CONEXÕES ENTRE SEXUALIDADE E DEFICIÊNCIA SÃO DESAFIOS PARA PENSAR ESCOLA DIVERSA E INCLUSIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes Júnior, Edson
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Seffner, Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Interdisciplinares
Texto Completo: https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/26
Resumo: O objetivo deste artigo é problematizar dois marcadores sociais da diferença, que, por mais que os reconheçamos como promotores da diversidade, tomam de pânico muitos, quando percebem sua presença na sala de aula, são eles: as questões da ordem da sexualidade e aquelas da ordem da deficiência. Destarte, trabalhamos com a ideia de que não se trata apenas de entender a diversidade na escola como fruto de inclusão de indivíduos portadores de tais ou quais marcadores sociais da diferença; entretanto, em realidade, cada indivíduo é uma unidade complexa de diversos marcadores, que atuam em conexão e em relação com a classe de alunos, o que torna o empreendimento de construir uma escola marcada pela diversidade bastante complexo, do ponto de vista da sociabilidade e dos aspectos cognitivos. Do mesmo modo, associada ao fenômeno do corpo, no qual a ausência de membros ou a presença de limitações funcionais tornam-se elementos definidores do sujeito, compreendemos que a deficiência deve ser vista como mais uma forma de se viver e experenciar o corpo biológico. Isso significa afirmar que a deficiência é a expressão da diversidade humana, que, dotada de sentidos, não pode se restringir ao espaço do discurso, no qual a sexualidade daqueles sujeitos seja submetida à provisoriedade dos termos teóricos e legais, impondo-lhes uma sexualidade normatizada.
id CEEINTER-1_8fe425f0c69c94b9f675baa9c8aa3c8c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/26
network_acronym_str CEEINTER-1
network_name_str Revista de Estudos Interdisciplinares
repository_id_str
spelling CONEXÕES ENTRE SEXUALIDADE E DEFICIÊNCIA SÃO DESAFIOS PARA PENSAR ESCOLA DIVERSA E INCLUSIVADiversidade, Pessoas com deficiência, Sexualidade, Educação Inclusiva.NenhumO objetivo deste artigo é problematizar dois marcadores sociais da diferença, que, por mais que os reconheçamos como promotores da diversidade, tomam de pânico muitos, quando percebem sua presença na sala de aula, são eles: as questões da ordem da sexualidade e aquelas da ordem da deficiência. Destarte, trabalhamos com a ideia de que não se trata apenas de entender a diversidade na escola como fruto de inclusão de indivíduos portadores de tais ou quais marcadores sociais da diferença; entretanto, em realidade, cada indivíduo é uma unidade complexa de diversos marcadores, que atuam em conexão e em relação com a classe de alunos, o que torna o empreendimento de construir uma escola marcada pela diversidade bastante complexo, do ponto de vista da sociabilidade e dos aspectos cognitivos. Do mesmo modo, associada ao fenômeno do corpo, no qual a ausência de membros ou a presença de limitações funcionais tornam-se elementos definidores do sujeito, compreendemos que a deficiência deve ser vista como mais uma forma de se viver e experenciar o corpo biológico. Isso significa afirmar que a deficiência é a expressão da diversidade humana, que, dotada de sentidos, não pode se restringir ao espaço do discurso, no qual a sexualidade daqueles sujeitos seja submetida à provisoriedade dos termos teóricos e legais, impondo-lhes uma sexualidade normatizada.Editora CEEINTER2021-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/26Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 2 No. 1 (2020): Dossiê: Educação, Relações de Gênero e SexualidadeRevista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 2 Núm. 1 (2020): Dossiê: Educação, Relações de Gênero e SexualidadeRevista de Estudos Interdisciplinares ; v. 2 n. 1 (2020): Dossiê: Educação, Relações de Gênero e Sexualidade2674-8703reponame:Revista de Estudos Interdisciplinaresinstname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERinstacron:CEEINTERporhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/26/26NenhumCopyright (c) 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares info:eu-repo/semantics/openAccessMendes Júnior, Edson Seffner, Fernando 2021-10-25T23:53:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/26Revistahttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinarPRIhttps://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/oaiceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br2674-87032674-8703opendoar:2021-10-25T23:53:31Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTERfalse
dc.title.none.fl_str_mv CONEXÕES ENTRE SEXUALIDADE E DEFICIÊNCIA SÃO DESAFIOS PARA PENSAR ESCOLA DIVERSA E INCLUSIVA
title CONEXÕES ENTRE SEXUALIDADE E DEFICIÊNCIA SÃO DESAFIOS PARA PENSAR ESCOLA DIVERSA E INCLUSIVA
spellingShingle CONEXÕES ENTRE SEXUALIDADE E DEFICIÊNCIA SÃO DESAFIOS PARA PENSAR ESCOLA DIVERSA E INCLUSIVA
Mendes Júnior, Edson
Diversidade, Pessoas com deficiência, Sexualidade, Educação Inclusiva.
