Vestibular e cidadania : um olhar sobre as aulas de redação de um curso pré-vestibular popular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prates, Abel dos Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/115641
Resumo: Este trabalho se propõe a analisar as aulas de Redação de um curso pré-vestibular popular, buscando entender quais espaços são dedicados ao objetivo de formação cidadã dos alunos e quais espaços são dedicados ao objetivo de preparação para o vestibular, metas presentes em grande parte dessas iniciativas. Sendo assim, escolhemos os princípios de pesquisa interpretativa (ERICKSON, 1990) para realizarmos nossa investigação, o que resultou em seis semanas de observação participante. Durante tais observações, tomamos notas dos momentos que se relacionaram com nosso foco de estudo, que depois foram convertidas em diários de campo, para, junto com um questionário respondido pelos alunos, constituírem nosso corpus de pesquisa. Com base nos conceitos de educação bancária e educação libertadora (FREIRE, 1978), analisamos os dados gerados e chegamos a seguinte interpretação: os debates realizados em sala de aula e as práticas de escrita são momentos que visam à formação cidadã dos alunos, já o ensino de macetes se constitui como principal espaço de preparação para os vestibulares. Além disso, constatamos que a preparação para os vestibulares perpassa todos os momentos de sala de aula, revelando na prática docente uma busca por aliar o duplo propósito educacional que o meio enseja.
id UFRGS-2_ac1e4cc418cd71405731ffb0fa46e134
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115641
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Prates, Abel dos SantosSimões, Luciene Juliano2015-04-29T01:59:58Z2014http://hdl.handle.net/10183/115641000955458Este trabalho se propõe a analisar as aulas de Redação de um curso pré-vestibular popular, buscando entender quais espaços são dedicados ao objetivo de formação cidadã dos alunos e quais espaços são dedicados ao objetivo de preparação para o vestibular, metas presentes em grande parte dessas iniciativas. Sendo assim, escolhemos os princípios de pesquisa interpretativa (ERICKSON, 1990) para realizarmos nossa investigação, o que resultou em seis semanas de observação participante. Durante tais observações, tomamos notas dos momentos que se relacionaram com nosso foco de estudo, que depois foram convertidas em diários de campo, para, junto com um questionário respondido pelos alunos, constituírem nosso corpus de pesquisa. Com base nos conceitos de educação bancária e educação libertadora (FREIRE, 1978), analisamos os dados gerados e chegamos a seguinte interpretação: os debates realizados em sala de aula e as práticas de escrita são momentos que visam à formação cidadã dos alunos, já o ensino de macetes se constitui como principal espaço de preparação para os vestibulares. Além disso, constatamos que a preparação para os vestibulares perpassa todos os momentos de sala de aula, revelando na prática docente uma busca por aliar o duplo propósito educacional que o meio enseja.This study aims to analyze the Writing classes of a popular college preparatory course, trying to understand which spaces are dedicated to the goal of citizenship education and which spaces are dedicated to the goal of preparing for university entrance exams, purposes present in the field. Therefore, we chose the principles of interpretive research (ERICKSON, 1990) to accomplish our investigation, which resulted in six weeks of participant observation. During these observations, notes of the moments related with our focus of study were taken, which were further converted into field diaries and, with a questionnaire answered by the students, constituted our research corpus. Based on the concepts of banking education and problem-posing education (FREIRE, 1978), we analyzed the data collected and achieved the following interpretation: the discussions in class and the writing practices are aimed to be citizenship education moments, while the teaching of tricks and tips constitutes the main preparation moment for the university entrance exams. In addition, we found that the preparation for the university entrance exams permeates every moment of the classes, revealing in the teaching practice a search by combining the dual educational purpose that the field demands.application/pdfporEducação libertadoraEducação popularCurso pré-vestibularRedaçãoPopular college preparatory courseWriting classesPopular educationBanking educationProblem-posing educationVestibular e cidadania : um olhar sobre as aulas de redação de um curso pré-vestibular popularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2014Letras: Português e Alemão: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000955458.pdf000955458.pdfTexto completoapplication/pdf3255445http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115641/1/000955458.pdf71e1ab8d814fb6989f1bd6c83e52224aMD51TEXT000955458.pdf.txt000955458.pdf.txtExtracted Texttext/plain113408http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115641/2/000955458.pdf.txtea07d6d864a64643aaf82f2d8e2e4027MD52THUMBNAIL000955458.pdf.jpg000955458.