Jacotot-Rancière ou a dissonância inaudita de uma pedagogia (felizmente) pessimista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Skliar, Carlos Bernardo
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/79340
Resumo: Este artigo tem a pretensão de conversar com o livro O mestre ignorante, de Jacques Rancière, mas não o de resenhá-lo, quer dizer, não o de dar explicações sobre o seu conteúdo e sobre as suas tanto prováveis quanto improváveis finalidades educativas. Para tal objetivo, resgato a leitura de alguns dos princípios filosóficos – dentre eles: a inversão da lógica da explicação, o malefício da compreensão, a pedagogia como tradução e contra-tradução, e a lição do poeta – os quais, como dissonâncias pedagógicas, parecem ter caracterizado a aventura e a experiência intelectual de Joseph Jacotot, um pedagogo francês do início do século XIX.
id UFRGS-2_6289985a707a6879f52697ceb65e622f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79340
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Skliar, Carlos Bernardo2013-10-17T01:49:19Z20030101-7330http://hdl.handle.net/10183/79340000367452Este artigo tem a pretensão de conversar com o livro O mestre ignorante, de Jacques Rancière, mas não o de resenhá-lo, quer dizer, não o de dar explicações sobre o seu conteúdo e sobre as suas tanto prováveis quanto improváveis finalidades educativas. Para tal objetivo, resgato a leitura de alguns dos princípios filosóficos – dentre eles: a inversão da lógica da explicação, o malefício da compreensão, a pedagogia como tradução e contra-tradução, e a lição do poeta – os quais, como dissonâncias pedagógicas, parecem ter caracterizado a aventura e a experiência intelectual de Joseph Jacotot, um pedagogo francês do início do século XIX.This paper aims to dialogue with Jacques Ranciere’s The ignorant schoolmaster. It does not aim to review it, nor to give explanations concerning its content and its both probable and improbable educational goals. With this as my aim, I rescue some philosophical principles (an inversion of the logic of explanation, the maleficity of comprehension, translation and counter-translation, the lesson of the poet) that, like other pedagogical dissonance, characterize the pedagogical adventure of a French pedagogue at the beginning of XIX century-Joseph Jacotot.application/pdfporEducação e sociedade. São Paulo. Vol. 24, n. 82 (abr. 2003), p. 229-240ExplicaçãoCompreensãoLógicaPedagogiaJacotot, JosephRancière, JacquesExplanationComprehensionDiminutionEmancipationPoeticsPedagogyJacotot-Rancière ou a dissonância inaudita de uma pedagogia (felizmente) pessimistaJacotot/rancière or the incredible dissonance of a (fortunately) pessimistic pedagogy info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000367452.pdf000367452.pdfTexto completoapplication/pdf76217http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79340/1/000367452.pdf2bfc9a7a3561c5d879a33a4d21036052MD51TEXT000367452.pdf.txt000367452.pdf.txtExtracted Texttext/plain30863http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79340/2/000367452.pdf.txtab821da2378db77daead84d0e79202f9MD52THUMBNAIL000367452.pdf.jpg000367452.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1564http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79340/3/000367452.pdf.jpga8c1eed732bc499275995114e1bae415MD5310183/793402021-11-20 06:04:34.130092oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79340Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:04:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jacotot-Rancière ou a dissonância inaudita de uma pedagogia (felizmente) pessimista
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Jacotot/rancière or the incredible dissonance of a (fortunately) pessimistic pedagogy
title Jacotot-Rancière ou a dissonância inaudita de uma pedagogia (felizmente) pessimista
spellingShingle Jacotot-Rancière ou a dissonância inaudita de uma pedagogia (felizmente) pessimista
Skliar, Carlos Bernardo
Explicação
Compreensão
Lógica
Pedagogia
Jacotot, Joseph
Rancière, Jacques
Explanation
Comprehension
Diminution
Emancipation
Poetics
Pedagogy
title_short Jacotot-Rancière ou a dissonância inaudita de uma pedagogia (felizmente) pessimista
title_full Jacotot-Rancière ou a dissonância inaudita de uma pedagogia (felizmente) pessimista
title_fullStr Jacotot-Rancière ou a dissonância inaudita de uma pedagogia (felizmente) pessimista
title_full_unstemmed Jacotot-Rancière ou a dissonância inaudita de uma pedagogia (felizmente) pessimista
title_sort Jacotot-Rancière ou a dissonância inaudita de uma pedagogia (felizmente) pessimista
author Skliar, Carlos Bernardo
author_facet Skliar, Carlos Bernardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Skliar, Carlos Bernardo
dc.subject.por.fl_str_mv Explicação
Compreensão
Lógica
Pedagogia
Jacotot, Joseph
Rancière, Jacques
topic Explicação
Compreensão
Lógica
Pedagogia
Jacotot, Joseph
Rancière, Jacques
Explanation
Comprehension
Diminution
Emancipation
Poetics
Pedagogy
dc.subject.eng.fl_str_mv Explanation
Comprehension
Diminution
Emancipation
Poetics
Pedagogy
description Este artigo tem a pretensão de conversar com o livro O mestre ignorante, de Jacques Rancière, mas não o de resenhá-lo, quer dizer, não o de dar explicações sobre o seu conteúdo e sobre as suas tanto prováveis quanto improváveis finalidades educativas. Para tal objetivo, resgato a leitura de alguns dos princípios filosóficos – dentre eles: a inversão da lógica da explicação, o malefício da compreensão, a pedagogia como tradução e contra-tradução, e a lição do poeta – os quais, como dissonâncias pedagógicas, parecem ter caracterizado a aventura e a experiência intelectual de Joseph Jacotot, um pedagogo francês do início do século XIX.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-10-17T01:49:19Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/79340
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0101-7330
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000367452
identifier_str_mv 0101-7330
000367452
url http://hdl.handle.net/10183/79340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação e sociedade. São Paulo. Vol. 24, n. 82 (abr. 2003), p. 229-240
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79340/1/000367452.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79340/2/000367452.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79340/3/000367452.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2bfc9a7a3561c5d879a33a4d21036052
ab821da2378db77daead84d0e79202f9
a8c1eed732bc499275995114e1bae415
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224805033181184