O uso das TICs a favor da construção do conhecimento dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Petrecheli, Iliana Regina de Souza
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/35700
Resumo: Essa pesquisa trata da importância de se usar as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) como ferramenta de auxilio pedagógico, juntamente com um planejamento que tenha objetivos definidos e organizados, contemplando o interesse do aluno. Tal temática surgiu no decorrer do estágio curricular realizado na escola Municipal do Ensino Fundamental Cel. João Carlos de Vilagran Cabrita, cidade de Alvorada, RS, com uma turma de 4ª série, durante o qual pude constatar o quanto as TICs têm papel importante na educação, quando bem orientadas, uma vez que podem proporcionar novas concepções a respeito dos saberes, valorizando o trabalho cooperativo, a troca de ideias e informações entre alunos e professor. Essa experiência também me fez perceber da importância da postura do professor que precisa agir como um mediador no processo de construção do conhecimento do aluno. Sendo assim, as TICs são úteis para instigar a cooperação, partilhar conhecimentos, ideias, desenvolver parcerias, enriquecer trabalhos e com isso fugir do tradicional e apostar na inovação para que ocorram aprendizagens significativas. Por ter acreditado que a mudança é possível hoje meus alunos já veem o Ambiente Informatizado (AI) da escola, não apenas como uma sala de jogos, mas como um ambiente onde ocorrem diferentes aprendizagens. A internet e o Blog Colaborativo foram os instrumentos que mais contribuíram para o desenvolvimento do Projeto de Aprendizagem do estágio, que foi elaborado a partir do interesse e curiosidade dos alunos em conhecer a vida das tartarugas. A cada aula no AI (Ambiente Informatizado) era notável o interesse e o comprometimento dos alunos para realizar as atividades e pesquisas em busca das respostas para as suas curiosidades, que eram organizadas previamente, devido o pouco tempo que cada turma tinha para usar a sala dos computadores. Esse empenho em querer partilhar meus conhecimentos sobre o uso das TICs, com meus alunos se deve ao fato de ter recebido uma base importante no PEAD (Pedagogia Educação a Distância), o que fez com que me sentisse segura para desenvolver o Projeto de Aprendizagem usando as tecnologias disponibilizadas na escola. Foi por achar que houve mudanças positivas tanto para os alunos como para minha prática pedagógica que pensei em usar como meu problema de pesquisa a pergunta: De que forma o uso das TICs pode servir para construir conhecimentos a partir do interesse do aluno? Nesse caso o interesse e a curiosidade dos alunos era conhecer a vida das tartarugas, sendo que grande parte do conhecimento construído foi com o auxilio das TICs. Para desenvolver o meu trabalho precisei buscar esclarecimento através dos referenciais teóricos de Borba, Costa, Magdalena, Fagundes, Freire, Maçada, Tijiboy e Valente.
id UFRGS-2_647ff6c00addce97cd3d3e206a2972ca
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35700
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Petrecheli, Iliana Regina de SouzaGandin, Luis ArmandoFurtado, Tanara Forte2011-12-20T01:19:30Z2010http://hdl.handle.net/10183/35700000795042Essa pesquisa trata da importância de se usar as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) como ferramenta de auxilio pedagógico, juntamente com um planejamento que tenha objetivos definidos e organizados, contemplando o interesse do aluno. Tal temática surgiu no decorrer do estágio curricular realizado na escola Municipal do Ensino Fundamental Cel. João Carlos de Vilagran Cabrita, cidade de Alvorada, RS, com uma turma de 4ª série, durante o qual pude constatar o quanto as TICs têm papel importante na educação, quando bem orientadas, uma vez que podem proporcionar novas concepções a respeito dos saberes, valorizando o trabalho cooperativo, a troca de ideias e informações entre alunos e professor. Essa experiência também me fez perceber da importância da postura do professor que precisa agir como um mediador no processo de construção do conhecimento do aluno. Sendo assim, as TICs são úteis para instigar a cooperação, partilhar conhecimentos, ideias, desenvolver parcerias, enriquecer trabalhos e com isso fugir do tradicional e apostar na inovação para que ocorram aprendizagens significativas. Por ter acreditado que a mudança é possível hoje meus alunos já veem o Ambiente Informatizado (AI) da escola, não apenas como uma sala de jogos, mas como um ambiente onde ocorrem diferentes aprendizagens. A internet e o Blog Colaborativo foram os instrumentos que mais contribuíram para o desenvolvimento do Projeto de Aprendizagem do estágio, que foi elaborado a partir do interesse e curiosidade dos alunos em conhecer a vida das tartarugas. A cada aula no AI (Ambiente Informatizado) era notável o interesse e o comprometimento dos alunos para realizar as atividades e pesquisas em busca das respostas para as suas curiosidades, que eram organizadas previamente, devido o pouco tempo que cada turma tinha para usar a sala dos computadores. Esse empenho em querer partilhar meus conhecimentos sobre o uso das TICs, com meus alunos se deve ao fato de ter recebido uma base importante no PEAD (Pedagogia Educação a Distância), o que fez com que me sentisse segura para desenvolver o Projeto de Aprendizagem usando as tecnologias disponibilizadas na escola. Foi por achar que houve mudanças positivas tanto para os alunos como para minha prática pedagógica que pensei em usar como meu problema de pesquisa a pergunta: De que forma o uso das TICs pode servir para construir conhecimentos a partir do interesse do aluno? Nesse caso o interesse e a curiosidade dos alunos era conhecer a vida das tartarugas, sendo que grande parte do conhecimento construído foi com o auxilio das TICs. Para desenvolver o meu trabalho precisei buscar esclarecimento através dos referenciais teóricos de Borba, Costa, Magdalena, Fagundes, Freire, Maçada, Tijiboy e Valente.application/pdfporConstrução do conhecimentoTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)O uso das TICs a favor da construção do conhecimento dos alunosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoAlvorada, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000795042.pdf000795042.pdfTexto completoapplication/pdf245860http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35700/1/000795042.pdf608d379d37afac2ed1f6bda149522b54MD51TEXT000795042.pdf.txt000795042.pdf.txtExtracted Texttext/plain56197http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35700/2/000795042.pdf.txte7b9a15995f8d0227fdf471934c838eeMD52THUMBNAIL000795042.pdf.jpg000795042.