O blog como ferramenta para a construção do saber coletivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Delmar Arnau da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134001
Resumo: O presente trabalho refere-se ao uso das mídias para a construção do saber coletivo. Tendo em vista o alto uso das TICs, esta pesquisa procura inserir as mesmas ao meio educacional, fazendo uso de um blog como veículo de compartilhamento do conhecimento e do aprendizado dos alunos. A metodologia adotada é de natureza qualitativa e os dados foram coletados por meio de observações e entrevistas no ambiente escolar. No blog em questão, criado pelo professor, os estudantes têm a oportunidade de interagir entre si, expondo suas ideias e, também, opiniões referentes ao conteúdo trabalhado. Posts com vídeos, imagens e textos são inseridos pelo professor, dinamizando o assunto em pauta. Enfatizando o uso das mídias, a finalidade desta monografia é otimizar a educação contemporânea, apresentando uma nova maneira de ensinar.
id UFRGS-2_862b860b295ed1d7d3b0a05cacfc23c2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134001
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Delmar Arnau daSabrito, Carlos Eduardo dos Santos2016-03-19T02:04:40Z2015http://hdl.handle.net/10183/134001000979708O presente trabalho refere-se ao uso das mídias para a construção do saber coletivo. Tendo em vista o alto uso das TICs, esta pesquisa procura inserir as mesmas ao meio educacional, fazendo uso de um blog como veículo de compartilhamento do conhecimento e do aprendizado dos alunos. A metodologia adotada é de natureza qualitativa e os dados foram coletados por meio de observações e entrevistas no ambiente escolar. No blog em questão, criado pelo professor, os estudantes têm a oportunidade de interagir entre si, expondo suas ideias e, também, opiniões referentes ao conteúdo trabalhado. Posts com vídeos, imagens e textos são inseridos pelo professor, dinamizando o assunto em pauta. Enfatizando o uso das mídias, a finalidade desta monografia é otimizar a educação contemporânea, apresentando uma nova maneira de ensinar.This work refers to the use of media for the construction of collective knowledge. Owing the high use of the ICTs, this research seeks for the insertion of those in the educational environment, making use of a blog as a way to share the students’ knowledge and learning. The methodology is qualitative and data were collected through observations and interviews at school. In the quoted blog, created by the teacher, the students have the opportunity to interact with each other, exposing their ideas and, also, their opinions regarding to the wrought subject. Posts with videos, images and texts are inserted by the teacher, dynamiting the matter in hand. Emphasizing the use of media in education, the goal of this monograph is optimize the contemporary education, presenting a new way to teach.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)BlogSaberConstrução do conhecimentoMediaConstructionCollective knowledgeO blog como ferramenta para a construção do saber coletivoThe construction of collective knowledge info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000979708.pdf000979708.pdfTexto completoapplication/pdf1558753http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134001/1/000979708.pdfa4ed1e13337dde53a92c199cb78ea6c0MD51TEXT000979708.pdf.txt000979708.pdf.txtExtracted Texttext/plain57352http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134001/2/000979708.pdf.txtfa6983fee77e36ab6de213e3088be564MD52THUMBNAIL000979708.pdf.jpg000979708.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1028http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134001/3/000979708.pdf.jpg53ccd703b73c57fe7a1bd7983578884dMD5310183/1340012018-10-29 07:45:17.789oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134001Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:45:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O blog como ferramenta para a construção do saber coletivo
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The construction of collective knowledge
title O blog como ferramenta para a construção do saber coletivo
spellingShingle O blog como ferramenta para a construção do saber coletivo
Silva, Delmar Arnau da
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Blog
Saber
Construção do conhecimento
Media
Construction
Collective knowledge
title_short O blog como ferramenta para a construção do saber coletivo
title_full O blog como ferramenta para a construção do saber coletivo
title_fullStr O blog como ferramenta para a construção do saber coletivo
title_full_unstemmed O blog como ferramenta para a construção do saber coletivo
title_sort O blog como ferramenta para a construção do saber coletivo
author Silva, Delmar Arnau da
author_facet Silva, Delmar Arnau da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Delmar Arnau da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sabrito, Carlos Eduardo dos Santos
contributor_str_mv Sabrito, Carlos Eduardo dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Blog
Saber
Construção do conhecimento
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Blog
Saber
Construção do conhecimento
Media
Construction
Collective knowledge
dc.subject.eng.fl_str_mv Media
Construction
Collective knowledge
description O presente trabalho refere-se ao uso das mídias para a construção do saber coletivo. Tendo em vista o alto uso das TICs, esta pesquisa procura inserir as mesmas ao meio educacional, fazendo uso de um blog como veículo de compartilhamento do conhecimento e do aprendizado dos alunos. A metodologia adotada é de natureza qualitativa e os dados foram coletados por meio de observações e entrevistas no ambiente escolar. No blog em questão, criado pelo professor, os estudantes têm a oportunidade de interagir entre si, expondo suas ideias e, também, opiniões referentes ao conteúdo trabalhado. Posts com vídeos, imagens e textos são inseridos pelo professor, dinamizando o assunto em pauta. Enfatizando o uso das mídias, a finalidade desta monografia é otimizar a educação contemporânea, apresentando uma nova maneira de ensinar.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-19T02:04:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134001
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000979708
url http://hdl.handle.net/10183/134001
identifier_str_mv 000979708
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134001/1/000979708.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134001/2/000979708.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134001/3/000979708.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a4ed1e13337dde53a92c199cb78ea6c0
fa6983fee77e36ab6de213e3088be564
53ccd703b73c57fe7a1bd7983578884d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447164175777792