O Uso das TICS contribuindo para o processo de alfabetização e letramento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/102809 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um estudo sobre o uso das TICs - Tecnologias da Informação e da Comunicação na situação de alfabetização e letramento do aluno, através de uma pesquisa bibliográfica de autores que abordam o tema. Nosso objetivo é refletir como educadores e pesquisar sobre a utilização das tecnologias da informação e da comunicação frente ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos que estão sendo alfabetizados. Rever a ação pedagógica, analisar, produzir, assimilar novos conhecimentos para atender as exigências do aluno que temos hoje nas salas de aula. Uma geração que chega às escolas com um grande conhecimento das tecnologias as usa para se divertir e por que não para aprender. A revolução tecnológica se impõe e transforma as maneiras de pensar, agir, ser, mudando também as formas de se comunicar e de adquirir conhecimentos. Necessitamos utilizar novas práticas pedagógicas para que possamos motivar o ensino e aprendizagem de nossos alunos, seres conectados ao mundo virtual. |
id |
UFRGS-2_e0b7916d229872ac8543b2bcbf0c6550 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102809 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lazzari, Solange Marlise EstimaMehlecke, Querte Teresinha Conzi2014-09-11T02:09:40Z2012http://hdl.handle.net/10183/102809000921449Este trabalho apresenta um estudo sobre o uso das TICs - Tecnologias da Informação e da Comunicação na situação de alfabetização e letramento do aluno, através de uma pesquisa bibliográfica de autores que abordam o tema. Nosso objetivo é refletir como educadores e pesquisar sobre a utilização das tecnologias da informação e da comunicação frente ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos que estão sendo alfabetizados. Rever a ação pedagógica, analisar, produzir, assimilar novos conhecimentos para atender as exigências do aluno que temos hoje nas salas de aula. Uma geração que chega às escolas com um grande conhecimento das tecnologias as usa para se divertir e por que não para aprender. A revolução tecnológica se impõe e transforma as maneiras de pensar, agir, ser, mudando também as formas de se comunicar e de adquirir conhecimentos. Necessitamos utilizar novas práticas pedagógicas para que possamos motivar o ensino e aprendizagem de nossos alunos, seres conectados ao mundo virtual.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)AlfabetizaçãoLetramentoO Uso das TICS contribuindo para o processo de alfabetização e letramentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000921449.pdf000921449.pdfTexto completoapplication/pdf418021http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102809/1/000921449.pdf16074a19a58537c07be86a357e2e47e1MD51TEXT000921449.pdf.txt000921449.pdf.txtExtracted Texttext/plain77190http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102809/2/000921449.pdf.txt25f591ffb4bad35f396ef5560d192f71MD52THUMBNAIL000921449.pdf.jpg000921449.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1063http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102809/3/000921449.pdf.jpge160746b73532758fc402d9089b063e9MD5310183/1028092018-10-25 09:02:57.091oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102809Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:02:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O Uso das TICS contribuindo para o processo de alfabetização e letramento |
title |
O Uso das TICS contribuindo para o processo de alfabetização e letramento |
spellingShingle |
O Uso das TICS contribuindo para o processo de alfabetização e letramento Lazzari, Solange Marlise Estima Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Alfabetização Letramento |
title_short |
O Uso das TICS contribuindo para o processo de alfabetização e letramento |
title_full |
O Uso das TICS contribuindo para o processo de alfabetização e letramento |
title_fullStr |
O Uso das TICS contribuindo para o processo de alfabetização e letramento |
title_full_unstemmed |
O Uso das TICS contribuindo para o processo de alfabetização e letramento |
title_sort |
O Uso das TICS contribuindo para o processo de alfabetização e letramento |
author |
Lazzari, Solange Marlise Estima |
author_facet |
Lazzari, Solange Marlise Estima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lazzari, Solange Marlise Estima |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mehlecke, Querte Teresinha Conzi |
contributor_str_mv |
Mehlecke, Querte Teresinha Conzi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Alfabetização Letramento |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Alfabetização Letramento |
description |
Este trabalho apresenta um estudo sobre o uso das TICs - Tecnologias da Informação e da Comunicação na situação de alfabetização e letramento do aluno, através de uma pesquisa bibliográfica de autores que abordam o tema. Nosso objetivo é refletir como educadores e pesquisar sobre a utilização das tecnologias da informação e da comunicação frente ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos que estão sendo alfabetizados. Rever a ação pedagógica, analisar, produzir, assimilar novos conhecimentos para atender as exigências do aluno que temos hoje nas salas de aula. Uma geração que chega às escolas com um grande conhecimento das tecnologias as usa para se divertir e por que não para aprender. A revolução tecnológica se impõe e transforma as maneiras de pensar, agir, ser, mudando também as formas de se comunicar e de adquirir conhecimentos. Necessitamos utilizar novas práticas pedagógicas para que possamos motivar o ensino e aprendizagem de nossos alunos, seres conectados ao mundo virtual. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-11T02:09:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/102809 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000921449 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/102809 |
identifier_str_mv |
000921449 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102809/1/000921449.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102809/2/000921449.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102809/3/000921449.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
16074a19a58537c07be86a357e2e47e1 25f591ffb4bad35f396ef5560d192f71 e160746b73532758fc402d9089b063e9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224471301849088 |