Percepção do cliente quanto aos benefícios dos planos de previdência privada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Maria Medianeira Antunes
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/14164
Resumo: A ampla divulgação da reforma da Previdência Social tem despertado interesse na população, criando um clima favorável, para que o mercado de previdência privada seja uma das alternativas naturais para suprir as defasagens entre a aposentadoria que o INSS paga e o salário recebido pelo cliente, isso somado à expectativa de vida que está aumentando no mundo e no Brasil. Este estudo fez uma análise do comportamento do cliente, sobre o seu processo decisório, sobre aspectos comportamentais do cliente particular, da sua atitude com relação ao dinheiro, com relação ao banco como entidade financeira, e com relação aos serviços bancários. Todas as considerações a respeito da conduta do consumidor têm como principal finalidade o conhecimento de seu perfil, o que abrange os dados sócio-econômicos e os mais particulares relacionados com a atitude, estilo, motivação e imagem. As aquisições do consumidor são muito influenciadas pelas peculiaridades culturais, sociais, individuais e psicológicas. Geralmente, o consumidor recebe muitos subsídios sobre o produto de fontes comerciais, contudo, as fontes mais competentes costumam ser as pessoais. Verificando-se a atitude do cliente, chega-se aos três itens responsáveis pela sua reação frente às necessidades financeiras que são o dinheiro, o banco e os serviços bancários. É preciso estar atentos à percepção dos clientes relativa à qualidade dos serviços, pois quanto maior a brecha entre expectativa e atuação, maior a desagrado do consumidor. O que implica em que os vendedores forneçam dados autênticos em relação ao desempenho do produto, para que os clientes fiquem satisfeitos. Com relação à investigação, foi feita antes uma pesquisa exploratória e, posteriormente, realizada uma pesquisa do tipo Survey, que tem como característica principal definições quantitativas de algumas peculiaridades da população. O estudo foi realizado com os clientes do nível de relacionamento exclusivo da agência Bairro Boqueirão de Passo Fundo (RS). O sistema de amostragem é não-probabilístico, pois não foram usadas as amostras aleatórias de escolha. A pesquisa é qualitativa, de caráter exploratório. O método para a coleta dos dados foi a de entrevista pessoal através de questionário. Os dados colhidos nas entrevistas são apresentados a seguir. Pode-se citar que dos cem entrevistados, a maioria, tem entre vinte e vinte e nove anos, que sua renda mensal fica entre dois e três mil reais, tem terceiro grau completo, que se preocupam com o futuro, já tem poupança ou plano de previdência privada, ou ambos, procuram no plano de previdência privada uma maneira para manter o padrão de vida atual no futuro; consideram muito importante estar cientes de como seu dinheiro está sendo aplicado; saber sobre a rentabilidade mensal do produto; ter confiança no recebimento do benefício no futuro; têm preferência por uma instituição com sua marca consolidada no mercado financeiro; por fim, consideram de pouca importância se a Instituição é de propriedade pública ou privada.
id UFRGS-2_631358c80f2965ad73c79d46c4a8284b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14164
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Siqueira, Maria Medianeira AntunesSlongo, Luiz Antonio2008-10-01T04:14:15Z2007http://hdl.handle.net/10183/14164000649892A ampla divulgação da reforma da Previdência Social tem despertado interesse na população, criando um clima favorável, para que o mercado de previdência privada seja uma das alternativas naturais para suprir as defasagens entre a aposentadoria que o INSS paga e o salário recebido pelo cliente, isso somado à expectativa de vida que está aumentando no mundo e no Brasil. Este estudo fez uma análise do comportamento do cliente, sobre o seu processo decisório, sobre aspectos comportamentais do cliente particular, da sua atitude com relação ao dinheiro, com relação ao banco como entidade financeira, e com relação aos serviços bancários. Todas as considerações a respeito da conduta do consumidor têm como principal finalidade o conhecimento de seu perfil, o que abrange os dados sócio-econômicos e os mais particulares relacionados com a atitude, estilo, motivação e imagem. As aquisições do consumidor são muito influenciadas pelas peculiaridades culturais, sociais, individuais e psicológicas. Geralmente, o consumidor recebe muitos subsídios sobre o produto de fontes comerciais, contudo, as fontes mais competentes costumam ser as pessoais. Verificando-se a atitude do cliente, chega-se aos três itens responsáveis pela sua reação frente às necessidades financeiras que são o dinheiro, o banco e os serviços bancários. É preciso estar atentos à percepção dos clientes relativa à qualidade dos serviços, pois quanto maior a brecha entre expectativa e atuação, maior a desagrado do consumidor. O que implica em que os vendedores forneçam dados autênticos em relação ao desempenho do produto, para que os clientes fiquem satisfeitos. Com relação à investigação, foi feita antes uma pesquisa exploratória e, posteriormente, realizada uma pesquisa do tipo Survey, que tem como característica principal definições quantitativas de algumas peculiaridades da população. O estudo foi realizado com os clientes do nível de relacionamento exclusivo da agência Bairro Boqueirão de Passo Fundo (RS). O sistema de amostragem é não-probabilístico, pois não foram usadas as amostras aleatórias de escolha. A pesquisa é qualitativa, de caráter exploratório. O método para a coleta dos dados foi a de entrevista pessoal através de questionário. Os dados colhidos nas entrevistas são apresentados a seguir. Pode-se citar que dos cem entrevistados, a maioria, tem entre vinte e vinte e nove anos, que sua renda mensal fica entre dois e três mil reais, tem terceiro grau completo, que se preocupam com o futuro, já tem poupança ou plano de previdência privada, ou ambos, procuram no plano de previdência privada uma maneira para manter o padrão de vida atual no futuro; consideram muito importante estar cientes de como seu dinheiro está sendo aplicado; saber sobre a rentabilidade mensal do produto; ter confiança no recebimento do benefício no futuro; têm preferência por uma instituição com sua marca consolidada no mercado financeiro; por fim, consideram de pouca importância se a Instituição é de propriedade pública ou privada.application/pdfporMarketing de serviçosPrevidência privadaPrevidência socialComportamento do consumidorBanco do Brasil.Percepção do cliente quanto aos benefícios dos planos de previdência privadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2007especializaçãoCurso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000649892.pdf000649892.pdfTexto completoapplication/pdf312927http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14164/1/000649892.pdf87a7df069640763cd1ed45b28b603429MD51TEXT000649892.pdf.txt000649892.pdf.txtExtracted Texttext/plain106259http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14164/2/000649892.pdf.txt3ca4aebca00670455dc2194e0a577ce4MD52THUMBNAIL000649892.pdf.jpg000649892.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1013http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14164/3/000649892.pdf.jpg3dc17c4bc0101362f3d58f0d70fa0b58MD5310183/141642018-10-09 08:34:30.088oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14164Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:34:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percepção do cliente quanto aos benefícios dos planos de previdência privada
title Percepção do cliente quanto aos benefícios dos planos de previdência privada
spellingShingle Percepção do cliente quanto aos benefícios dos planos de previdência privada
Siqueira, Maria Medianeira Antunes
Marketing de serviços
Previdência privada
Previdência social
Comportamento do consumidor
Banco do Brasil.
