O QUE DETERMINA A ESCOLHA POR UM CURSO? UM ESTUDO SOBRE OS MOTIVOS, OS ASPECTOS E AS RAZÕES QUE CONDUZIRAM PEDAGOGOS A OPTAREM PELO CURSO DE PEDAGOGIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/255 |
Resumo: | Este artigo apresenta um estudo construído a partir dos textos obtidos em entrevistas semiestruturadas, realizadas com pedagogos, em que se verificaram os aspectos que levaram esses profissionais a se identificarem com a área educacional, a cursar Pedagogia e optarem ou não por esta profissão, caso fizessem a escolha hoje. O texto é um recorte dos dados coletados para uma pesquisa de Mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFOP. A metodologia, de cunho biográfico, fez uso de um questionário, que buscou identificar o perfil dos pedagogos e uma entrevista semiestruturada, elaborada nesta perspectiva, que procurou explicitar as vozes dos sujeitos que narraram suas histórias, experiências, seus contextos, as influências sofridas e suas escolhas. Os resultados indicaram os vários aspectos que conduziram os pedagogos a se identificarem com a área educacional: a opção pessoal e o gosto pela área educacional; o desejo e o sonho de criança; a influência da família e até mesmo a falta de opção. Sobre a motivação para cursar Pedagogia, para a maioria, o curso de Magistério foi decisivo. Quanto à escolha por uma profissão hoje, 90% dos entrevistados optariam novamente pelo curso. A abordagem adotada permitiu explicitar sentimentos e representações acerca das escolhas dos pedagogos e evidenciou que a opção pelo curso sofreu influência das questões de gênero, tempo histórico e espaço geográfico, além de outras referências. |
id |
FAMA-0_78c6b1c037f374760342d748fa6d5563 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/255 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
O QUE DETERMINA A ESCOLHA POR UM CURSO? UM ESTUDO SOBRE OS MOTIVOS, OS ASPECTOS E AS RAZÕES QUE CONDUZIRAM PEDAGOGOS A OPTAREM PELO CURSO DE PEDAGOGIACurso de Pedagogia. Formação do pedagogo. Escolha profissional.Este artigo apresenta um estudo construído a partir dos textos obtidos em entrevistas semiestruturadas, realizadas com pedagogos, em que se verificaram os aspectos que levaram esses profissionais a se identificarem com a área educacional, a cursar Pedagogia e optarem ou não por esta profissão, caso fizessem a escolha hoje. O texto é um recorte dos dados coletados para uma pesquisa de Mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFOP. A metodologia, de cunho biográfico, fez uso de um questionário, que buscou identificar o perfil dos pedagogos e uma entrevista semiestruturada, elaborada nesta perspectiva, que procurou explicitar as vozes dos sujeitos que narraram suas histórias, experiências, seus contextos, as influências sofridas e suas escolhas. Os resultados indicaram os vários aspectos que conduziram os pedagogos a se identificarem com a área educacional: a opção pessoal e o gosto pela área educacional; o desejo e o sonho de criança; a influência da família e até mesmo a falta de opção. Sobre a motivação para cursar Pedagogia, para a maioria, o curso de Magistério foi decisivo. Quanto à escolha por uma profissão hoje, 90% dos entrevistados optariam novamente pelo curso. A abordagem adotada permitiu explicitar sentimentos e representações acerca das escolhas dos pedagogos e evidenciou que a opção pelo curso sofreu influência das questões de gênero, tempo histórico e espaço geográfico, além de outras referências.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMALucinda, Nilzilene ImaculadaAraújo, Regina Magna Bonifácio de2017-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/255Pedagogia em Foco; v. 12, n. 7 (2017): Pedagogia em Foco; 41-592178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/255/203Direitos autorais 2017 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/255Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:19.46Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O QUE DETERMINA A ESCOLHA POR UM CURSO? UM ESTUDO SOBRE OS MOTIVOS, OS ASPECTOS E AS RAZÕES QUE CONDUZIRAM PEDAGOGOS A OPTAREM PELO CURSO DE PEDAGOGIA |
title |
O QUE DETERMINA A ESCOLHA POR UM CURSO? UM ESTUDO SOBRE OS MOTIVOS, OS ASPECTOS E AS RAZÕES QUE CONDUZIRAM PEDAGOGOS A OPTAREM PELO CURSO DE PEDAGOGIA |
spellingShingle |
O QUE DETERMINA A ESCOLHA POR UM CURSO? UM ESTUDO SOBRE OS MOTIVOS, OS ASPECTOS E AS RAZÕES QUE CONDUZIRAM PEDAGOGOS A OPTAREM PELO CURSO DE PEDAGOGIA Lucinda, Nilzilene Imaculada Curso de Pedagogia. Formação do pedagogo. Escolha profissional. |
title_short |