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1016http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35700/3/000795042.pdf.jpg4dcb520d5174e71a8b996cb99afe5854MD5310183/357002018-10-08 08:42:29.69oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35700Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:42:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso das TICs a favor da construção do conhecimento dos alunos
title O uso das TICs a favor da construção do conhecimento dos alunos
spellingShingle O uso das TICs a favor da construção do conhecimento dos alunos
Petrecheli, Iliana Regina de Souza
Construção do conhecimento
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
title_short O uso das TICs a favor da construção do conhecimento dos alunos
title_full O uso das TICs a favor da construção do conhecimento dos alunos
title_fullStr O uso das TICs a favor da construção do conhecimento dos alunos
title_full_unstemmed O uso das TICs a favor da construção do conhecimento dos alunos
title_sort O uso das TICs a favor da construção do conhecimento dos alunos
author Petrecheli, Iliana Regina de Souza
author_facet Petrecheli, Iliana Regina de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Petrecheli, Iliana Regina de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gandin, Luis Armando
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Furtado, Tanara Forte
contributor_str_mv Gandin, Luis Armando
Furtado, Tanara Forte
dc.subject.por.fl_str_mv Construção do conhecimento
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
topic Construção do conhecimento
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
description Essa pesquisa trata da importância de se usar as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) como ferramenta de auxilio pedagógico, juntamente com um planejamento que tenha objetivos definidos e organizados, contemplando o interesse do aluno. Tal temática surgiu no decorrer do estágio curricular realizado na escola Municipal do Ensino Fundamental Cel. João Carlos de Vilagran Cabrita, cidade de Alvorada, RS, com uma turma de 4ª série, durante o qual pude constatar o quanto as TICs têm papel importante na educação, quando bem orientadas, uma vez que podem proporcionar novas concepções a respeito dos saberes, valorizando o trabalho cooperativo, a troca de ideias e informações entre alunos e professor. Essa experiência também me fez perceber da importância da postura do professor que precisa agir como um mediador no processo de construção do conhecimento do aluno. Sendo assim, as TICs são úteis para instigar a cooperação, partilhar conhecimentos, ideias, desenvolver parcerias, enriquecer trabalhos e com isso fugir do tradicional e apostar na inovação para que ocorram aprendizagens significativas. Por ter acreditado que a mudança é possível hoje meus alunos já veem o Ambiente Informatizado (AI) da escola, não apenas como uma sala de jogos, mas como um ambiente onde ocorrem diferentes aprendizagens. A internet e o Blog Colaborativo foram os instrumentos que mais contribuíram para o desenvolvimento do Projeto de Aprendizagem do estágio, que foi elaborado a partir do interesse e curiosidade dos alunos em conhecer a vida das tartarugas. A cada aula no AI (Ambiente Informatizado) era notável o interesse e o comprometimento dos alunos para realizar as atividades e pesquisas em busca das respostas para as suas curiosidades, que eram organizadas previamente, devido o pouco tempo que cada turma tinha para usar a sala dos computadores. Esse empenho em querer partilhar meus conhecimentos sobre o uso das TICs, com meus alunos se deve ao fato de ter recebido uma base importante no PEAD (Pedagogia Educação a Distância), o que fez com que me sentisse segura para desenvolver o Projeto de Aprendizagem usando as tecnologias disponibilizadas na escola. Foi por achar que houve mudanças positivas tanto para os alunos como para minha prática pedagógica que pensei em usar como meu problema de pesquisa a pergunta: De que forma o uso das TICs pode servir para construir conhecimentos a partir do interesse do aluno? Nesse caso o interesse e a curiosidade dos alunos era conhecer a vida das tartarugas, sendo que grande parte do conhecimento construído foi com o auxilio das TICs. Para desenvolver o meu trabalho precisei buscar esclarecimento através dos referenciais teóricos de Borba, Costa, Magdalena, Fagundes, Freire, Maçada, Tijiboy e Valente.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-12-20T01:19:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/35700
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000795042
url http://hdl.handle.net/10183/35700
identifier_str_mv 000795042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35700/1/000795042.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35700/2/000795042.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35700/3/000795042.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 608d379d37afac2ed1f6bda149522b54
e7b9a15995f8d0227fdf471934c838ee
4dcb520d5174e71a8b996cb99afe5854
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447069088808960