Vestibular e cidadania : um olhar sobre as aulas de redação de um curso pré-vestibular popular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/115641 |
Resumo: | Este trabalho se propõe a analisar as aulas de Redação de um curso pré-vestibular popular, buscando entender quais espaços são dedicados ao objetivo de formação cidadã dos alunos e quais espaços são dedicados ao objetivo de preparação para o vestibular, metas presentes em grande parte dessas iniciativas. Sendo assim, escolhemos os princípios de pesquisa interpretativa (ERICKSON, 1990) para realizarmos nossa investigação, o que resultou em seis semanas de observação participante. Durante tais observações, tomamos notas dos momentos que se relacionaram com nosso foco de estudo, que depois foram convertidas em diários de campo, para, junto com um questionário respondido pelos alunos, constituírem nosso corpus de pesquisa. Com base nos conceitos de educação bancária e educação libertadora (FREIRE, 1978), analisamos os dados gerados e chegamos a seguinte interpretação: os debates realizados em sala de aula e as práticas de escrita são momentos que visam à formação cidadã dos alunos, já o ensino de macetes se constitui como principal espaço de preparação para os vestibulares. Além disso, constatamos que a preparação para os vestibulares perpassa todos os momentos de sala de aula, revelando na prática docente uma busca por aliar o duplo propósito educacional que o meio enseja. |
id |
UFRGS-2_ac1e4cc418cd71405731ffb0fa46e134 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115641 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Prates, Abel dos SantosSimões, Luciene Juliano2015-04-29T01:59:58Z2014http://hdl.handle.net/10183/115641000955458Este trabalho se propõe a analisar as aulas de Redação de um curso pré-vestibular popular, buscando entender quais espaços são dedicados ao objetivo de formação cidadã dos alunos e quais espaços são dedicados ao objetivo de preparação para o vestibular, metas presentes em grande parte dessas iniciativas. Sendo assim, escolhemos os princípios de pesquisa interpretativa (ERICKSON, 1990) para realizarmos nossa investigação, o que resultou em seis semanas de observação participante. Durante tais observações, tomamos notas dos momentos que se relacionaram com nosso foco de estudo, que depois foram convertidas em diários de campo, para, junto com um questionário respondido pelos alunos, constituírem nosso corpus de pesquisa. Com base nos conceitos de educação bancária e educação libertadora (FREIRE, 1978), analisamos os dados gerados e chegamos a seguinte interpretação: os debates realizados em sala de aula e as práticas de escrita são momentos que visam à formação cidadã dos alunos, já o ensino de macetes se constitui como principal espaço de preparação para os vestibulares. Além disso, constatamos que a preparação para os vestibulares perpassa todos os momentos de sala de aula, revelando na prática docente uma busca por aliar o duplo propósito educacional que o meio enseja.This study aims to analyze the Writing classes of a popular college preparatory course, trying to understand which spaces are dedicated to the goal of citizenship education and which spaces are dedicated to the goal of preparing for university entrance exams, purposes present in the field. Therefore, we chose the principles of interpretive research (ERICKSON, 1990) to accomplish our investigation, which resulted in six weeks of participant observation. During these observations, notes of the moments related with our focus of study were taken, which were further converted into field diaries and, with a questionnaire answered by the students, constituted our research corpus. Based on the concepts of banking education and problem-posing education (FREIRE, 1978), we analyzed the data collected and achieved the following interpretation: the discussions in class and the writing practices are aimed to be citizenship education moments, while the teaching of tricks and tips constitutes the main preparation moment for the university entrance exams. In addition, we found that the preparation for the university entrance exams permeates every moment of the classes, revealing in the teaching practice a search by combining the dual educational purpose that the field demands.application/pdfporEducação libertadoraEducação popularCurso pré-vestibularRedaçãoPopular college preparatory courseWriting classesPopular educationBanking educationProblem-posing educationVestibular e cidadania : um olhar sobre as aulas de redação de um curso pré-vestibular popularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2014Letras: Português e Alemão: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000955458.pdf000955458.pdfTexto completoapplication/pdf3255445http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115641/1/000955458.pdf71e1ab8d814fb6989f1bd6c83e52224aMD51TEXT000955458.pdf.txt000955458.pdf.txtExtracted Texttext/plain113408http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115641/2/000955458.pdf.txtea07d6d864a64643aaf82f2d8e2e4027MD52THUMBNAIL000955458.pdf.jpg000955458.