Os professores de biologia em pré-vestibulares populares: percepções sobre o fazer docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campo, Matteus Lirio
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/234285
Resumo: Os cursinhos Pré-Universitários Populares (PUPs), também conhecidos como “Cursinhos Alternativos”, “Cursinhos Comunitários”, “Pré-Vestibulares Populares” ou simplesmente “Cursinhos Populares”, são projetos de Educação Popular de iniciativa dos movimentos sociais. Inspirados nas teorias pedagógicas derivadas de experiências educativas dos anos 1960, guiadas por Paulo Freire, esses coletivos buscam a inclusão das classes populares nos bancos das universidades públicas. Mais que isso, propõem uma crítica à lógica de acesso às Instituições de Ensino Superior (IES) públicas realizada através dos concursos vestibulares, e, recentemente, via Sistema de Seleção Unificada (SiSu) com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Operando sob os princípios da Educação Popular, que se reivindica emancipadora, libertadora e crítica, esses cursinhos são espaços que buscam a horizontalidade e a construção de uma sociedade mais justa e que supere as desigualdades. Com isso, partindo das experiências e vivências de educadoras(es) do Coletivo Pela Educação Popular (COLEP) e da Organização Não-Governamental Pela Educação Popular (ONGEP), o presente trabalho explora os elementos da Educação Popular vivenciados na prática dando voz e vez aos sujeitos engajados nessa militância. Como ponto de chegada, são destacadas e discutidas as principais considerações que marcaram a passagem dessas pessoas por estes espaços, bem como as reflexões do autor acerca delas e o que podem indicar como um caminho possível para este movimento.
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