Práticas de leitura, gêneros e suportes textuais do contexto familiar na perspectiva de crianças em classe de alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/211693 |
Resumo: | Neste artigo analisam-se práticas de leitura vinculadas ao contexto familiar de crianças de segundo ano do Ensino Fundamental de escola municipal de Porto Alegre/RS, bem como textos e materiais utilizados por elas em tais práticas. Situa-se nos campos do letramento, alfabetização e leitura, vistos sob os enfoques social, cultural, linguístico e pedagógico. Para geração dos dados, foram realizadas discussões com crianças em grupos focais, sendo os encontros registrados em diário de campo. A partir da análise dos dados, buscou-se identificar as práticas de leitura mais recorrentes apresentadas nos eixos: variedade de materiais e práticas de leitura apontada pelos participantes, protagonismo da criança-leitora em seu contexto familiar, perspectiva das crianças sobre gêneros e suportes de leitura. Constatouse que as crianças fizeram mais referência ao suporte do que ao gênero, sendo tal resultado significativo para o planejamento de práticas escolares de alfabetização e leitura, as quais são inventariadas ao final do texto |
id |
UFRGS-2_6397c8e00182c35e738008916eb7f6e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211693 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Piccoli, LucianaDalla Zen, Maria Isabel Habckost2020-07-10T03:41:55Z20200102-4698http://hdl.handle.net/10183/211693001114633Neste artigo analisam-se práticas de leitura vinculadas ao contexto familiar de crianças de segundo ano do Ensino Fundamental de escola municipal de Porto Alegre/RS, bem como textos e materiais utilizados por elas em tais práticas. Situa-se nos campos do letramento, alfabetização e leitura, vistos sob os enfoques social, cultural, linguístico e pedagógico. Para geração dos dados, foram realizadas discussões com crianças em grupos focais, sendo os encontros registrados em diário de campo. A partir da análise dos dados, buscou-se identificar as práticas de leitura mais recorrentes apresentadas nos eixos: variedade de materiais e práticas de leitura apontada pelos participantes, protagonismo da criança-leitora em seu contexto familiar, perspectiva das crianças sobre gêneros e suportes de leitura. Constatouse que as crianças fizeram mais referência ao suporte do que ao gênero, sendo tal resultado significativo para o planejamento de práticas escolares de alfabetização e leitura, as quais são inventariadas ao final do textoThis article analyzes reading practices in the family environment of children in a second-grade class at a municipal elementary school in Porto Alegre/RS, as well as the texts and material used by the children. This study is situated in the fields of literacy and reading, under social, cultural, linguistic and pedagogical approaches. For data production, discussions involved children in focal groups, and all meetings were recorded in the field journal. The analysis of the data identified the most recurrent reading practices present in the axes: variety of reading material and reading practices indicated by the children, role of the child-reader within the family environment, children’s perspective regarding genres and reading material. It was established that the children referred more to the reading material than to the genre, and this result is of higher significance in the planning of classroom literacy and reading practices, which are assessed by the end of the textapplication/pdfporEducação em revista (Belo Horizonte). Belo Horizonte, MG. Vol. 36 (2020 ), p. 1-41AlfabetizaçãoLeituraGênero textualReading practicesTextual genresReading materialLiteracyPráticas de leitura, gêneros e suportes textuais do contexto familiar na perspectiva de crianças em classe de alfabetizaçãoReading practices, genres and supporting reading material in the family environment through the children’s perspective in a literacy class info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001114633.pdf.txt001114633.pdf.txtExtracted Texttext/plain84000http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211693/2/001114633.pdf.txtb860b880df0c1b954b480315859233f8MD52ORIGINAL001114633.pdfTexto completoapplication/pdf1954550http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211693/1/001114633.pdf83ff06daec15aa2c1b0415d47a127287MD5110183/2116932024-05-25 06:48:55.067356oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211693Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-25T09:48:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Práticas de leitura, gêneros e suportes textuais do contexto familiar na perspectiva de crianças em classe de alfabetização |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Reading practices, genres and supporting reading material in the family environment through the children’s perspective in a literacy class |
title |
Práticas de leitura, gêneros e suportes textuais do contexto familiar na perspectiva de crianças em classe de alfabetização |
spellingShingle |
Práticas de leitura, gêneros e suportes textuais do contexto familiar na perspectiva de crianças em classe de alfabetização Piccoli, Luciana Alfabetização Leitura Gênero textual Reading practices Textual genres Reading material Literacy |
title_short |
Práticas de leitura, gêneros e suportes textuais do contexto familiar na perspectiva de crianças em classe de alfabetização |
title_full |
Práticas de leitura, gêneros e suportes textuais do contexto familiar na perspectiva de crianças em classe de alfabetização |
title_fullStr |
Práticas de leitura, gêneros e suportes textuais do contexto familiar na perspectiva de crianças em classe de alfabetização |
title_full_unstemmed |
Práticas de leitura, gêneros e suportes textuais do contexto familiar na perspectiva de crianças em classe de alfabetização |
title_sort |
Práticas de leitura, gêneros e suportes textuais do contexto familiar na perspectiva de crianças em classe de alfabetização |
author |
Piccoli, Luciana |
author_facet |
Piccoli, Luciana Dalla Zen, Maria Isabel Habckost |
author_role |
author |
author2 |
Dalla Zen, Maria Isabel Habckost |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Piccoli, Luciana Dalla Zen, Maria Isabel Habckost |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Leitura Gênero textual |
topic |
Alfabetização Leitura Gênero textual Reading practices Textual genres Reading material Literacy |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Reading practices Textual genres Reading material Literacy |
description |
Neste artigo analisam-se práticas de leitura vinculadas ao contexto familiar de crianças de segundo ano do Ensino Fundamental de escola municipal de Porto Alegre/RS, bem como textos e materiais utilizados por elas em tais práticas. Situa-se nos campos do letramento, alfabetização e leitura, vistos sob os enfoques social, cultural, linguístico e pedagógico. Para geração dos dados, foram realizadas discussões com crianças em grupos focais, sendo os encontros registrados em diário de campo. A partir da análise dos dados, buscou-se identificar as práticas de leitura mais recorrentes apresentadas nos eixos: variedade de materiais e práticas de leitura apontada pelos participantes, protagonismo da criança-leitora em seu contexto familiar, perspectiva das crianças sobre gêneros e suportes de leitura. Constatouse que as crianças fizeram mais referência ao suporte do que ao gênero, sendo tal resultado significativo para o planejamento de práticas escolares de alfabetização e leitura, as quais são inventariadas ao final do texto |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-07-10T03:41:55Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/211693 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-4698 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001114633 |
identifier_str_mv |
0102-4698 001114633 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/211693 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação em revista (Belo Horizonte). Belo Horizonte, MG. Vol. 36 (2020 ), p. 1-41 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211693/2/001114633.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211693/1/001114633.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b860b880df0c1b954b480315859233f8 83ff06daec15aa2c1b0415d47a127287 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447716287741952 |