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1070http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115641/3/000955458.pdf.jpg4ba9d01307a09a2d1f4c249a79aa8810MD5310183/1156412022-08-06 04:42:41.135543oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115641Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:42:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Vestibular e cidadania : um olhar sobre as aulas de redação de um curso pré-vestibular popular |
title |
Vestibular e cidadania : um olhar sobre as aulas de redação de um curso pré-vestibular popular |
spellingShingle |
Vestibular e cidadania : um olhar sobre as aulas de redação de um curso pré-vestibular popular Prates, Abel dos Santos Educação libertadora Educação popular Curso pré-vestibular Redação Popular college preparatory course Writing classes Popular education Banking education Problem-posing education |
title_short |
Vestibular e cidadania : um olhar sobre as aulas de redação de um curso pré-vestibular popular |
title_full |
Vestibular e cidadania : um olhar sobre as aulas de redação de um curso pré-vestibular popular |
title_fullStr |
Vestibular e cidadania : um olhar sobre as aulas de redação de um curso pré-vestibular popular |
title_full_unstemmed |
Vestibular e cidadania : um olhar sobre as aulas de redação de um curso pré-vestibular popular |
title_sort |
Vestibular e cidadania : um olhar sobre as aulas de redação de um curso pré-vestibular popular |
author |
Prates, Abel dos Santos |
author_facet |
Prates, Abel dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prates, Abel dos Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Simões, Luciene Juliano |
contributor_str_mv |
Simões, Luciene Juliano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação libertadora Educação popular Curso pré-vestibular Redação |
topic |
Educação libertadora Educação popular Curso pré-vestibular Redação Popular college preparatory course Writing classes Popular education Banking education Problem-posing education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Popular college preparatory course Writing classes Popular education Banking education Problem-posing education |
description |
Este trabalho se propõe a analisar as aulas de Redação de um curso pré-vestibular popular, buscando entender quais espaços são dedicados ao objetivo de formação cidadã dos alunos e quais espaços são dedicados ao objetivo de preparação para o vestibular, metas presentes em grande parte dessas iniciativas. Sendo assim, escolhemos os princípios de pesquisa interpretativa (ERICKSON, 1990) para realizarmos nossa investigação, o que resultou em seis semanas de observação participante. Durante tais observações, tomamos notas dos momentos que se relacionaram com nosso foco de estudo, que depois foram convertidas em diários de campo, para, junto com um questionário respondido pelos alunos, constituírem nosso corpus de pesquisa. Com base nos conceitos de educação bancária e educação libertadora (FREIRE, 1978), analisamos os dados gerados e chegamos a seguinte interpretação: os debates realizados em sala de aula e as práticas de escrita são momentos que visam à formação cidadã dos alunos, já o ensino de macetes se constitui como principal espaço de preparação para os vestibulares. Além disso, constatamos que a preparação para os vestibulares perpassa todos os momentos de sala de aula, revelando na prática docente uma busca por aliar o duplo propósito educacional que o meio enseja. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-29T01:59:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/115641 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000955458 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/115641 |
identifier_str_mv |
000955458 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115641/1/000955458.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115641/2/000955458.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115641/3/000955458.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
71e1ab8d814fb6989f1bd6c83e52224a ea07d6d864a64643aaf82f2d8e2e4027 4ba9d01307a09a2d1f4c249a79aa8810 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447145772220416 |