O QUE DETERMINA A ESCOLHA POR UM CURSO? UM ESTUDO SOBRE OS MOTIVOS, OS ASPECTOS E AS RAZÕES QUE CONDUZIRAM PEDAGOGOS A OPTAREM PELO CURSO DE PEDAGOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucinda, Nilzilene Imaculada
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Araújo, Regina Magna Bonifácio de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/255
Resumo: Este artigo apresenta um estudo construído a partir dos textos obtidos em entrevistas semiestruturadas, realizadas com pedagogos, em que se verificaram os aspectos que levaram esses profissionais a se identificarem com a área educacional, a cursar Pedagogia e optarem ou não por esta profissão, caso fizessem a escolha hoje. O texto é um recorte dos dados coletados para uma pesquisa de Mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFOP. A metodologia, de cunho biográfico, fez uso de um questionário, que buscou identificar o perfil dos pedagogos e uma entrevista semiestruturada, elaborada nesta perspectiva, que procurou explicitar as vozes dos sujeitos que narraram suas histórias, experiências, seus contextos, as influências sofridas e suas escolhas. Os resultados indicaram os vários aspectos que conduziram os pedagogos a se identificarem com a área educacional: a opção pessoal e o gosto pela área educacional; o desejo e o sonho de criança; a influência da família e até mesmo a falta de opção. Sobre a motivação para cursar Pedagogia, para a maioria, o curso de Magistério foi decisivo. Quanto à escolha por uma profissão hoje, 90% dos entrevistados optariam novamente pelo curso. A abordagem adotada permitiu explicitar sentimentos e representações acerca das escolhas dos pedagogos e evidenciou que a opção pelo curso sofreu influência das questões de gênero, tempo histórico e espaço geográfico, além de outras referências.
id FAMA-0_78c6b1c037f374760342d748fa6d5563
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/255
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling O QUE DETERMINA A ESCOLHA POR UM CURSO? UM ESTUDO SOBRE OS MOTIVOS, OS ASPECTOS E AS RAZÕES QUE CONDUZIRAM PEDAGOGOS A OPTAREM PELO CURSO DE PEDAGOGIACurso de Pedagogia. Formação do pedagogo. Escolha profissional.Este artigo apresenta um estudo construído a partir dos textos obtidos em entrevistas semiestruturadas, realizadas com pedagogos, em que se verificaram os aspectos que levaram esses profissionais a se identificarem com a área educacional, a cursar Pedagogia e optarem ou não por esta profissão, caso fizessem a escolha hoje. O texto é um recorte dos dados coletados para uma pesquisa de Mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFOP. A metodologia, de cunho biográfico, fez uso de um questionário, que buscou identificar o perfil dos pedagogos e uma entrevista semiestruturada, elaborada nesta perspectiva, que procurou explicitar as vozes dos sujeitos que narraram suas histórias, experiências, seus contextos, as influências sofridas e suas escolhas. Os resultados indicaram os vários aspectos que conduziram os pedagogos a se identificarem com a área educacional: a opção pessoal e o gosto pela área educacional; o desejo e o sonho de criança; a influência da família e até mesmo a falta de opção. Sobre a motivação para cursar Pedagogia, para a maioria, o curso de Magistério foi decisivo. Quanto à escolha por uma profissão hoje, 90% dos entrevistados optariam novamente pelo curso. A abordagem adotada permitiu explicitar sentimentos e representações acerca das escolhas dos pedagogos e evidenciou que a opção pelo curso sofreu influência das questões de gênero, tempo histórico e espaço geográfico, além de outras referências.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMALucinda, Nilzilene ImaculadaAraújo, Regina Magna Bonifácio de2017-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/255Pedagogia em Foco; v. 12, n. 7 (2017): Pedagogia em Foco; 41-592178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/255/203Direitos autorais 2017 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/255Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:19.46Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv O QUE DETERMINA A ESCOLHA POR UM CURSO? UM ESTUDO SOBRE OS MOTIVOS, OS ASPECTOS E AS RAZÕES QUE CONDUZIRAM PEDAGOGOS A OPTAREM PELO CURSO DE PEDAGOGIA
title O QUE DETERMINA A ESCOLHA POR UM CURSO? UM ESTUDO SOBRE OS MOTIVOS, OS ASPECTOS E AS RAZÕES QUE CONDUZIRAM PEDAGOGOS A OPTAREM PELO CURSO DE PEDAGOGIA
spellingShingle O QUE DETERMINA A ESCOLHA POR UM CURSO? UM ESTUDO SOBRE OS MOTIVOS, OS ASPECTOS E AS RAZÕES QUE CONDUZIRAM PEDAGOGOS A OPTAREM PELO CURSO DE PEDAGOGIA
Lucinda, Nilzilene Imaculada
Curso de Pedagogia. Formação do pedagogo. Escolha profissional.
