Contribuições da ferramenta SOBEK às práticas docentes de acompanhamento e avaliação de produções textuais estudantis : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Márcia Regina Souza de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95765
Resumo: Contribuições da ferramenta Sobek às práticas docentes de acompanhamento e avaliação de produções textuais estudantis: um estudo de caso é um trabalho de cunho qualitativo, que visa identificar em que medida as representações gráficas oferecidas por uma ferramenta de mineração de texto podem contribuir nas práticas docentes de acompanhamento e avaliação das produções textuais dos estudantes. Neste trabalho se discute as implicações decorrentes de um processo de aprendizagem, onde a aquisição da linguagem escrita é vista e tida como um processo de construção social e histórico. Fala-se sobre a temática da produção textual, bem como se tenta situar o leitor em relação ao contexto da pesquisa quanto à escolha do software, ao locus de aplicação do experimento e aos sujeitos envolvidos. Mostra-se o papel do professor dentro deste processo à luz do sóciointeracionismo, de Vygotsky. E por fim, apresenta-se o resultado da pesquisa, que foi satisfatório em relação à aplicabilidade do Sobek.
id UFRGS-2_6302e8732426264475e853c51c028448
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95765
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Márcia Regina Souza deReategui, Eliseo Berni2014-05-30T02:06:10Z2012http://hdl.handle.net/10183/95765000917001Contribuições da ferramenta Sobek às práticas docentes de acompanhamento e avaliação de produções textuais estudantis: um estudo de caso é um trabalho de cunho qualitativo, que visa identificar em que medida as representações gráficas oferecidas por uma ferramenta de mineração de texto podem contribuir nas práticas docentes de acompanhamento e avaliação das produções textuais dos estudantes. Neste trabalho se discute as implicações decorrentes de um processo de aprendizagem, onde a aquisição da linguagem escrita é vista e tida como um processo de construção social e histórico. Fala-se sobre a temática da produção textual, bem como se tenta situar o leitor em relação ao contexto da pesquisa quanto à escolha do software, ao locus de aplicação do experimento e aos sujeitos envolvidos. Mostra-se o papel do professor dentro deste processo à luz do sóciointeracionismo, de Vygotsky. E por fim, apresenta-se o resultado da pesquisa, que foi satisfatório em relação à aplicabilidade do Sobek.Contributions of the tool Sobek to teaching practices for monitoring and evaluation of student textual productions: a case study is qualitative work, which aims to identify the extent to which graphical representations offered by a text mining tool can contribute in the teaching practices of monitoring and evaluation of students' textual productions. This paper discusses the implications of a learning process, where the written language acquisition is seen and regarded as a process of social and historical construction. There is talk about the theme of textual production, as well as attempts to situate the reader in relation to the context of research as the choice of software, the locus of the experiment application and the subjects involved. It shows the teacher's role in this process in the light of socio-interactionism, Vygotsky. Finally, presents the results of the research, which was satisfactory regarding the applicability of Sobek.Aportaciones de la herramienta Sobek ás prácticas docentes de acompañamiento y evaluación de las producciones textuales estudantiles: un estudio de caso es un trabajo de cuño cualitativo, que visa identificar en que medida las representaciones gráficas ofrecidas por una herramienta de minería de texto pueden contribuir en las prácticas docentes de acompañamiento y evaluación de las producciones textuales de los estudiantes. En este artículo se discute las implicaciones decurrentes de un proceso de aprendizaje, dónde la adquisición del lenguaje escrito es visto y tenido como un proceso de construcción social e histórico. Se habla sobre la temática de producción textual, así como se intenta situar el lector en relación al contexto de la pesquisa cuanto à elección del software, al locus de la aplicación del experimento y a los sujetos envueltos.Se muestra el papel del profesor dentro de este proceso a la luz del socio-interaccionismo, de Vygotsky. Por fin, se presenta el resultado de la pesquisa, que fué satisfactorio en relación à aplicabilidade del Sobek.application/pdfporProdução de textosTeoria sociointeracionistaEstudo de casoSobekText miningTextual productionWritten languageVygotskySobekMinería de textoProducción textualLenguaje escritoContribuições da ferramenta SOBEK às práticas docentes de acompanhamento e avaliação de produções textuais estudantis : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000917001.pdf000917001.pdfTexto completoapplication/pdf885000http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95765/1/000917001.pdf363ab96ce787934fc926ce93940f18dfMD51TEXT000917001.pdf.txt000917001.pdf.txtExtracted Texttext/plain42793http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95765/2/000917001.pdf.txt64c946913987c4d0270f85c54d5c51c2MD52THUMBNAIL000917001.pdf.jpg000917001.