TICs em uma cooperativa educacional : infraestrutura, usos e percepções de alunos e professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/247186 |
Resumo: | Muito se discute a respeito do papel das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) na educação e de como instituições educacionais incorporam, ou não, ferramentas digitais de conhecimento em seus processos de ensino e aprendizagem. Tendo como aporte teórico principal o pensamento de Pierre Lévy, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou analisar a infraestrutura, os usos e as percepções de alunos e professores sobre as TICs em uma cooperativa educacional localizada no estado do Espírito Santo, Brasil, à luz da noção de cultura digital na educação. A investigação caracterizou-se como estudo de caso, com a triangulação entre pesquisa de campo, observações presenciais de aulas temáticas e registro de percepções por meio de questionário com professores e alunos da instituição. A infraestrutura da escola insere TICs em diferentes espaços da instituição, fazendo uso pedagógico delas de modo estruturado. Os docentes reconhecem que as TICs têm muito a contribuir para a educação, mas que não podem ser usadas de forma aleatória, sem conhecimento técnico e planejamento pedagógico adequado. Os estudantes percebem a si mesmos como usuários sem dificuldades no uso de tecnologias e consideram que elas podem auxiliar na aprendizagem. A análise dos resultados aponta para uma pedagogização das TICs e sua integração à ecologia cognitiva escolar. |
id |
UFRGS-2_6284f301ab9f97a7bb3602b713816c15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/247186 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Rodrigo GhirardelliLeite, Raquel MachadoGomes, Raquel SalcedoVillaca, Rodolfo2022-08-18T04:44:55Z20212316-9907http://hdl.handle.net/10183/247186001137204Muito se discute a respeito do papel das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) na educação e de como instituições educacionais incorporam, ou não, ferramentas digitais de conhecimento em seus processos de ensino e aprendizagem. Tendo como aporte teórico principal o pensamento de Pierre Lévy, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou analisar a infraestrutura, os usos e as percepções de alunos e professores sobre as TICs em uma cooperativa educacional localizada no estado do Espírito Santo, Brasil, à luz da noção de cultura digital na educação. A investigação caracterizou-se como estudo de caso, com a triangulação entre pesquisa de campo, observações presenciais de aulas temáticas e registro de percepções por meio de questionário com professores e alunos da instituição. A infraestrutura da escola insere TICs em diferentes espaços da instituição, fazendo uso pedagógico delas de modo estruturado. Os docentes reconhecem que as TICs têm muito a contribuir para a educação, mas que não podem ser usadas de forma aleatória, sem conhecimento técnico e planejamento pedagógico adequado. Os estudantes percebem a si mesmos como usuários sem dificuldades no uso de tecnologias e consideram que elas podem auxiliar na aprendizagem. A análise dos resultados aponta para uma pedagogização das TICs e sua integração à ecologia cognitiva escolar.Much is discussed about the role of Information and Communication Technologies (ICTs) in education and how educational institutions incorporate, or not, digital knowledge tools in their teaching and learning processes. With Pierre Lévy's thought as its main theoretical contribution, this paper presents results of a research that aimed to analyze the infrastructure, uses and perceptions of students and teachers about ICTs in an educational cooperative located in the state of Espírito Santo, Brazil, in light of the notion of digital culture in education. The investigation was characterized as a case study, with the triangulation between field research, in-person observations of thematic classes and registration of perceptions through a questionnaire with professors and students of the institution. The school's infrastructure inserts ICTs in different spaces of the institution, making pedagogical use of them in a structured way. Teachers recognize that ICTs have a lot to contribute to education, but that they cannot be used randomly, without technical knowledge and adequate pedagogical planning. Students perceive themselves as users without difficulties in the use of technologies and consider that they can help in learning. The analysis of the results points to a pedagogization of ICTs and their integration into the school cognitive ecology.application/pdfporBrazilian Journal of Education, Technology and Society = Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade. Luziânia, GO: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Vol. 14, n. 4 (2021), p. 708-722.Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Educação formalCultura digitalCiberculturaInformation and communication technologiesFormal educationDigital cultureCybercultureTICs em uma cooperativa educacional : infraestrutura, usos e percepções de alunos e professoresTICs in an educational cooperative : infrastructure, uses and perceptions of students and teachersinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001137204.pdf.txt001137204.pdf.txtExtracted Texttext/plain52171http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247186/2/001137204.pdf.txt8dfa74aff40a163f9a14c9c7bff61a01MD52ORIGINAL001137204.pdfTexto completoapplication/pdf5604983http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247186/1/001137204.pdf2a44fb41a152d6a43fabf6dd664c9729MD5110183/2471862022-08-26 04:42:15.369983oai:www.lume.ufrgs.br:10183/247186Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-26T07:42:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
