Plano de comunicação para a tendência interna "Livres" do Partido Social Liberal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corso, João Ricardo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/148834
Resumo: A necessidade de renovação no ecossistema político brasileiro, devido a desilusão da sociedade civil e maior engajamento dos jovens ao questionar sua representatividade e a legitimidade dos partidos atuais, criou uma oportunidade para o Partido Social Liberal iniciar um processo de renovação interna. Através da tendência interna formada por liberais e libertários denominada LIVRES, formou-se núcleos locais para a agremiação de novos filiados, alinhados com as ideias que pautam a renovação. A formação do núcleo em Porto Alegre abriu espaço para a criação de um plano de comunicação. Para a elaboração desse plano foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa. Entre as técnicas que foram utilizadas, incluem-se duas entrevistas estruturadas diretas com o Diretor executivo da Fundação do PSL e o Coordenador de Comunicação, a aplicação de um questionário junto aos atuais voluntários do núcleo do LIVRES em Porto Alegre, e a coleta de dados secundários através do mapeamento do eleitorado jovem e suas convicções. A partir da definição das premissas para o plano decorrentes da pesquisa, desenvolveu-se uma lista de ações a serem executadas através de múltiplos canais com a ajuda de cinco ferramentas de comunicação: propaganda, relações públicas, promoção de vendas e merchandising, marketing digital.
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spelling Corso, João RicardoNique, Walter Meucci2016-10-05T02:14:29Z2016http://hdl.handle.net/10183/148834001002607A necessidade de renovação no ecossistema político brasileiro, devido a desilusão da sociedade civil e maior engajamento dos jovens ao questionar sua representatividade e a legitimidade dos partidos atuais, criou uma oportunidade para o Partido Social Liberal iniciar um processo de renovação interna. Através da tendência interna formada por liberais e libertários denominada LIVRES, formou-se núcleos locais para a agremiação de novos filiados, alinhados com as ideias que pautam a renovação. A formação do núcleo em Porto Alegre abriu espaço para a criação de um plano de comunicação. Para a elaboração desse plano foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa. Entre as técnicas que foram utilizadas, incluem-se duas entrevistas estruturadas diretas com o Diretor executivo da Fundação do PSL e o Coordenador de Comunicação, a aplicação de um questionário junto aos atuais voluntários do núcleo do LIVRES em Porto Alegre, e a coleta de dados secundários através do mapeamento do eleitorado jovem e suas convicções. A partir da definição das premissas para o plano decorrentes da pesquisa, desenvolveu-se uma lista de ações a serem executadas através de múltiplos canais com a ajuda de cinco ferramentas de comunicação: propaganda, relações públicas, promoção de vendas e merchandising, marketing digital.The necessity for renovation in the Brazilian political ecosystem, given the disillusion within the civil society and strong engagement by the youth in the sense of questioning the representativeness and legitimacy of current political parties, created and opportunity for the Social Liberal Party to start a renovation process within the organization. Through the internal movement formed by classical liberals and libertarians that goes by the name “LIVRES”, local cells were created for the enrollment of new members, aligned with the ideas that guide the renovation. The formation of the cell in Porto Alegre opened space for the creation of a communication plan. To design this plan, an exploratory qualitative research was chosen. In the roll of techniques, it was included two interviews, with the Executive director of PSL Foundation and Communications Manager, a survey applied to the current volunteers of the local LIVRES cell in Porto Alegre, and the gathering of secondary data through the mapping of the the young electorate and their respective convictions. After defining the assumptions for the attainment of the plan, an action plan was developed and implemented through multiple channels with the help of five communication tools: propaganda, public relations, sales promotion, merchandising and digital marketing.application/pdfporPlano de comunicaçãoMarketing digitalCommunication planDigital marketingMarketing of ideiasPolitical marketingPlano de comunicação para a tendência interna "Livres" do Partido Social Liberalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2016/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001002607.pdf001002607.pdfTexto completoapplication/pdf894630http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148834/1/001002607.pdf11cad694af00d6f3396179f683f71d7aMD51TEXT001002607.pdf.txt001002607.pdf.txtExtracted Texttext/plain112971http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148834/2/001002607.pdf.txt3f4b97f728adc6b7981685061f0d2a3cMD52THUMBNAIL001002607.pdf.jpg001002607.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1099http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148834/3/001002607.pdf.jpg06009b11ba0834331a6a301841ed98d7MD5310183/1488342018-10-29 09:09:06.466oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148834Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:09:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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