O QUE DETERMINA A ESCOLHA POR UM CURSO? UM ESTUDO SOBRE OS MOTIVOS, OS ASPECTOS E AS RAZÕES QUE CONDUZIRAM PEDAGOGOS A OPTAREM PELO CURSO DE PEDAGOGIA |
title_full |
O QUE DETERMINA A ESCOLHA POR UM CURSO? UM ESTUDO SOBRE OS MOTIVOS, OS ASPECTOS E AS RAZÕES QUE CONDUZIRAM PEDAGOGOS A OPTAREM PELO CURSO DE PEDAGOGIA |
title_fullStr |
O QUE DETERMINA A ESCOLHA POR UM CURSO? UM ESTUDO SOBRE OS MOTIVOS, OS ASPECTOS E AS RAZÕES QUE CONDUZIRAM PEDAGOGOS A OPTAREM PELO CURSO DE PEDAGOGIA |
title_full_unstemmed |
O QUE DETERMINA A ESCOLHA POR UM CURSO? UM ESTUDO SOBRE OS MOTIVOS, OS ASPECTOS E AS RAZÕES QUE CONDUZIRAM PEDAGOGOS A OPTAREM PELO CURSO DE PEDAGOGIA |
title_sort |
O QUE DETERMINA A ESCOLHA POR UM CURSO? UM ESTUDO SOBRE OS MOTIVOS, OS ASPECTOS E AS RAZÕES QUE CONDUZIRAM PEDAGOGOS A OPTAREM PELO CURSO DE PEDAGOGIA |
author |
Lucinda, Nilzilene Imaculada |
author_facet |
Lucinda, Nilzilene Imaculada Araújo, Regina Magna Bonifácio de |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Regina Magna Bonifácio de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lucinda, Nilzilene Imaculada Araújo, Regina Magna Bonifácio de |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Curso de Pedagogia. Formação do pedagogo. Escolha profissional. |
topic |
Curso de Pedagogia. Formação do pedagogo. Escolha profissional. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este artigo apresenta um estudo construído a partir dos textos obtidos em entrevistas semiestruturadas, realizadas com pedagogos, em que se verificaram os aspectos que levaram esses profissionais a se identificarem com a área educacional, a cursar Pedagogia e optarem ou não por esta profissão, caso fizessem a escolha hoje. O texto é um recorte dos dados coletados para uma pesquisa de Mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFOP. A metodologia, de cunho biográfico, fez uso de um questionário, que buscou identificar o perfil dos pedagogos e uma entrevista semiestruturada, elaborada nesta perspectiva, que procurou explicitar as vozes dos sujeitos que narraram suas histórias, experiências, seus contextos, as influências sofridas e suas escolhas. Os resultados indicaram os vários aspectos que conduziram os pedagogos a se identificarem com a área educacional: a opção pessoal e o gosto pela área educacional; o desejo e o sonho de criança; a influência da família e até mesmo a falta de opção. Sobre a motivação para cursar Pedagogia, para a maioria, o curso de Magistério foi decisivo. Quanto à escolha por uma profissão hoje, 90% dos entrevistados optariam novamente pelo curso. A abordagem adotada permitiu explicitar sentimentos e representações acerca das escolhas dos pedagogos e evidenciou que a opção pelo curso sofreu influência das questões de gênero, tempo histórico e espaço geográfico, além de outras referências. |
description |
Este artigo apresenta um estudo construído a partir dos textos obtidos em entrevistas semiestruturadas, realizadas com pedagogos, em que se verificaram os aspectos que levaram esses profissionais a se identificarem com a área educacional, a cursar Pedagogia e optarem ou não por esta profissão, caso fizessem a escolha hoje. O texto é um recorte dos dados coletados para uma pesquisa de Mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFOP. A metodologia, de cunho biográfico, fez uso de um questionário, que buscou identificar o perfil dos pedagogos e uma entrevista semiestruturada, elaborada nesta perspectiva, que procurou explicitar as vozes dos sujeitos que narraram suas histórias, experiências, seus contextos, as influências sofridas e suas escolhas. Os resultados indicaram os vários aspectos que conduziram os pedagogos a se identificarem com a área educacional: a opção pessoal e o gosto pela área educacional; o desejo e o sonho de criança; a influência da família e até mesmo a falta de opção. Sobre a motivação para cursar Pedagogia, para a maioria, o curso de Magistério foi decisivo. Quanto à escolha por uma profissão hoje, 90% dos entrevistados optariam novamente pelo curso. A abordagem adotada permitiu explicitar sentimentos e representações acerca das escolhas dos pedagogos e evidenciou que a opção pelo curso sofreu influência das questões de gênero, tempo histórico e espaço geográfico, além de outras referências. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/255 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/255 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/255/203 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 12, n. 7 (2017): Pedagogia em Foco; 41-59 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742926309261312 |