O processo de construção do conhecimento sociológico escolar : estudo sobre os fatores sociais envolvidos na prática pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/214202 |
Resumo: | Esta pesquisa buscou compreender de que maneira ocorre o processo de construção do conhecimento sociológico escolar. Partimos do pressuposto de que a produção do conhecimento não é apenas uma atividade técnica de transposição didática, mas também – e principalmente – uma forma de relação social entre professor e aluno e entre os próprios alunos. A unidade de análise foi uma turma de primeiro ano do ensino médio da Escola Municipal de Porto Alegre Emílio Meyer. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se a técnica da observação participante. O referencial teórico interligou fundamentos da Teoria Fenomenológica com conceitos da Sociologia da Educação. O estudo apontou para a importância de fatores sociais no desenvolvimento intelectual e na iniciativa mental de alunos e alunas de captar e transformar o que está sendo exposto em sala de aula. Entre esses fatores, podemos citar os laços de confiança, a empatia, a mediação de saberes e de interesses e a construção de interações mais informais em sala de aula. |
id |
UFRGS-2_629dd70a7ccb15c93825783fcf54fdec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214202 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mello, Pedro Dionizio deSilva, Rosimeri Aquino da2020-10-15T04:05:45Z2020http://hdl.handle.net/10183/214202001118696Esta pesquisa buscou compreender de que maneira ocorre o processo de construção do conhecimento sociológico escolar. Partimos do pressuposto de que a produção do conhecimento não é apenas uma atividade técnica de transposição didática, mas também – e principalmente – uma forma de relação social entre professor e aluno e entre os próprios alunos. A unidade de análise foi uma turma de primeiro ano do ensino médio da Escola Municipal de Porto Alegre Emílio Meyer. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se a técnica da observação participante. O referencial teórico interligou fundamentos da Teoria Fenomenológica com conceitos da Sociologia da Educação. O estudo apontou para a importância de fatores sociais no desenvolvimento intelectual e na iniciativa mental de alunos e alunas de captar e transformar o que está sendo exposto em sala de aula. Entre esses fatores, podemos citar os laços de confiança, a empatia, a mediação de saberes e de interesses e a construção de interações mais informais em sala de aula.This research sought to understand how the process of building school sociological knowledge occurs. We start from the assumption that the production of knowledge is not only a technical activity of didactic transposition, but also - and mainly - a form of social relationship between teacher and student and between students themselves. The unit of analysis was a class from the first year of high school at the Municipal School of Porto Alegre Emílio Meyer. Methodological procedures, the participant observation technique was used. The theoretical framework connected the foundations of Phenomenological Theory with concepts from the Sociology of Education. The study pointed to the importance of social factors in the intellectual development and in the mental initiative of students to capture and transform what is being exposed in the classroom. Among these factors, we can mention the bonds of trust, empathy, the mediation of knowledge and interests and the construction of more informal interactions in the classroom.application/pdfporEnsino de sociologiaProdução do conhecimentoSociologia da educaçãoPrática pedagógicaKnowledge constructionSociology teachingPedagogical practiceSocial relationshipO processo de construção do conhecimento sociológico escolar : estudo sobre os fatores sociais envolvidos na prática pedagógicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2020Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001118696.pdf.txt001118696.pdf.txtExtracted Texttext/plain97384http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214202/2/001118696.pdf.txt0bf4df7621d04ea18ee2e5f5d3a90a4cMD52ORIGINAL001118696.pdfTexto completoapplication/pdf1150366http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214202/1/001118696.pdf58063a2389f1e55588368516a312db61MD5110183/2142022022-08-06 04:51:06.420501oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214202Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:51:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O processo de construção do conhecimento sociológico escolar : estudo sobre os fatores sociais envolvidos na prática pedagógica |
title |
O processo de construção do conhecimento sociológico escolar : estudo sobre os fatores sociais envolvidos na prática pedagógica |
spellingShingle |
O processo de construção do conhecimento sociológico escolar : estudo sobre os fatores sociais envolvidos na prática pedagógica Mello, Pedro Dionizio de Ensino de sociologia Produção do conhecimento Sociologia da educação Prática pedagógica Knowledge construction Sociology teaching Pedagogical practice Social relationship |
title_short |
O processo de construção do conhecimento sociológico escolar : estudo sobre os fatores sociais envolvidos na prática pedagógica |
title_full |
O processo de construção do conhecimento sociológico escolar : estudo sobre os fatores sociais envolvidos na prática pedagógica |
title_fullStr |
O processo de construção do conhecimento sociológico escolar : estudo sobre os fatores sociais envolvidos na prática pedagógica |
title_full_unstemmed |
O processo de construção do conhecimento sociológico escolar : estudo sobre os fatores sociais envolvidos na prática pedagógica |
title_sort |
O processo de construção do conhecimento sociológico escolar : estudo sobre os fatores sociais envolvidos na prática pedagógica |
author |
Mello, Pedro Dionizio de |
author_facet |
Mello, Pedro Dionizio de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mello, Pedro Dionizio de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Rosimeri Aquino da |
contributor_str_mv |
Silva, Rosimeri Aquino da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de sociologia Produção do conhecimento Sociologia da educação Prática pedagógica |
topic |
Ensino de sociologia Produção do conhecimento Sociologia da educação Prática pedagógica Knowledge construction Sociology teaching Pedagogical practice Social relationship |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Knowledge construction Sociology teaching Pedagogical practice Social relationship |
description |
Esta pesquisa buscou compreender de que maneira ocorre o processo de construção do conhecimento sociológico escolar. Partimos do pressuposto de que a produção do conhecimento não é apenas uma atividade técnica de transposição didática, mas também – e principalmente – uma forma de relação social entre professor e aluno e entre os próprios alunos. A unidade de análise foi uma turma de primeiro ano do ensino médio da Escola Municipal de Porto Alegre Emílio Meyer. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se a técnica da observação participante. O referencial teórico interligou fundamentos da Teoria Fenomenológica com conceitos da Sociologia da Educação. O estudo apontou para a importância de fatores sociais no desenvolvimento intelectual e na iniciativa mental de alunos e alunas de captar e transformar o que está sendo exposto em sala de aula. Entre esses fatores, podemos citar os laços de confiança, a empatia, a mediação de saberes e de interesses e a construção de interações mais informais em sala de aula. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-10-15T04:05:45Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/214202 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001118696 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/214202 |
identifier_str_mv |
001118696 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214202/2/001118696.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214202/1/001118696.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0bf4df7621d04ea18ee2e5f5d3a90a4c 58063a2389f1e55588368516a312db61 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447267754115072 |