O processo de construção do conhecimento sociológico escolar : estudo sobre os fatores sociais envolvidos na prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Pedro Dionizio de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/214202
Resumo: Esta pesquisa buscou compreender de que maneira ocorre o processo de construção do conhecimento sociológico escolar. Partimos do pressuposto de que a produção do conhecimento não é apenas uma atividade técnica de transposição didática, mas também – e principalmente – uma forma de relação social entre professor e aluno e entre os próprios alunos. A unidade de análise foi uma turma de primeiro ano do ensino médio da Escola Municipal de Porto Alegre Emílio Meyer. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se a técnica da observação participante. O referencial teórico interligou fundamentos da Teoria Fenomenológica com conceitos da Sociologia da Educação. O estudo apontou para a importância de fatores sociais no desenvolvimento intelectual e na iniciativa mental de alunos e alunas de captar e transformar o que está sendo exposto em sala de aula. Entre esses fatores, podemos citar os laços de confiança, a empatia, a mediação de saberes e de interesses e a construção de interações mais informais em sala de aula.
id UFRGS-2_629dd70a7ccb15c93825783fcf54fdec
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214202
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mello, Pedro Dionizio deSilva, Rosimeri Aquino da2020-10-15T04:05:45Z2020http://hdl.handle.net/10183/214202001118696Esta pesquisa buscou compreender de que maneira ocorre o processo de construção do conhecimento sociológico escolar. Partimos do pressuposto de que a produção do conhecimento não é apenas uma atividade técnica de transposição didática, mas também – e principalmente – uma forma de relação social entre professor e aluno e entre os próprios alunos. A unidade de análise foi uma turma de primeiro ano do ensino médio da Escola Municipal de Porto Alegre Emílio Meyer. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se a técnica da observação participante. O referencial teórico interligou fundamentos da Teoria Fenomenológica com conceitos da Sociologia da Educação. O estudo apontou para a importância de fatores sociais no desenvolvimento intelectual e na iniciativa mental de alunos e alunas de captar e transformar o que está sendo exposto em sala de aula. Entre esses fatores, podemos citar os laços de confiança, a empatia, a mediação de saberes e de interesses e a construção de interações mais informais em sala de aula.This research sought to understand how the process of building school sociological knowledge occurs. We start from the assumption that the production of knowledge is not only a technical activity of didactic transposition, but also - and mainly - a form of social relationship between teacher and student and between students themselves. The unit of analysis was a class from the first year of high school at the Municipal School of Porto Alegre Emílio Meyer. Methodological procedures, the participant observation technique was used. The theoretical framework connected the foundations of Phenomenological Theory with concepts from the Sociology of Education. The study pointed to the importance of social factors in the intellectual development and in the mental initiative of students to capture and transform what is being exposed in the classroom. Among these factors, we can mention the bonds of trust, empathy, the mediation of knowledge and interests and the construction of more informal interactions in the classroom.application/pdfporEnsino de sociologiaProdução do conhecimentoSociologia da educaçãoPrática pedagógicaKnowledge constructionSociology teachingPedagogical practiceSocial relationshipO processo de construção do conhecimento sociológico escolar : estudo sobre os fatores sociais envolvidos na prática pedagógicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2020Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001118696.pdf.txt001118696.pdf.txtExtracted Texttext/plain97384http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214202/2/001118696.pdf.txt0bf4df7621d04ea18ee2e5f5d3a90a4cMD52ORIGINAL001118696.pdfTexto completoapplication/pdf1150366http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214202/1/001118696.pdf58063a2389f1e55588368516a312db61MD5110183/2142022022-08-06 04:51:06.420501oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214202Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:51:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O processo de construção do conhecimento sociológico escolar : estudo sobre os fatores sociais envolvidos na prática pedagógica
title O processo de construção do conhecimento sociológico escolar : estudo sobre os fatores sociais envolvidos na prática pedagógica
spellingShingle O processo de construção do conhecimento sociológico escolar : estudo sobre os fatores sociais envolvidos na prática pedagógica
Mello, Pedro Dionizio de
Ensino de sociologia
Produção do conhecimento
Sociologia da educação
Prática pedagógica
Knowledge construction
Sociology teaching
Pedagogical practice
Social relationship
title_short O processo de construção do conhecimento sociológico escolar : estudo sobre os fatores sociais envolvidos na prática pedagógica
title_full O processo de construção do conhecimento sociológico escolar : estudo sobre os fatores sociais envolvidos na prática pedagógica
title_fullStr O processo de construção do conhecimento sociológico escolar : estudo sobre os fatores sociais envolvidos na prática pedagógica
title_full_unstemmed O processo de construção do conhecimento sociológico escolar : estudo sobre os fatores sociais envolvidos na prática pedagógica
title_sort O processo de construção do conhecimento sociológico escolar : estudo sobre os fatores sociais envolvidos na prática pedagógica
author Mello, Pedro Dionizio de
author_facet Mello, Pedro Dionizio de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Pedro Dionizio de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Rosimeri Aquino da
contributor_str_mv Silva, Rosimeri Aquino da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de sociologia
Produção do conhecimento
Sociologia da educação
Prática pedagógica
topic Ensino de sociologia
Produção do conhecimento
Sociologia da educação
Prática pedagógica
Knowledge construction
Sociology teaching
Pedagogical practice
Social relationship
dc.subject.eng.fl_str_mv Knowledge construction
Sociology teaching
Pedagogical practice
Social relationship
description Esta pesquisa buscou compreender de que maneira ocorre o processo de construção do conhecimento sociológico escolar. Partimos do pressuposto de que a produção do conhecimento não é apenas uma atividade técnica de transposição didática, mas também – e principalmente – uma forma de relação social entre professor e aluno e entre os próprios alunos. A unidade de análise foi uma turma de primeiro ano do ensino médio da Escola Municipal de Porto Alegre Emílio Meyer. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se a técnica da observação participante. O referencial teórico interligou fundamentos da Teoria Fenomenológica com conceitos da Sociologia da Educação. O estudo apontou para a importância de fatores sociais no desenvolvimento intelectual e na iniciativa mental de alunos e alunas de captar e transformar o que está sendo exposto em sala de aula. Entre esses fatores, podemos citar os laços de confiança, a empatia, a mediação de saberes e de interesses e a construção de interações mais informais em sala de aula.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-15T04:05:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/214202
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001118696
url http://hdl.handle.net/10183/214202
identifier_str_mv 001118696
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214202/2/001118696.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214202/1/001118696.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0bf4df7621d04ea18ee2e5f5d3a90a4c
58063a2389f1e55588368516a312db61
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447267754115072