Práticas de leitura, gêneros e suportes textuais do contexto familiar na perspectiva de crianças em classe de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piccoli, Luciana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Dalla Zen, Maria Isabel Habckost
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/211693
Resumo: Neste artigo analisam-se práticas de leitura vinculadas ao contexto familiar de crianças de segundo ano do Ensino Fundamental de escola municipal de Porto Alegre/RS, bem como textos e materiais utilizados por elas em tais práticas. Situa-se nos campos do letramento, alfabetização e leitura, vistos sob os enfoques social, cultural, linguístico e pedagógico. Para geração dos dados, foram realizadas discussões com crianças em grupos focais, sendo os encontros registrados em diário de campo. A partir da análise dos dados, buscou-se identificar as práticas de leitura mais recorrentes apresentadas nos eixos: variedade de materiais e práticas de leitura apontada pelos participantes, protagonismo da criança-leitora em seu contexto familiar, perspectiva das crianças sobre gêneros e suportes de leitura. Constatouse que as crianças fizeram mais referência ao suporte do que ao gênero, sendo tal resultado significativo para o planejamento de práticas escolares de alfabetização e leitura, as quais são inventariadas ao final do texto
id UFRGS-2_6397c8e00182c35e738008916eb7f6e6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211693
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Piccoli, LucianaDalla Zen, Maria Isabel Habckost2020-07-10T03:41:55Z20200102-4698http://hdl.handle.net/10183/211693001114633Neste artigo analisam-se práticas de leitura vinculadas ao contexto familiar de crianças de segundo ano do Ensino Fundamental de escola municipal de Porto Alegre/RS, bem como textos e materiais utilizados por elas em tais práticas. Situa-se nos campos do letramento, alfabetização e leitura, vistos sob os enfoques social, cultural, linguístico e pedagógico. Para geração dos dados, foram realizadas discussões com crianças em grupos focais, sendo os encontros registrados em diário de campo. A partir da análise dos dados, buscou-se identificar as práticas de leitura mais recorrentes apresentadas nos eixos: variedade de materiais e práticas de leitura apontada pelos participantes, protagonismo da criança-leitora em seu contexto familiar, perspectiva das crianças sobre gêneros e suportes de leitura. Constatouse que as crianças fizeram mais referência ao suporte do que ao gênero, sendo tal resultado significativo para o planejamento de práticas escolares de alfabetização e leitura, as quais são inventariadas ao final do textoThis article analyzes reading practices in the family environment of children in a second-grade class at a municipal elementary school in Porto Alegre/RS, as well as the texts and material used by the children. This study is situated in the fields of literacy and reading, under social, cultural, linguistic and pedagogical approaches. For data production, discussions involved children in focal groups, and all meetings were recorded in the field journal. The analysis of the data identified the most recurrent reading practices present in the axes: variety of reading material and reading practices indicated by the children, role of the child-reader within the family environment, children’s perspective regarding genres and reading material. It was established that the children referred more to the reading material than to the genre, and this result is of higher significance in the planning of classroom literacy and reading practices, which are assessed by the end of the textapplication/pdfporEducação em revista (Belo Horizonte). Belo Horizonte, MG. Vol. 36 (2020 ), p. 1-41AlfabetizaçãoLeituraGênero textualReading practicesTextual genresReading materialLiteracyPráticas de leitura, gêneros e suportes textuais do contexto familiar na perspectiva de crianças em classe de alfabetizaçãoReading practices, genres and supporting reading material in the family environment through the children’s perspective in a literacy class info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001114633.pdf.txt001114633.pdf.txtExtracted Texttext/plain84000http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211693/2/001114633.pdf.txtb860b880df0c1b954b480315859233f8MD52ORIGINAL001114633.pdfTexto completoapplication/pdf1954550http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211693/1/001114633.pdf83ff06daec15aa2c1b0415d47a127287MD5110183/2116932024-05-25 06:48:55.067356oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211693Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-25T09:48:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas de leitura, gêneros e suportes textuais do contexto familiar na perspectiva de crianças em classe de alfabetização
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Reading practices, genres and supporting reading material in the family environment through the children’s perspective in a literacy class
title Práticas de leitura, gêneros e suportes textuais do contexto familiar na perspectiva de crianças em classe de alfabetização
spellingShingle Práticas de leitura, gêneros e suportes textuais do contexto familiar na perspectiva de crianças em classe de alfabetização
Piccoli, Luciana
Alfabetização
Leitura
Gênero textual
Reading practices
Textual genres
Reading material
Literacy
title_short Práticas de leitura, gêneros e suportes textuais do contexto familiar na perspectiva de crianças em classe de alfabetização
title_full Práticas de leitura, gêneros e suportes textuais do contexto familiar na perspectiva de crianças em classe de alfabetização
title_fullStr Práticas de leitura, gêneros e suportes textuais do contexto familiar na perspectiva de crianças em classe de alfabetização
title_full_unstemmed Práticas de leitura, gêneros e suportes textuais do contexto familiar na perspectiva de crianças em classe de alfabetização
title_sort Práticas de leitura, gêneros e suportes textuais do contexto familiar na perspectiva de crianças em classe de alfabetização
author Piccoli, Luciana
author_facet Piccoli, Luciana
Dalla Zen, Maria Isabel Habckost
author_role author
author2 Dalla Zen, Maria Isabel Habckost
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Piccoli, Luciana
Dalla Zen, Maria Isabel Habckost
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Leitura
Gênero textual
topic Alfabetização
Leitura
Gênero textual
Reading practices
Textual genres
Reading material
Literacy
dc.subject.eng.fl_str_mv Reading practices
Textual genres
Reading material
Literacy
description Neste artigo analisam-se práticas de leitura vinculadas ao contexto familiar de crianças de segundo ano do Ensino Fundamental de escola municipal de Porto Alegre/RS, bem como textos e materiais utilizados por elas em tais práticas. Situa-se nos campos do letramento, alfabetização e leitura, vistos sob os enfoques social, cultural, linguístico e pedagógico. Para geração dos dados, foram realizadas discussões com crianças em grupos focais, sendo os encontros registrados em diário de campo. A partir da análise dos dados, buscou-se identificar as práticas de leitura mais recorrentes apresentadas nos eixos: variedade de materiais e práticas de leitura apontada pelos participantes, protagonismo da criança-leitora em seu contexto familiar, perspectiva das crianças sobre gêneros e suportes de leitura. Constatouse que as crianças fizeram mais referência ao suporte do que ao gênero, sendo tal resultado significativo para o planejamento de práticas escolares de alfabetização e leitura, as quais são inventariadas ao final do texto
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-10T03:41:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/211693
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-4698
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001114633
identifier_str_mv 0102-4698
001114633
url http://hdl.handle.net/10183/211693
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação em revista (Belo Horizonte). Belo Horizonte, MG. Vol. 36 (2020 ), p. 1-41
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211693/2/001114633.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211693/1/001114633.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b860b880df0c1b954b480315859233f8
83ff06daec15aa2c1b0415d47a127287
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224994555953152