title_short Percepção do cliente quanto aos benefícios dos planos de previdência privada
title_full Percepção do cliente quanto aos benefícios dos planos de previdência privada
title_fullStr Percepção do cliente quanto aos benefícios dos planos de previdência privada
title_full_unstemmed Percepção do cliente quanto aos benefícios dos planos de previdência privada
title_sort Percepção do cliente quanto aos benefícios dos planos de previdência privada
author Siqueira, Maria Medianeira Antunes
author_facet Siqueira, Maria Medianeira Antunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, Maria Medianeira Antunes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Slongo, Luiz Antonio
contributor_str_mv Slongo, Luiz Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de serviços
Previdência privada
Previdência social
Comportamento do consumidor
Banco do Brasil.
topic Marketing de serviços
Previdência privada
Previdência social
Comportamento do consumidor
Banco do Brasil.
description A ampla divulgação da reforma da Previdência Social tem despertado interesse na população, criando um clima favorável, para que o mercado de previdência privada seja uma das alternativas naturais para suprir as defasagens entre a aposentadoria que o INSS paga e o salário recebido pelo cliente, isso somado à expectativa de vida que está aumentando no mundo e no Brasil. Este estudo fez uma análise do comportamento do cliente, sobre o seu processo decisório, sobre aspectos comportamentais do cliente particular, da sua atitude com relação ao dinheiro, com relação ao banco como entidade financeira, e com relação aos serviços bancários. Todas as considerações a respeito da conduta do consumidor têm como principal finalidade o conhecimento de seu perfil, o que abrange os dados sócio-econômicos e os mais particulares relacionados com a atitude, estilo, motivação e imagem. As aquisições do consumidor são muito influenciadas pelas peculiaridades culturais, sociais, individuais e psicológicas. Geralmente, o consumidor recebe muitos subsídios sobre o produto de fontes comerciais, contudo, as fontes mais competentes costumam ser as pessoais. Verificando-se a atitude do cliente, chega-se aos três itens responsáveis pela sua reação frente às necessidades financeiras que são o dinheiro, o banco e os serviços bancários. É preciso estar atentos à percepção dos clientes relativa à qualidade dos serviços, pois quanto maior a brecha entre expectativa e atuação, maior a desagrado do consumidor. O que implica em que os vendedores forneçam dados autênticos em relação ao desempenho do produto, para que os clientes fiquem satisfeitos. Com relação à investigação, foi feita antes uma pesquisa exploratória e, posteriormente, realizada uma pesquisa do tipo Survey, que tem como característica principal definições quantitativas de algumas peculiaridades da população. O estudo foi realizado com os clientes do nível de relacionamento exclusivo da agência Bairro Boqueirão de Passo Fundo (RS). O sistema de amostragem é não-probabilístico, pois não foram usadas as amostras aleatórias de escolha. A pesquisa é qualitativa, de caráter exploratório. O método para a coleta dos dados foi a de entrevista pessoal através de questionário. Os dados colhidos nas entrevistas são apresentados a seguir. Pode-se citar que dos cem entrevistados, a maioria, tem entre vinte e vinte e nove anos, que sua renda mensal fica entre dois e três mil reais, tem terceiro grau completo, que se preocupam com o futuro, já tem poupança ou plano de previdência privada, ou ambos, procuram no plano de previdência privada uma maneira para manter o padrão de vida atual no futuro; consideram muito importante estar cientes de como seu dinheiro está sendo aplicado; saber sobre a rentabilidade mensal do produto; ter confiança no recebimento do benefício no futuro; têm preferência por uma instituição com sua marca consolidada no mercado financeiro; por fim, consideram de pouca importância se a Instituição é de propriedade pública ou privada.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-10-01T04:14:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/14164
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000649892
url http://hdl.handle.net/10183/14164
identifier_str_mv 000649892
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14164/1/000649892.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14164/2/000649892.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14164/3/000649892.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 87a7df069640763cd1ed45b28b603429
3ca4aebca00670455dc2194e0a577ce4
3dc17c4bc0101362f3d58f0d70fa0b58
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224383632506880