Contribuições da ferramenta SOBEK às práticas docentes de acompanhamento e avaliação de produções textuais estudantis : um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/95765 |
Resumo: | Contribuições da ferramenta Sobek às práticas docentes de acompanhamento e avaliação de produções textuais estudantis: um estudo de caso é um trabalho de cunho qualitativo, que visa identificar em que medida as representações gráficas oferecidas por uma ferramenta de mineração de texto podem contribuir nas práticas docentes de acompanhamento e avaliação das produções textuais dos estudantes. Neste trabalho se discute as implicações decorrentes de um processo de aprendizagem, onde a aquisição da linguagem escrita é vista e tida como um processo de construção social e histórico. Fala-se sobre a temática da produção textual, bem como se tenta situar o leitor em relação ao contexto da pesquisa quanto à escolha do software, ao locus de aplicação do experimento e aos sujeitos envolvidos. Mostra-se o papel do professor dentro deste processo à luz do sóciointeracionismo, de Vygotsky. E por fim, apresenta-se o resultado da pesquisa, que foi satisfatório em relação à aplicabilidade do Sobek. |
id |
UFRGS-2_6302e8732426264475e853c51c028448 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95765 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Márcia Regina Souza deReategui, Eliseo Berni2014-05-30T02:06:10Z2012http://hdl.handle.net/10183/95765000917001Contribuições da ferramenta Sobek às práticas docentes de acompanhamento e avaliação de produções textuais estudantis: um estudo de caso é um trabalho de cunho qualitativo, que visa identificar em que medida as representações gráficas oferecidas por uma ferramenta de mineração de texto podem contribuir nas práticas docentes de acompanhamento e avaliação das produções textuais dos estudantes. Neste trabalho se discute as implicações decorrentes de um processo de aprendizagem, onde a aquisição da linguagem escrita é vista e tida como um processo de construção social e histórico. Fala-se sobre a temática da produção textual, bem como se tenta situar o leitor em relação ao contexto da pesquisa quanto à escolha do software, ao locus de aplicação do experimento e aos sujeitos envolvidos. Mostra-se o papel do professor dentro deste processo à luz do sóciointeracionismo, de Vygotsky. E por fim, apresenta-se o resultado da pesquisa, que foi satisfatório em relação à aplicabilidade do Sobek.Contributions of the tool Sobek to teaching practices for monitoring and evaluation of student textual productions: a case study is qualitative work, which aims to identify the extent to which graphical representations offered by a text mining tool can contribute in the teaching practices of monitoring and evaluation of students' textual productions. This paper discusses the implications of a learning process, where the written language acquisition is seen and regarded as a process of social and historical construction. There is talk about the theme of textual production, as well as attempts to situate the reader in relation to the context of research as the choice of software, the locus of the experiment application and the subjects involved. It shows the teacher's role in this process in the light of socio-interactionism, Vygotsky. Finally, presents the results of the research, which was satisfactory regarding the applicability of Sobek.Aportaciones de la herramienta Sobek ás prácticas docentes de acompañamiento y evaluación de las producciones textuales estudantiles: un estudio de caso es un trabajo de cuño cualitativo, que visa identificar en que medida las representaciones gráficas ofrecidas por una herramienta de minería de texto pueden contribuir en las prácticas docentes de acompañamiento y evaluación de las producciones textuales de los estudiantes. En este artículo se discute las implicaciones decurrentes de un proceso de aprendizaje, dónde la adquisición del lenguaje escrito es visto y tenido como un proceso de construcción social e histórico. Se habla sobre la temática de producción textual, así como se intenta situar el lector en relación al contexto de la pesquisa cuanto à elección del software, al locus de la aplicación del experimento y a los sujetos envueltos.Se muestra el papel del profesor dentro de este proceso a la luz del socio-interaccionismo, de Vygotsky. Por fin, se presenta el resultado de la pesquisa, que fué satisfactorio en relación à aplicabilidade del Sobek.application/pdfporProdução de textosTeoria sociointeracionistaEstudo de casoSobekText miningTextual productionWritten languageVygotskySobekMinería de textoProducción textualLenguaje escritoContribuições da ferramenta SOBEK às práticas docentes de acompanhamento e avaliação de produções textuais estudantis : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000917001.pdf000917001.pdfTexto completoapplication/pdf885000http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95765/1/000917001.pdf363ab96ce787934fc926ce93940f18dfMD51TEXT000917001.pdf.txt000917001.pdf.txtExtracted Texttext/plain42793http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95765/2/000917001.pdf.txt64c946913987c4d0270f85c54d5c51c2MD52THUMBNAIL000917001.pdf.jpg000917001.