O uso das TICs a favor da construção do conhecimento dos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/35700 |
Resumo: | Essa pesquisa trata da importância de se usar as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) como ferramenta de auxilio pedagógico, juntamente com um planejamento que tenha objetivos definidos e organizados, contemplando o interesse do aluno. Tal temática surgiu no decorrer do estágio curricular realizado na escola Municipal do Ensino Fundamental Cel. João Carlos de Vilagran Cabrita, cidade de Alvorada, RS, com uma turma de 4ª série, durante o qual pude constatar o quanto as TICs têm papel importante na educação, quando bem orientadas, uma vez que podem proporcionar novas concepções a respeito dos saberes, valorizando o trabalho cooperativo, a troca de ideias e informações entre alunos e professor. Essa experiência também me fez perceber da importância da postura do professor que precisa agir como um mediador no processo de construção do conhecimento do aluno. Sendo assim, as TICs são úteis para instigar a cooperação, partilhar conhecimentos, ideias, desenvolver parcerias, enriquecer trabalhos e com isso fugir do tradicional e apostar na inovação para que ocorram aprendizagens significativas. Por ter acreditado que a mudança é possível hoje meus alunos já veem o Ambiente Informatizado (AI) da escola, não apenas como uma sala de jogos, mas como um ambiente onde ocorrem diferentes aprendizagens. A internet e o Blog Colaborativo foram os instrumentos que mais contribuíram para o desenvolvimento do Projeto de Aprendizagem do estágio, que foi elaborado a partir do interesse e curiosidade dos alunos em conhecer a vida das tartarugas. A cada aula no AI (Ambiente Informatizado) era notável o interesse e o comprometimento dos alunos para realizar as atividades e pesquisas em busca das respostas para as suas curiosidades, que eram organizadas previamente, devido o pouco tempo que cada turma tinha para usar a sala dos computadores. Esse empenho em querer partilhar meus conhecimentos sobre o uso das TICs, com meus alunos se deve ao fato de ter recebido uma base importante no PEAD (Pedagogia Educação a Distância), o que fez com que me sentisse segura para desenvolver o Projeto de Aprendizagem usando as tecnologias disponibilizadas na escola. Foi por achar que houve mudanças positivas tanto para os alunos como para minha prática pedagógica que pensei em usar como meu problema de pesquisa a pergunta: De que forma o uso das TICs pode servir para construir conhecimentos a partir do interesse do aluno? Nesse caso o interesse e a curiosidade dos alunos era conhecer a vida das tartarugas, sendo que grande parte do conhecimento construído foi com o auxilio das TICs. Para desenvolver o meu trabalho precisei buscar esclarecimento através dos referenciais teóricos de Borba, Costa, Magdalena, Fagundes, Freire, Maçada, Tijiboy e Valente. |
id |
UFRGS-2_647ff6c00addce97cd3d3e206a2972ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35700 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Petrecheli, Iliana Regina de SouzaGandin, Luis ArmandoFurtado, Tanara Forte2011-12-20T01:19:30Z2010http://hdl.handle.net/10183/35700000795042Essa pesquisa trata da importância de se usar as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) como ferramenta de auxilio pedagógico, juntamente com um planejamento que tenha objetivos definidos e organizados, contemplando o interesse do aluno. Tal temática surgiu no decorrer do estágio curricular realizado na escola Municipal do Ensino Fundamental Cel. João Carlos de Vilagran Cabrita, cidade de Alvorada, RS, com uma turma de 4ª série, durante o qual pude constatar o quanto as TICs têm papel importante na educação, quando bem orientadas, uma vez que podem proporcionar novas concepções a respeito dos saberes, valorizando o trabalho cooperativo, a troca de ideias e informações entre alunos e professor. Essa experiência também me fez perceber da importância da postura do professor que precisa agir como um mediador no processo de construção do conhecimento do aluno. Sendo assim, as TICs são úteis para instigar a cooperação, partilhar conhecimentos, ideias, desenvolver parcerias, enriquecer trabalhos e com isso fugir do tradicional e apostar na inovação para que ocorram aprendizagens significativas. Por ter acreditado que a mudança é possível hoje meus alunos já veem o Ambiente Informatizado (AI) da escola, não apenas como uma sala de jogos, mas como um ambiente onde ocorrem diferentes aprendizagens. A internet e o Blog Colaborativo foram os instrumentos que mais contribuíram para o desenvolvimento do Projeto de Aprendizagem do estágio, que foi elaborado a partir do interesse e curiosidade dos alunos em conhecer a vida das tartarugas. A cada aula no AI (Ambiente Informatizado) era notável o interesse e o comprometimento dos alunos para realizar as atividades e pesquisas em busca das respostas para as suas curiosidades, que eram organizadas previamente, devido o pouco tempo que cada turma tinha para usar a sala dos computadores. Esse empenho em querer partilhar meus conhecimentos sobre o uso das TICs, com meus alunos se deve ao fato de ter recebido uma base importante no PEAD (Pedagogia Educação a Distância), o que fez com que me sentisse segura para desenvolver o Projeto de Aprendizagem usando as tecnologias disponibilizadas na escola. Foi por achar que houve mudanças positivas tanto para os alunos como para minha prática pedagógica que pensei em usar como meu problema de pesquisa a pergunta: De que forma o uso das TICs pode servir para construir conhecimentos a partir do interesse do aluno? Nesse caso o interesse e a curiosidade dos alunos era conhecer a vida das tartarugas, sendo que grande parte do conhecimento construído foi com o auxilio das TICs. Para desenvolver o meu trabalho precisei buscar esclarecimento através dos referenciais teóricos de Borba, Costa, Magdalena, Fagundes, Freire, Maçada, Tijiboy e Valente.application/pdfporConstrução do conhecimentoTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)O uso das TICs a favor da construção do conhecimento dos alunosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoAlvorada, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000795042.pdf000795042.pdfTexto completoapplication/pdf245860http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35700/1/000795042.pdf608d379d37afac2ed1f6bda149522b54MD51TEXT000795042.pdf.txt000795042.pdf.txtExtracted Texttext/plain56197http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35700/2/000795042.pdf.txte7b9a15995f8d0227fdf471934c838eeMD52THUMBNAIL000795042.pdf.jpg000795042.