Uso do blog na prática pedagógica de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/102838 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo central analisar como os professores de séries iniciais de uma escola pública estadual da zona urbana de Gravataí fazem uso dos blogs em sua prática pedagógica. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e o instrumento de coleta de dados foi um questionário. Os sujeitos questionados foram professores das séries iniciais do ensino fundamental. Este estudo propõe a seguinte reflexão: Até que ponto os professores das séries iniciais de uma escola pública conhecem as possibilidades oferecidas pelos blogs, enquanto espaço colaborativo de produção e desenvolvimento da leitura, escrita, criticidade, troca de saberes e experiências? É realizada uma análise crítica e reflexiva sobre os dados coletados e os resultados indicam que estas educadoras apropriam-se gradativamente desta ferramenta interativa em sua ação pedagógica, buscando conhecer seu uso na educação, revendo e renovando sua prática. Este trabalho fundamenta-se em autores contemporâneos que se dedicam aos estudos sobre informática educativa, pedagogia, psicologia e sociologia. |
id |
UFRGS-2_6342b48df0b410e482dd2cd2ac1401bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102838 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Zanette, Roselaine da MotaJunior, Paulo Augusto de Freitas Cabral2014-09-11T02:09:54Z2012http://hdl.handle.net/10183/102838000919992Este trabalho tem como objetivo central analisar como os professores de séries iniciais de uma escola pública estadual da zona urbana de Gravataí fazem uso dos blogs em sua prática pedagógica. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e o instrumento de coleta de dados foi um questionário. Os sujeitos questionados foram professores das séries iniciais do ensino fundamental. Este estudo propõe a seguinte reflexão: Até que ponto os professores das séries iniciais de uma escola pública conhecem as possibilidades oferecidas pelos blogs, enquanto espaço colaborativo de produção e desenvolvimento da leitura, escrita, criticidade, troca de saberes e experiências? É realizada uma análise crítica e reflexiva sobre os dados coletados e os resultados indicam que estas educadoras apropriam-se gradativamente desta ferramenta interativa em sua ação pedagógica, buscando conhecer seu uso na educação, revendo e renovando sua prática. Este trabalho fundamenta-se em autores contemporâneos que se dedicam aos estudos sobre informática educativa, pedagogia, psicologia e sociologia.This study aims to analyze how central teachers of lower grades of a public school in the urban area of Gravataí make use of blogs in their teaching. The research is a qualitative approach and data collection instrument was a questionnaire. The subjects were asked teachers in the early grades of elementary school. This study proposes the following reflection: To what extent are teachers of the lower grades of public school know the possibilities offered by blogs, collaborative space while production and development of reading, writing, criticality, exchange of knowledge and experiences? An analysis is critical and reflective on the data collected and the results indicate that these educators are gradually appropriated this interactive tool in their pedagogical action, seeking to understand its use in education, reviewing and renewing their practice. This work is based on contemporary authors who are dedicated to studies on educational computing, pedagogy, psychology and sociology.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)BlogConstrução do conhecimentoEducational blogsBuilding knowledgeMedia and digital technologies in educationUso do blog na prática pedagógica de professores das séries iniciais do Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000919992.pdf000919992.pdfTexto completoapplication/pdf561601http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102838/1/000919992.pdf6d07b82f3c60ea0a005d088d78c3b351MD51TEXT000919992.pdf.txt000919992.pdf.txtExtracted Texttext/plain63595http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102838/2/000919992.pdf.txt65f80c91cea208601bd7143e50b4f661MD52THUMBNAIL000919992.pdf.jpg000919992.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1078http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102838/3/000919992.pdf.jpg75f7d0a22eee349892ee9a407f2fc165MD5310183/1028382018-10-25 09:01:45.361oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102838Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:01:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uso do blog na prática pedagógica de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental |
title |
Uso do blog na prática pedagógica de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Uso do blog na prática pedagógica de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental Zanette, Roselaine da Mota Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Blog Construção do conhecimento Educational blogs Building knowledge Media and digital technologies in education |
title_short |
Uso do blog na prática pedagógica de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental |
title_full |
Uso do blog na prática pedagógica de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Uso do blog na prática pedagógica de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Uso do blog na prática pedagógica de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental |
title_sort |
Uso do blog na prática pedagógica de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental |
author |
Zanette, Roselaine da Mota |
author_facet |
Zanette, Roselaine da Mota |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zanette, Roselaine da Mota |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Junior, Paulo Augusto de Freitas Cabral |
contributor_str_mv |
Junior, Paulo Augusto de Freitas Cabral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Blog Construção do conhecimento |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Blog Construção do conhecimento Educational blogs Building knowledge Media and digital technologies in education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Educational blogs Building knowledge Media and digital technologies in education |
description |
Este trabalho tem como objetivo central analisar como os professores de séries iniciais de uma escola pública estadual da zona urbana de Gravataí fazem uso dos blogs em sua prática pedagógica. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e o instrumento de coleta de dados foi um questionário. Os sujeitos questionados foram professores das séries iniciais do ensino fundamental. Este estudo propõe a seguinte reflexão: Até que ponto os professores das séries iniciais de uma escola pública conhecem as possibilidades oferecidas pelos blogs, enquanto espaço colaborativo de produção e desenvolvimento da leitura, escrita, criticidade, troca de saberes e experiências? É realizada uma análise crítica e reflexiva sobre os dados coletados e os resultados indicam que estas educadoras apropriam-se gradativamente desta ferramenta interativa em sua ação pedagógica, buscando conhecer seu uso na educação, revendo e renovando sua prática. Este trabalho fundamenta-se em autores contemporâneos que se dedicam aos estudos sobre informática educativa, pedagogia, psicologia e sociologia. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-11T02:09:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/102838 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000919992 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/102838 |
identifier_str_mv |
000919992 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102838/1/000919992.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102838/2/000919992.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102838/3/000919992.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6d07b82f3c60ea0a005d088d78c3b351 65f80c91cea208601bd7143e50b4f661 75f7d0a22eee349892ee9a407f2fc165 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447132879978496 |