TICs em uma cooperativa educacional : infraestrutura, usos e percepções de alunos e professores |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
TICs in an educational cooperative : infrastructure, uses and perceptions of students and teachers |
title |
TICs em uma cooperativa educacional : infraestrutura, usos e percepções de alunos e professores |
spellingShingle |
TICs em uma cooperativa educacional : infraestrutura, usos e percepções de alunos e professores Souza, Rodrigo Ghirardelli Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Educação formal Cultura digital Cibercultura Information and communication technologies Formal education Digital culture Cyberculture |
title_short |
TICs em uma cooperativa educacional : infraestrutura, usos e percepções de alunos e professores |
title_full |
TICs em uma cooperativa educacional : infraestrutura, usos e percepções de alunos e professores |
title_fullStr |
TICs em uma cooperativa educacional : infraestrutura, usos e percepções de alunos e professores |
title_full_unstemmed |
TICs em uma cooperativa educacional : infraestrutura, usos e percepções de alunos e professores |
title_sort |
TICs em uma cooperativa educacional : infraestrutura, usos e percepções de alunos e professores |
author |
Souza, Rodrigo Ghirardelli |
author_facet |
Souza, Rodrigo Ghirardelli Leite, Raquel Machado Gomes, Raquel Salcedo Villaca, Rodolfo |
author_role |
author |
author2 |
Leite, Raquel Machado Gomes, Raquel Salcedo Villaca, Rodolfo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Rodrigo Ghirardelli Leite, Raquel Machado Gomes, Raquel Salcedo Villaca, Rodolfo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Educação formal Cultura digital Cibercultura |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Educação formal Cultura digital Cibercultura Information and communication technologies Formal education Digital culture Cyberculture |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Information and communication technologies Formal education Digital culture Cyberculture |
description |
Muito se discute a respeito do papel das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) na educação e de como instituições educacionais incorporam, ou não, ferramentas digitais de conhecimento em seus processos de ensino e aprendizagem. Tendo como aporte teórico principal o pensamento de Pierre Lévy, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou analisar a infraestrutura, os usos e as percepções de alunos e professores sobre as TICs em uma cooperativa educacional localizada no estado do Espírito Santo, Brasil, à luz da noção de cultura digital na educação. A investigação caracterizou-se como estudo de caso, com a triangulação entre pesquisa de campo, observações presenciais de aulas temáticas e registro de percepções por meio de questionário com professores e alunos da instituição. A infraestrutura da escola insere TICs em diferentes espaços da instituição, fazendo uso pedagógico delas de modo estruturado. Os docentes reconhecem que as TICs têm muito a contribuir para a educação, mas que não podem ser usadas de forma aleatória, sem conhecimento técnico e planejamento pedagógico adequado. Os estudantes percebem a si mesmos como usuários sem dificuldades no uso de tecnologias e consideram que elas podem auxiliar na aprendizagem. A análise dos resultados aponta para uma pedagogização das TICs e sua integração à ecologia cognitiva escolar. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-18T04:44:55Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/247186 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2316-9907 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001137204 |
identifier_str_mv |
2316-9907 001137204 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/247186 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Education, Technology and Society = Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade. Luziânia, GO: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Vol. 14, n. 4 (2021), p. 708-722. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247186/2/001137204.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247186/1/001137204.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8dfa74aff40a163f9a14c9c7bff61a01 2a44fb41a152d6a43fabf6dd664c9729 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225064882896896 |