Análise comparativa da resposta dinâmica de um modelo alternativo de pneu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zetola, Fábio Bazacas
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/150527
Resumo: Os modelos de pneu tem grande importância na modelagem de veículos terrestres. Através da modelagem multicorpo são estimadas as amplitudes, frequências e outros parâmetros relativos a forças e deslocamentos necessários para dimensionamento em fadiga dos componentes mecânicos. Parte do modelo de pneu é o envelope do terreno que se trata de um filtro modificador do sinal original proveniente do terreno, que tem como objetivo reproduzir o efeito da região de contato do pneu. Uma avaliação da necessidade da utilização de alguns modelos atuais será feita no contexto de terrenos de diferentes agressividades, diferentes terrenos serão filtrados nos modelos de envelope conhecidos como círculo rígido e came elíptico duplo. Comparando as respostas obtidas em cada modelo para cada terreno através da densidade espectral, será verificada a importância dos modelos de envelope como parte do modelo de pneu, em diferentes contextos.
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