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1016http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35700/3/000795042.pdf.jpg4dcb520d5174e71a8b996cb99afe5854MD5310183/357002018-10-08 08:42:29.69oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35700Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:42:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso das TICs a favor da construção do conhecimento dos alunos |
title |
O uso das TICs a favor da construção do conhecimento dos alunos |
spellingShingle |
O uso das TICs a favor da construção do conhecimento dos alunos Petrecheli, Iliana Regina de Souza Construção do conhecimento Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
title_short |
O uso das TICs a favor da construção do conhecimento dos alunos |
title_full |
O uso das TICs a favor da construção do conhecimento dos alunos |
title_fullStr |
O uso das TICs a favor da construção do conhecimento dos alunos |
title_full_unstemmed |
O uso das TICs a favor da construção do conhecimento dos alunos |
title_sort |
O uso das TICs a favor da construção do conhecimento dos alunos |
author |
Petrecheli, Iliana Regina de Souza |
author_facet |
Petrecheli, Iliana Regina de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Petrecheli, Iliana Regina de Souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gandin, Luis Armando |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Furtado, Tanara Forte |
contributor_str_mv |
Gandin, Luis Armando Furtado, Tanara Forte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Construção do conhecimento Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
topic |
Construção do conhecimento Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
description |
Essa pesquisa trata da importância de se usar as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) como ferramenta de auxilio pedagógico, juntamente com um planejamento que tenha objetivos definidos e organizados, contemplando o interesse do aluno. Tal temática surgiu no decorrer do estágio curricular realizado na escola Municipal do Ensino Fundamental Cel. João Carlos de Vilagran Cabrita, cidade de Alvorada, RS, com uma turma de 4ª série, durante o qual pude constatar o quanto as TICs têm papel importante na educação, quando bem orientadas, uma vez que podem proporcionar novas concepções a respeito dos saberes, valorizando o trabalho cooperativo, a troca de ideias e informações entre alunos e professor. Essa experiência também me fez perceber da importância da postura do professor que precisa agir como um mediador no processo de construção do conhecimento do aluno. Sendo assim, as TICs são úteis para instigar a cooperação, partilhar conhecimentos, ideias, desenvolver parcerias, enriquecer trabalhos e com isso fugir do tradicional e apostar na inovação para que ocorram aprendizagens significativas. Por ter acreditado que a mudança é possível hoje meus alunos já veem o Ambiente Informatizado (AI) da escola, não apenas como uma sala de jogos, mas como um ambiente onde ocorrem diferentes aprendizagens. A internet e o Blog Colaborativo foram os instrumentos que mais contribuíram para o desenvolvimento do Projeto de Aprendizagem do estágio, que foi elaborado a partir do interesse e curiosidade dos alunos em conhecer a vida das tartarugas. A cada aula no AI (Ambiente Informatizado) era notável o interesse e o comprometimento dos alunos para realizar as atividades e pesquisas em busca das respostas para as suas curiosidades, que eram organizadas previamente, devido o pouco tempo que cada turma tinha para usar a sala dos computadores. Esse empenho em querer partilhar meus conhecimentos sobre o uso das TICs, com meus alunos se deve ao fato de ter recebido uma base importante no PEAD (Pedagogia Educação a Distância), o que fez com que me sentisse segura para desenvolver o Projeto de Aprendizagem usando as tecnologias disponibilizadas na escola. Foi por achar que houve mudanças positivas tanto para os alunos como para minha prática pedagógica que pensei em usar como meu problema de pesquisa a pergunta: De que forma o uso das TICs pode servir para construir conhecimentos a partir do interesse do aluno? Nesse caso o interesse e a curiosidade dos alunos era conhecer a vida das tartarugas, sendo que grande parte do conhecimento construído foi com o auxilio das TICs. Para desenvolver o meu trabalho precisei buscar esclarecimento através dos referenciais teóricos de Borba, Costa, Magdalena, Fagundes, Freire, Maçada, Tijiboy e Valente. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-12-20T01:19:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/35700 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000795042 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/35700 |
identifier_str_mv |
000795042 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35700/1/000795042.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35700/2/000795042.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35700/3/000795042.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
608d379d37afac2ed1f6bda149522b54 e7b9a15995f8d0227fdf471934c838ee 4dcb520d5174e71a8b996cb99afe5854 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447069088808960 |