Planos de previdência privada : análise da sua comercialização na agência Guaporé do Banco do Brasil S.A.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barp, Marcelo
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/26243
Resumo: Ao longo dos 200 anos de existência, o Banco do Brasil colecionou histórias de pioneirismo e liderança. Hoje, com 24,6 milhões de clientes correntistas, 15,1 mil pontos de atendimentos em 3,1 mil cidades e 22 países, é a maior instituição financeira do País, atendendo a todos os segmentos do mercado financeiro. Tem definida sua missão como: “Ser a solução em serviços e intermediação financeira, atender às expectativas de clientes e acionistas, fortalecer o compromisso entre os funcionários e a Empresa e contribuir para o desenvolvimento do País.” Atuando em um mercado altamente competitivo e buscando cumprir o que a missão determina, precisa trabalhar de forma a alcançar resultados positivos como banco comercial. O presente trabalho tem por desafio, a partir da análise de dados disponíveis nos sistemas do banco e da pesquisa junto a clientes da agência do Banco do Brasil S.A. de Guaporé, verificar formas de aumentar a venda dos planos de previdência comercializados pelo Banco do Brasil S.A. O resultado apurado pelo presente estudo abrange o perfil dos clientes possuidores do produto, a verificação dos principais atributos dos planos de previdência e qual o grau de importância de cada um destes atributos, segundo a ótica do cliente. Através da análise da pesquisa foi possível verificar o perfil dos clientes detentores dos planos e a influência dos atributos na decisão de compra. Os resultados obtidos possibilitaram apresentar sugestões de melhoria para o produto plano de previdência. Como limitações do presente estudo, os dados podem não ser representativos, devido ao tamanho da amostra e forma de coleta dos dados. Para uma futura pesquisa sobre o tema sugere-se que um maior número de clientes seja entrevistado, e com maior disponibilidade de tempo.
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