Por que pedagogia? motivos de escolha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Marina Richter
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88148
Resumo: Este trabalho decorre da inquietação sobre os motivos de escolha profissional, considerando minha experiência de trabalho, o contato com pessoas satisfeitas e outras descontentes com sua atividade. Procurei, ao realizar esta pesquisa, de caráter quáli quantitativo, em que se utilizou um questionário com 90 estudantes ingressantes no curso de Pedagogia da UFRGS no ano de 2013, investigar o que os levou a essa escolha. As categorias de análise foram: perfil dos estudantes, momento da escolha, influência das experiências anteriores, razões da escolha pela Pedagogia e área de atuação pretendida. Utilizo como referencial teórico central Dulce Helena Penna Soares (2002) acerca do tema da escolha profissional e José Carlos Libâneo (1999) sobre a Pedagogia. Os objetivos do estudo foram identificar os motivos da escolha do curso, bem como colaborar com reflexões e aprimoramentos do mesmo, a fim de formar pedagogos conhecedores da área na qual atuarão e gerar um grau de satisfação profissional que possibilite à educação maior atenção e qualidade. Através da sistematização e análise das respostas, percebi que cada escolha é singular, agregada de valores atribuídos pelo indivíduo. Todavia, identifiquei recorrências, como: gostar de crianças, acreditar na educação, inspiração em alguém, influência familiar e escolar, facilidade em passar no vestibular. Os achados da pesquisa confirmam, em grande medida, outros estudos sobre o tema dos fatores que influenciam na escolha profissional.
id UFRGS-2_64ad3986154e2b44ba567b78619e17f9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88148
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Duarte, Marina RichterMarques, Tânia Beatriz Iwaszko2014-03-06T01:49:50Z2013http://hdl.handle.net/10183/88148000912060Este trabalho decorre da inquietação sobre os motivos de escolha profissional, considerando minha experiência de trabalho, o contato com pessoas satisfeitas e outras descontentes com sua atividade. Procurei, ao realizar esta pesquisa, de caráter quáli quantitativo, em que se utilizou um questionário com 90 estudantes ingressantes no curso de Pedagogia da UFRGS no ano de 2013, investigar o que os levou a essa escolha. As categorias de análise foram: perfil dos estudantes, momento da escolha, influência das experiências anteriores, razões da escolha pela Pedagogia e área de atuação pretendida. Utilizo como referencial teórico central Dulce Helena Penna Soares (2002) acerca do tema da escolha profissional e José Carlos Libâneo (1999) sobre a Pedagogia. Os objetivos do estudo foram identificar os motivos da escolha do curso, bem como colaborar com reflexões e aprimoramentos do mesmo, a fim de formar pedagogos conhecedores da área na qual atuarão e gerar um grau de satisfação profissional que possibilite à educação maior atenção e qualidade. Através da sistematização e análise das respostas, percebi que cada escolha é singular, agregada de valores atribuídos pelo indivíduo. Todavia, identifiquei recorrências, como: gostar de crianças, acreditar na educação, inspiração em alguém, influência familiar e escolar, facilidade em passar no vestibular. Os achados da pesquisa confirmam, em grande medida, outros estudos sobre o tema dos fatores que influenciam na escolha profissional.application/pdfporEscolha profissionalFormação acadêmicaPedagogiaPor que pedagogia? motivos de escolhainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000912060.pdf000912060.pdfTexto completoapplication/pdf937985http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88148/1/000912060.pdfb0e32a7e677ec7a35a626990c09b436eMD51TEXT000912060.pdf.txt000912060.pdf.txtExtracted Texttext/plain83546http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88148/2/000912060.pdf.txtbff8d080ae727a1cf2668c40f8e53bc1MD52THUMBNAIL000912060.pdf.jpg000912060.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg935http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88148/3/000912060.pdf.jpg76b15ed678325a525bf6738ee373be06MD5310183/881482018-10-18 08:13:41.702oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88148Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-18T11:13:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Por que pedagogia? motivos de escolha
title Por que pedagogia? motivos de escolha
spellingShingle Por que pedagogia? motivos de escolha
Duarte, Marina Richter
Escolha profissional
Formação acadêmica
Pedagogia
title_short Por que pedagogia? motivos de escolha
title_full Por que pedagogia? motivos de escolha
title_fullStr Por que pedagogia? motivos de escolha
title_full_unstemmed Por que pedagogia? motivos de escolha
title_sort Por que pedagogia? motivos de escolha
author Duarte, Marina Richter
author_facet Duarte, Marina Richter
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Marina Richter
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
contributor_str_mv Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
dc.subject.por.fl_str_mv Escolha profissional
Formação acadêmica
Pedagogia
topic Escolha profissional
Formação acadêmica
Pedagogia
description Este trabalho decorre da inquietação sobre os motivos de escolha profissional, considerando minha experiência de trabalho, o contato com pessoas satisfeitas e outras descontentes com sua atividade. Procurei, ao realizar esta pesquisa, de caráter quáli quantitativo, em que se utilizou um questionário com 90 estudantes ingressantes no curso de Pedagogia da UFRGS no ano de 2013, investigar o que os levou a essa escolha. As categorias de análise foram: perfil dos estudantes, momento da escolha, influência das experiências anteriores, razões da escolha pela Pedagogia e área de atuação pretendida. Utilizo como referencial teórico central Dulce Helena Penna Soares (2002) acerca do tema da escolha profissional e José Carlos Libâneo (1999) sobre a Pedagogia. Os objetivos do estudo foram identificar os motivos da escolha do curso, bem como colaborar com reflexões e aprimoramentos do mesmo, a fim de formar pedagogos conhecedores da área na qual atuarão e gerar um grau de satisfação profissional que possibilite à educação maior atenção e qualidade. Através da sistematização e análise das respostas, percebi que cada escolha é singular, agregada de valores atribuídos pelo indivíduo. Todavia, identifiquei recorrências, como: gostar de crianças, acreditar na educação, inspiração em alguém, influência familiar e escolar, facilidade em passar no vestibular. Os achados da pesquisa confirmam, em grande medida, outros estudos sobre o tema dos fatores que influenciam na escolha profissional.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-06T01:49:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/88148
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000912060
url http://hdl.handle.net/10183/88148
identifier_str_mv 000912060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88148/1/000912060.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88148/2/000912060.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88148/3/000912060.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b0e32a7e677ec7a35a626990c09b436e
bff8d080ae727a1cf2668c40f8e53bc1
76b15ed678325a525bf6738ee373be06
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724558467137536