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) na educação e de como instituições educacionais incorporam, ou não, ferramentas digitais de conhecimento em seus processos de ensino e aprendizagem. Tendo como aporte teórico principal o pensamento de Pierre Lévy, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou analisar a infraestrutura, os usos e as percepções de alunos e professores sobre as TICs em uma cooperativa educacional localizada no estado do Espírito Santo, Brasil, à luz da noção de cultura digital na educação. A investigação caracterizou-se como estudo de caso, com a triangulação entre pesquisa de campo, observações presenciais de aulas temáticas e registro de percepções por meio de questionário com professores e alunos da instituição. A infraestrutura da escola insere TICs em diferentes espaços da instituição, fazendo uso pedagógico delas de modo estruturado. Os docentes reconhecem que as TICs têm muito a contribuir para a educação, mas que não podem ser usadas de forma aleatória, sem conhecimento técnico e planejamento pedagógico adequado. Os estudantes percebem a si mesmos como usuários sem dificuldades no uso de tecnologias e consideram que elas podem auxiliar na aprendizagem. A análise dos resultados aponta para uma pedagogização das TICs e sua integração à ecologia cognitiva escolar.Much is discussed about the role of Information and Communication Technologies (ICTs) in education and how educational institutions incorporate, or not, digital knowledge tools in their teaching and learning processes. With Pierre Lévy's thought as its main theoretical contribution, this paper presents results of a research that aimed to analyze the infrastructure, uses and perceptions of students and teachers about ICTs in an educational cooperative located in the state of Espírito Santo, Brazil, in light of the notion of digital culture in education. The investigation was characterized as a case study, with the triangulation between field research, in-person observations of thematic classes and registration of perceptions through a questionnaire with professors and students of the institution. The school's infrastructure inserts ICTs in different spaces of the institution, making pedagogical use of them in a structured way. Teachers recognize that ICTs have a lot to contribute to education, but that they cannot be used randomly, without technical knowledge and adequate pedagogical planning. Students perceive themselves as users without difficulties in the use of technologies and consider that they can help in learning. The analysis of the results points to a pedagogization of ICTs and their integration into the school cognitive ecology.application/pdfporBrazilian Journal of Education, Technology and Society = Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade. Luziânia, GO: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Vol. 14, n. 4 (2021), p. 708-722.Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Educação formalCultura digitalCiberculturaInformation and communication technologiesFormal educationDigital cultureCybercultureTICs em uma cooperativa educacional : infraestrutura, usos e percepções de alunos e professoresTICs in an educational cooperative : infrastructure, uses and perceptions of students and teachersinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001137204.pdf.txt001137204.pdf.txtExtracted Texttext/plain52171http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247186/2/001137204.pdf.txt8dfa74aff40a163f9a14c9c7bff61a01MD52ORIGINAL001137204.pdfTexto completoapplication/pdf5604983http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247186/1/001137204.pdf2a44fb41a152d6a43fabf6dd664c9729MD5110183/2471862022-08-26 04:42:15.369983oai:www.lume.ufrgs.br:10183/247186Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-26T07:42:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv TICs em uma cooperativa educacional : infraestrutura, usos e percepções de alunos e professores
dc.title.alternative.en.fl_str_mv TICs in an educational cooperative : infrastructure, uses and perceptions of students and teachers
title TICs em uma cooperativa educacional : infraestrutura, usos e percepções de alunos e professores
spellingShingle TICs em uma cooperativa educacional : infraestrutura, usos e percepções de alunos e professores
Souza, Rodrigo Ghirardelli
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educação formal
Cultura digital
Cibercultura
Information and communication technologies
Formal education
Digital culture
Cyberculture
title_short TICs em uma cooperativa educacional : infraestrutura, usos e percepções de alunos e professores
title_full TICs em uma cooperativa educacional : infraestrutura, usos e percepções de alunos e professores
title_fullStr TICs em uma cooperativa educacional : infraestrutura, usos e percepções de alunos e professores
title_full_unstemmed TICs em uma cooperativa educacional : infraestrutura, usos e percepções de alunos e professores
title_sort TICs em uma cooperativa educacional : infraestrutura, usos e percepções de alunos e professores
author Souza, Rodrigo Ghirardelli
author_facet Souza, Rodrigo Ghirardelli
Leite, Raquel Machado
Gomes, Raquel Salcedo
Villaca, Rodolfo
author_role author
author2 Leite, Raquel Machado
Gomes, Raquel Salcedo
Villaca, Rodolfo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Rodrigo Ghirardelli
Leite, Raquel Machado
Gomes, Raquel Salcedo
Villaca, Rodolfo
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educação formal
Cultura digital
Cibercultura
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educação formal
Cultura digital
Cibercultura
Information and communication technologies
Formal education
Digital culture
Cyberculture
dc.subject.eng.fl_str_mv Information and communication technologies
Formal education
Digital culture
Cyberculture
description Muito se discute a respeito do papel das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) na educação e de como instituições educacionais incorporam, ou não, ferramentas digitais de conhecimento em seus processos de ensino e aprendizagem. Tendo como aporte teórico principal o pensamento de Pierre Lévy, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou analisar a infraestrutura, os usos e as percepções de alunos e professores sobre as TICs em uma cooperativa educacional localizada no estado do Espírito Santo, Brasil, à luz da noção de cultura digital na educação. A investigação caracterizou-se como estudo de caso, com a triangulação entre pesquisa de campo, observações presenciais de aulas temáticas e registro de percepções por meio de questionário com professores e alunos da instituição. A infraestrutura da escola insere TICs em diferentes espaços da instituição, fazendo uso pedagógico delas de modo estruturado. Os docentes reconhecem que as TICs têm muito a contribuir para a educação, mas que não podem ser usadas de forma aleatória, sem conhecimento técnico e planejamento pedagógico adequado. Os estudantes percebem a si mesmos como usuários sem dificuldades no uso de tecnologias e consideram que elas podem auxiliar na aprendizagem. A análise dos resultados aponta para uma pedagogização das TICs e sua integração à ecologia cognitiva escolar.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-18T04:44:55Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/247186
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2316-9907
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001137204
identifier_str_mv 2316-9907
001137204
url http://hdl.handle.net/10183/247186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Brazilian Journal of Education, Technology and Society = Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade. Luziânia, GO: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Vol. 14, n. 4 (2021), p. 708-722.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247186/2/001137204.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247186/1/001137204.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8dfa74aff40a163f9a14c9c7bff61a01
2a44fb41a152d6a43fabf6dd664c9729
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225064882896896