title_short O QUE DETERMINA A ESCOLHA POR UM CURSO? UM ESTUDO SOBRE OS MOTIVOS, OS ASPECTOS E AS RAZÕES QUE CONDUZIRAM PEDAGOGOS A OPTAREM PELO CURSO DE PEDAGOGIA
title_full O QUE DETERMINA A ESCOLHA POR UM CURSO? UM ESTUDO SOBRE OS MOTIVOS, OS ASPECTOS E AS RAZÕES QUE CONDUZIRAM PEDAGOGOS A OPTAREM PELO CURSO DE PEDAGOGIA
title_fullStr O QUE DETERMINA A ESCOLHA POR UM CURSO? UM ESTUDO SOBRE OS MOTIVOS, OS ASPECTOS E AS RAZÕES QUE CONDUZIRAM PEDAGOGOS A OPTAREM PELO CURSO DE PEDAGOGIA
title_full_unstemmed O QUE DETERMINA A ESCOLHA POR UM CURSO? UM ESTUDO SOBRE OS MOTIVOS, OS ASPECTOS E AS RAZÕES QUE CONDUZIRAM PEDAGOGOS A OPTAREM PELO CURSO DE PEDAGOGIA
title_sort O QUE DETERMINA A ESCOLHA POR UM CURSO? UM ESTUDO SOBRE OS MOTIVOS, OS ASPECTOS E AS RAZÕES QUE CONDUZIRAM PEDAGOGOS A OPTAREM PELO CURSO DE PEDAGOGIA
author Lucinda, Nilzilene Imaculada
author_facet Lucinda, Nilzilene Imaculada
Araújo, Regina Magna Bonifácio de
author_role author
author2 Araújo, Regina Magna Bonifácio de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucinda, Nilzilene Imaculada
Araújo, Regina Magna Bonifácio de
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Curso de Pedagogia. Formação do pedagogo. Escolha profissional.
topic Curso de Pedagogia. Formação do pedagogo. Escolha profissional.
dc.description.none.fl_txt_mv Este artigo apresenta um estudo construído a partir dos textos obtidos em entrevistas semiestruturadas, realizadas com pedagogos, em que se verificaram os aspectos que levaram esses profissionais a se identificarem com a área educacional, a cursar Pedagogia e optarem ou não por esta profissão, caso fizessem a escolha hoje. O texto é um recorte dos dados coletados para uma pesquisa de Mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFOP. A metodologia, de cunho biográfico, fez uso de um questionário, que buscou identificar o perfil dos pedagogos e uma entrevista semiestruturada, elaborada nesta perspectiva, que procurou explicitar as vozes dos sujeitos que narraram suas histórias, experiências, seus contextos, as influências sofridas e suas escolhas. Os resultados indicaram os vários aspectos que conduziram os pedagogos a se identificarem com a área educacional: a opção pessoal e o gosto pela área educacional; o desejo e o sonho de criança; a influência da família e até mesmo a falta de opção. Sobre a motivação para cursar Pedagogia, para a maioria, o curso de Magistério foi decisivo. Quanto à escolha por uma profissão hoje, 90% dos entrevistados optariam novamente pelo curso. A abordagem adotada permitiu explicitar sentimentos e representações acerca das escolhas dos pedagogos e evidenciou que a opção pelo curso sofreu influência das questões de gênero, tempo histórico e espaço geográfico, além de outras referências.
description Este artigo apresenta um estudo construído a partir dos textos obtidos em entrevistas semiestruturadas, realizadas com pedagogos, em que se verificaram os aspectos que levaram esses profissionais a se identificarem com a área educacional, a cursar Pedagogia e optarem ou não por esta profissão, caso fizessem a escolha hoje. O texto é um recorte dos dados coletados para uma pesquisa de Mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFOP. A metodologia, de cunho biográfico, fez uso de um questionário, que buscou identificar o perfil dos pedagogos e uma entrevista semiestruturada, elaborada nesta perspectiva, que procurou explicitar as vozes dos sujeitos que narraram suas histórias, experiências, seus contextos, as influências sofridas e suas escolhas. Os resultados indicaram os vários aspectos que conduziram os pedagogos a se identificarem com a área educacional: a opção pessoal e o gosto pela área educacional; o desejo e o sonho de criança; a influência da família e até mesmo a falta de opção. Sobre a motivação para cursar Pedagogia, para a maioria, o curso de Magistério foi decisivo. Quanto à escolha por uma profissão hoje, 90% dos entrevistados optariam novamente pelo curso. A abordagem adotada permitiu explicitar sentimentos e representações acerca das escolhas dos pedagogos e evidenciou que a opção pelo curso sofreu influência das questões de gênero, tempo histórico e espaço geográfico, além de outras referências.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/255
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/255/203
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 12, n. 7 (2017): Pedagogia em Foco; 41-59
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742926309261312