A literatura e o cinema como novo medium artístico : Hanns Heinz Ewers e O estudante de Praga (1913)
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/174084 |
Resumo: | O estudante de Praga (1913) é considerado o primeiro filme de arte produzido na Alemanha. Baseado num roteiro de Hanns Heinz Ewers, escritor e defensor destacado do novo medium fílmico, o filme remonta a motivos da tradição literária do romantismo alemão, sobretudo em relação às obras de E.T.A. Hoffmann e Adelbert von Chamisso e à figura do doppelgänger. Todo esse arcabouço literário não só dava sustentação à trama como também credibilidade ao filme, contribuindo, junto com a exploração dos recursos técnicos de câmera, para a aceitação definitiva do filme como medium de arte, bem como para o início do sucesso do cinema alemão, que atingiria seu apogeu nos anos 1920, com o movimento conhecido como “expressionismo alemão”. |
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Korfmann, MichaelKepler, Filipe Kegles2018-03-30T02:31:33Z20081414-1906http://hdl.handle.net/10183/174084000676507O estudante de Praga (1913) é considerado o primeiro filme de arte produzido na Alemanha. Baseado num roteiro de Hanns Heinz Ewers, escritor e defensor destacado do novo medium fílmico, o filme remonta a motivos da tradição literária do romantismo alemão, sobretudo em relação às obras de E.T.A. Hoffmann e Adelbert von Chamisso e à figura do doppelgänger. Todo esse arcabouço literário não só dava sustentação à trama como também credibilidade ao filme, contribuindo, junto com a exploração dos recursos técnicos de câmera, para a aceitação definitiva do filme como medium de arte, bem como para o início do sucesso do cinema alemão, que atingiria seu apogeu nos anos 1920, com o movimento conhecido como “expressionismo alemão”.The Student from Prague (1913) is considered to be the first film d’art produced in Germany. The film is based on a script by Hanns Heinz Ewers, writer and ardent advocate of this new medium. With roots in German romanticism, particularly in regard to motifs in the works by E.T.A. Hoffmann and Adelbert von Chamisso, The Student from Prague explored the optical possibilities offered by the doppelganger character. This literary framework supports the plot, gives credibility to the movie and contributes to the acceptance of films as an art medium. It also marks the rise of German cinema on an international level, which reached its peak in the 1920s with the movement known as ‘German expressionism’.application/pdfporPandaemonium germanicum : revista de estudos germanísticos. São Paulo. N. 12 (2008), p. 45-64Cinema alemãoThe Student from PragueHanns Heinz EwersGerman cinemaA literatura e o cinema como novo medium artístico : Hanns Heinz Ewers e O estudante de Praga (1913)info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000676507.pdf000676507.pdfTexto completoapplication/pdf106757http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174084/1/000676507.pdf2f1083944120f843087865ed258ea9a3MD51TEXT000676507.pdf.txt000676507.pdf.txtExtracted Texttext/plain54382http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174084/2/000676507.pdf.txt1b3a39fc43b8ed8b21abf1fe4746b5d6MD52THUMBNAIL000676507.pdf.jpg000676507.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1543http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174084/3/000676507.pdf.jpgfe31515451d58b6730d214db90984136MD5310183/1740842018-10-23 09:17:53.103oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174084Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:17:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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