Contribuições da abordagem Pikler para se pensar a inclusão na creche : notas sobre a formação de professores de educação infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/195686 |
Resumo: | O trabalho parte do campo dos Estudos da Infância, objetivando evidenciar as contribuições da abordagem de Emmi Pikler para que se possa pensar a inclusão na creche e, de modo correlato, a formação docente. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica sobre a obra de Pikler, na qual se discute como bebês e crianças bem pequenas, através dos cuidados básicos, do vínculo, da figura de um adulto de referência, podem ter um processo exitoso de inclusão na creche. Além disso, o trabalho aponta a necessidade de que a formação docente leve em consideração as diferenças e individualidades dos bebês para que seja construída uma imagem de criança potente. Para tanto, são definidas três unidades de análise: 1) histórico da abordagem de Emmi Pikler e suas relações com os processos de inclusão na creche; 2) imagem de criança na abordagem Pikler e suas relações com os processos de inclusão; 3) princípios da abordagem Pikler e suas reverberações na formação de professores. A partir da pesquisa, é possível inferir a importância do respeito às temporalidades dos bebês e crianças pequenas, independentemente da sua condição, pois, em vez de estimular, é preciso prover espaços nos quais existam acolhimento e promoção de oportunidade de desenvolvimento. |
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Kelleter, Rafael FerreiraCarvalho, Rodrigo Saballa de2019-06-13T02:30:28Z20192525-7870http://hdl.handle.net/10183/195686001093550O trabalho parte do campo dos Estudos da Infância, objetivando evidenciar as contribuições da abordagem de Emmi Pikler para que se possa pensar a inclusão na creche e, de modo correlato, a formação docente. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica sobre a obra de Pikler, na qual se discute como bebês e crianças bem pequenas, através dos cuidados básicos, do vínculo, da figura de um adulto de referência, podem ter um processo exitoso de inclusão na creche. Além disso, o trabalho aponta a necessidade de que a formação docente leve em consideração as diferenças e individualidades dos bebês para que seja construída uma imagem de criança potente. Para tanto, são definidas três unidades de análise: 1) histórico da abordagem de Emmi Pikler e suas relações com os processos de inclusão na creche; 2) imagem de criança na abordagem Pikler e suas relações com os processos de inclusão; 3) princípios da abordagem Pikler e suas reverberações na formação de professores. A partir da pesquisa, é possível inferir a importância do respeito às temporalidades dos bebês e crianças pequenas, independentemente da sua condição, pois, em vez de estimular, é preciso prover espaços nos quais existam acolhimento e promoção de oportunidade de desenvolvimento.The work is based on the field of Childhood Studies, aiming to highlight the contributions of Emmi Pikler’s approach in order to think about inclusion in nursery schools and, correlatively, teacher training. Methodologically, this is a bibliographical research on Pikler’s work, which discusses how babies and toddlers, through basic care, bonding, the figure of an adult of reference, can have a successful inclusion process in the nursery school. In addition, the paper points out the need for teacher training to take into account the differences and individualities of the babies in the building of an image of a powerful child. To do so, three units of analysis are defined: 1) history of Emmi Pikler’s approach and its relation with the processes of inclusion in nursery school; 2) child image in Pikler’s approach and its relation with the inclusion processes; 3) principles of Pikler’s approach and its reverberations in teacher training. From the research, it is possible to infer the importance of respecting the temporalities of babies and toddlers, regardless of their condition, because, instead of stimulating, it is necessary to provide spaces in which there is acceptance and the promotion of development opportunities.Este trabajo se basa en los Estudios de la Infancia, objetivando evidenciar las contribuciones del enfoque de Emmi Pikler para que se pueda pensar la inclusión en la guardería y, de modo correlacionado, la formación del docente. Metodológicamente, se trata de una investigación bibliográfica sobre la obra de Pikler, en la que se discute cómo bebés y niños pequeños, a través de los cuidados básicos, del vínculo y de la figura de un adulto de referencia, pueden tener un proceso de éxito en la inclusión en la guardería. Además, el trabajo señala la necesidad de que la formación docente tenga en cuenta las diferencias e individualidades de los bebés para que se construya una imagen de niño capaz. Para ello, se definen tres unidades de análisis: 1) historial del enfoque de Emmi Pikler y sus relaciones con los procesos de inclusión en la guardería; 2) imagen de niño en el enfoque Pikler y sus relaciones con los procesos de inclusión; 3) los principios del enfoque Pikler y sus reverberaciones en la formación de profesores. Desde la investigación, se puede inferir la importancia del respeto a las temporalidades de los bebés y niños pequeños, independientemente de su condición pues, en lugar de estimular, es necesario proveer espacios donde haya acogida y se promueva oportunidad de desarrollo.application/pdfporRELACult : Revista latino-americana de estudos em cultura e sociedade. Jaguarão, RS. Vol. 5, nesp (abr. 2019), p. [1-11]Formação de professoresEducação infantilCrecheInclusão escolarEarly childhood educationNursery schoolInclusionPikler’s approachTeacher trainingEducación infantilGuarderíaInclusiónEnfoque PiklerFormación docenteContribuições da abordagem Pikler para se pensar a inclusão na creche : notas sobre a formação de professores de educação infantilContribuciones del enfoque Pikler para pensar la inclusión en la Guardería : notas sobre la formación de maestros de educación InfantilContributions of Pikler’s approach to thinking inclusion in nursery school : notes on the training of early childhood teachersinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001093550.pdf.txt001093550.pdf.txtExtracted Texttext/plain35711http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195686/2/001093550.pdf.txt1a35225eb7d96aaddc3474d488139f00MD52ORIGINAL001093550.pdfTexto completoapplication/pdf271932http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195686/1/001093550.pdf241f441849ada4128a185070b5f80276MD5110183/1956862019-06-14 02:31:10.249537oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195686Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-06-14T05:31:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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