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1070http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115641/3/000955458.pdf.jpg4ba9d01307a09a2d1f4c249a79aa8810MD5310183/1156412022-08-06 04:42:41.135543oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115641Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:42:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Vestibular e cidadania : um olhar sobre as aulas de redação de um curso pré-vestibular popular
title Vestibular e cidadania : um olhar sobre as aulas de redação de um curso pré-vestibular popular
spellingShingle Vestibular e cidadania : um olhar sobre as aulas de redação de um curso pré-vestibular popular
Prates, Abel dos Santos
Educação libertadora
Educação popular
Curso pré-vestibular
Redação
Popular college preparatory course
Writing classes
Popular education
Banking education
Problem-posing education
title_short Vestibular e cidadania : um olhar sobre as aulas de redação de um curso pré-vestibular popular
title_full Vestibular e cidadania : um olhar sobre as aulas de redação de um curso pré-vestibular popular
title_fullStr Vestibular e cidadania : um olhar sobre as aulas de redação de um curso pré-vestibular popular
title_full_unstemmed Vestibular e cidadania : um olhar sobre as aulas de redação de um curso pré-vestibular popular
title_sort Vestibular e cidadania : um olhar sobre as aulas de redação de um curso pré-vestibular popular
author Prates, Abel dos Santos
author_facet Prates, Abel dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prates, Abel dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Simões, Luciene Juliano
contributor_str_mv Simões, Luciene Juliano
dc.subject.por.fl_str_mv Educação libertadora
Educação popular
Curso pré-vestibular
Redação
topic Educação libertadora
Educação popular
Curso pré-vestibular
Redação
Popular college preparatory course
Writing classes
Popular education
Banking education
Problem-posing education
dc.subject.eng.fl_str_mv Popular college preparatory course
Writing classes
Popular education
Banking education
Problem-posing education
description Este trabalho se propõe a analisar as aulas de Redação de um curso pré-vestibular popular, buscando entender quais espaços são dedicados ao objetivo de formação cidadã dos alunos e quais espaços são dedicados ao objetivo de preparação para o vestibular, metas presentes em grande parte dessas iniciativas. Sendo assim, escolhemos os princípios de pesquisa interpretativa (ERICKSON, 1990) para realizarmos nossa investigação, o que resultou em seis semanas de observação participante. Durante tais observações, tomamos notas dos momentos que se relacionaram com nosso foco de estudo, que depois foram convertidas em diários de campo, para, junto com um questionário respondido pelos alunos, constituírem nosso corpus de pesquisa. Com base nos conceitos de educação bancária e educação libertadora (FREIRE, 1978), analisamos os dados gerados e chegamos a seguinte interpretação: os debates realizados em sala de aula e as práticas de escrita são momentos que visam à formação cidadã dos alunos, já o ensino de macetes se constitui como principal espaço de preparação para os vestibulares. Além disso, constatamos que a preparação para os vestibulares perpassa todos os momentos de sala de aula, revelando na prática docente uma busca por aliar o duplo propósito educacional que o meio enseja.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-29T01:59:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/115641
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000955458
url http://hdl.handle.net/10183/115641
identifier_str_mv 000955458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115641/1/000955458.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115641/2/000955458.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115641/3/000955458.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 71e1ab8d814fb6989f1bd6c83e52224a
ea07d6d864a64643aaf82f2d8e2e4027
4ba9d01307a09a2d1f4c249a79aa8810
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224483358375936