Nenhum
title_short CONEXÕES ENTRE SEXUALIDADE E DEFICIÊNCIA SÃO DESAFIOS PARA PENSAR ESCOLA DIVERSA E INCLUSIVA
title_full CONEXÕES ENTRE SEXUALIDADE E DEFICIÊNCIA SÃO DESAFIOS PARA PENSAR ESCOLA DIVERSA E INCLUSIVA
title_fullStr CONEXÕES ENTRE SEXUALIDADE E DEFICIÊNCIA SÃO DESAFIOS PARA PENSAR ESCOLA DIVERSA E INCLUSIVA
title_full_unstemmed CONEXÕES ENTRE SEXUALIDADE E DEFICIÊNCIA SÃO DESAFIOS PARA PENSAR ESCOLA DIVERSA E INCLUSIVA
title_sort CONEXÕES ENTRE SEXUALIDADE E DEFICIÊNCIA SÃO DESAFIOS PARA PENSAR ESCOLA DIVERSA E INCLUSIVA
author Mendes Júnior, Edson
author_facet Mendes Júnior, Edson
Seffner, Fernando
author_role author
author2 Seffner, Fernando
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes Júnior, Edson
Seffner, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Diversidade, Pessoas com deficiência, Sexualidade, Educação Inclusiva.
Nenhum
topic Diversidade, Pessoas com deficiência, Sexualidade, Educação Inclusiva.
Nenhum
description O objetivo deste artigo é problematizar dois marcadores sociais da diferença, que, por mais que os reconheçamos como promotores da diversidade, tomam de pânico muitos, quando percebem sua presença na sala de aula, são eles: as questões da ordem da sexualidade e aquelas da ordem da deficiência. Destarte, trabalhamos com a ideia de que não se trata apenas de entender a diversidade na escola como fruto de inclusão de indivíduos portadores de tais ou quais marcadores sociais da diferença; entretanto, em realidade, cada indivíduo é uma unidade complexa de diversos marcadores, que atuam em conexão e em relação com a classe de alunos, o que torna o empreendimento de construir uma escola marcada pela diversidade bastante complexo, do ponto de vista da sociabilidade e dos aspectos cognitivos. Do mesmo modo, associada ao fenômeno do corpo, no qual a ausência de membros ou a presença de limitações funcionais tornam-se elementos definidores do sujeito, compreendemos que a deficiência deve ser vista como mais uma forma de se viver e experenciar o corpo biológico. Isso significa afirmar que a deficiência é a expressão da diversidade humana, que, dotada de sentidos, não pode se restringir ao espaço do discurso, no qual a sexualidade daqueles sujeitos seja submetida à provisoriedade dos termos teóricos e legais, impondo-lhes uma sexualidade normatizada.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/26
url https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/26
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/26/26
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Nenhum
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CEEINTER
publisher.none.fl_str_mv Editora CEEINTER
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinary Studies Journal; Vol. 2 No. 1 (2020): Dossiê: Educação, Relações de Gênero e Sexualidade
Revista de Estudios Interdisciplinarios; Vol. 2 Núm. 1 (2020): Dossiê: Educação, Relações de Gênero e Sexualidade
Revista de Estudos Interdisciplinares ; v. 2 n. 1 (2020): Dossiê: Educação, Relações de Gênero e Sexualidade
2674-8703
reponame:Revista de Estudos Interdisciplinares
instname:Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
instacron:CEEINTER
instname_str Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
instacron_str CEEINTER
institution CEEINTER
reponame_str Revista de Estudos Interdisciplinares
collection Revista de Estudos Interdisciplinares
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Interdisciplinares - Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
repository.mail.fl_str_mv ceeinter01@gmail.com || atendimento@ceeinter.com.br || editora@ceeinter.com.br
_version_ 1814983748643454976