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1223http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95765/3/000917001.pdf.jpgcf291ae393233e464f4e98a9b706af65MD5310183/957652018-10-15 07:52:21.578oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95765Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T10:52:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contribuições da ferramenta SOBEK às práticas docentes de acompanhamento e avaliação de produções textuais estudantis : um estudo de caso
title Contribuições da ferramenta SOBEK às práticas docentes de acompanhamento e avaliação de produções textuais estudantis : um estudo de caso
spellingShingle Contribuições da ferramenta SOBEK às práticas docentes de acompanhamento e avaliação de produções textuais estudantis : um estudo de caso
Souza, Márcia Regina Souza de
Produção de textos
Teoria sociointeracionista
Estudo de caso
Sobek
Text mining
Textual production
Written language
Vygotsky
Sobek
Minería de texto
Producción textual
Lenguaje escrito
title_short Contribuições da ferramenta SOBEK às práticas docentes de acompanhamento e avaliação de produções textuais estudantis : um estudo de caso
title_full Contribuições da ferramenta SOBEK às práticas docentes de acompanhamento e avaliação de produções textuais estudantis : um estudo de caso
title_fullStr Contribuições da ferramenta SOBEK às práticas docentes de acompanhamento e avaliação de produções textuais estudantis : um estudo de caso
title_full_unstemmed Contribuições da ferramenta SOBEK às práticas docentes de acompanhamento e avaliação de produções textuais estudantis : um estudo de caso
title_sort Contribuições da ferramenta SOBEK às práticas docentes de acompanhamento e avaliação de produções textuais estudantis : um estudo de caso
author Souza, Márcia Regina Souza de
author_facet Souza, Márcia Regina Souza de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Márcia Regina Souza de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Reategui, Eliseo Berni
contributor_str_mv Reategui, Eliseo Berni
dc.subject.por.fl_str_mv Produção de textos
Teoria sociointeracionista
Estudo de caso
topic Produção de textos
Teoria sociointeracionista
Estudo de caso
Sobek
Text mining
Textual production
Written language
Vygotsky
Sobek
Minería de texto
Producción textual
Lenguaje escrito
dc.subject.eng.fl_str_mv Sobek
Text mining
Textual production
Written language
Vygotsky
dc.subject.spa.fl_str_mv Sobek
Minería de texto
Producción textual
Lenguaje escrito
description Contribuições da ferramenta Sobek às práticas docentes de acompanhamento e avaliação de produções textuais estudantis: um estudo de caso é um trabalho de cunho qualitativo, que visa identificar em que medida as representações gráficas oferecidas por uma ferramenta de mineração de texto podem contribuir nas práticas docentes de acompanhamento e avaliação das produções textuais dos estudantes. Neste trabalho se discute as implicações decorrentes de um processo de aprendizagem, onde a aquisição da linguagem escrita é vista e tida como um processo de construção social e histórico. Fala-se sobre a temática da produção textual, bem como se tenta situar o leitor em relação ao contexto da pesquisa quanto à escolha do software, ao locus de aplicação do experimento e aos sujeitos envolvidos. Mostra-se o papel do professor dentro deste processo à luz do sóciointeracionismo, de Vygotsky. E por fim, apresenta-se o resultado da pesquisa, que foi satisfatório em relação à aplicabilidade do Sobek.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-05-30T02:06:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95765
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000917001
url http://hdl.handle.net/10183/95765
identifier_str_mv 000917001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95765/1/000917001.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95765/2/000917001.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95765/3/000917001.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 363ab96ce787934fc926ce93940f18df
64c946913987c4d0270f85c54d5c51c2
cf291ae393233e464f4e98a9b706af65
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447126525607936