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1223http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95765/3/000917001.pdf.jpgcf291ae393233e464f4e98a9b706af65MD5310183/957652018-10-15 07:52:21.578oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95765Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T10:52:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Contribuições da ferramenta SOBEK às práticas docentes de acompanhamento e avaliação de produções textuais estudantis : um estudo de caso |
title |
Contribuições da ferramenta SOBEK às práticas docentes de acompanhamento e avaliação de produções textuais estudantis : um estudo de caso |
spellingShingle |
Contribuições da ferramenta SOBEK às práticas docentes de acompanhamento e avaliação de produções textuais estudantis : um estudo de caso Souza, Márcia Regina Souza de Produção de textos Teoria sociointeracionista Estudo de caso Sobek Text mining Textual production Written language Vygotsky Sobek Minería de texto Producción textual Lenguaje escrito |
title_short |
Contribuições da ferramenta SOBEK às práticas docentes de acompanhamento e avaliação de produções textuais estudantis : um estudo de caso |
title_full |
Contribuições da ferramenta SOBEK às práticas docentes de acompanhamento e avaliação de produções textuais estudantis : um estudo de caso |
title_fullStr |
Contribuições da ferramenta SOBEK às práticas docentes de acompanhamento e avaliação de produções textuais estudantis : um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Contribuições da ferramenta SOBEK às práticas docentes de acompanhamento e avaliação de produções textuais estudantis : um estudo de caso |
title_sort |
Contribuições da ferramenta SOBEK às práticas docentes de acompanhamento e avaliação de produções textuais estudantis : um estudo de caso |
author |
Souza, Márcia Regina Souza de |
author_facet |
Souza, Márcia Regina Souza de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Márcia Regina Souza de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Reategui, Eliseo Berni |
contributor_str_mv |
Reategui, Eliseo Berni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produção de textos Teoria sociointeracionista Estudo de caso |
topic |
Produção de textos Teoria sociointeracionista Estudo de caso Sobek Text mining Textual production Written language Vygotsky Sobek Minería de texto Producción textual Lenguaje escrito |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Sobek Text mining Textual production Written language Vygotsky |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Sobek Minería de texto Producción textual Lenguaje escrito |
description |
Contribuições da ferramenta Sobek às práticas docentes de acompanhamento e avaliação de produções textuais estudantis: um estudo de caso é um trabalho de cunho qualitativo, que visa identificar em que medida as representações gráficas oferecidas por uma ferramenta de mineração de texto podem contribuir nas práticas docentes de acompanhamento e avaliação das produções textuais dos estudantes. Neste trabalho se discute as implicações decorrentes de um processo de aprendizagem, onde a aquisição da linguagem escrita é vista e tida como um processo de construção social e histórico. Fala-se sobre a temática da produção textual, bem como se tenta situar o leitor em relação ao contexto da pesquisa quanto à escolha do software, ao locus de aplicação do experimento e aos sujeitos envolvidos. Mostra-se o papel do professor dentro deste processo à luz do sóciointeracionismo, de Vygotsky. E por fim, apresenta-se o resultado da pesquisa, que foi satisfatório em relação à aplicabilidade do Sobek. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-05-30T02:06:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/95765 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000917001 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/95765 |
identifier_str_mv |
000917001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95765/1/000917001.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95765/2/000917001.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95765/3/000917001.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
363ab96ce787934fc926ce93940f18df 64c946913987c4d0270f85c54d5c51c2 cf291ae393233e464f4e98a9b706af65 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447126525607936 |