Arte, educação e publicidade : o potencial crítico das práticas artísticas na construção de imaginários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Gustavo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/36799
Resumo: Partindo de uma revisão bibliográfica sobre o ensino da arte apoiada em textos de Fernando Hernandez e Ana Mae Barbosa, este trabalho propõe uma discussão sobre o consumo capitalista a partir de obras que se valem de signos e símbolos, presentes nos imaginários que cercam a cultura de massa e a vida cotidiana. Nosso recorte temático destaca pontos em comum entre a arte e a publicidade, ancorado em imagens que, desde a Pop Art, se apropriam da publicidade e vice versa. Nesse intuito abordamos as obras dos artistas Banksy, Jean François Boclé, Minerva Cuevas, Tom Sachs e Miguel Luciano. A leitura de alguns trabalhos desses artistas foi construída no encontro de questões próprias da sociologia, da arte contemporânea e da cultura visual.
id UFRGS-2_6527608516f25625567743c73ef0da24
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36799
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, GustavoKnaak, Bianca2012-01-20T01:21:11Z2011http://hdl.handle.net/10183/36799000818298Partindo de uma revisão bibliográfica sobre o ensino da arte apoiada em textos de Fernando Hernandez e Ana Mae Barbosa, este trabalho propõe uma discussão sobre o consumo capitalista a partir de obras que se valem de signos e símbolos, presentes nos imaginários que cercam a cultura de massa e a vida cotidiana. Nosso recorte temático destaca pontos em comum entre a arte e a publicidade, ancorado em imagens que, desde a Pop Art, se apropriam da publicidade e vice versa. Nesse intuito abordamos as obras dos artistas Banksy, Jean François Boclé, Minerva Cuevas, Tom Sachs e Miguel Luciano. A leitura de alguns trabalhos desses artistas foi construída no encontro de questões próprias da sociologia, da arte contemporânea e da cultura visual.Based on a bibliographic review about the teaching of arts, supported by texts from Fernando Hernandez and Ana Mae Barbosa, this project proposes a discussion about capitalist consumptiom from works that use signs and symbols present in the imaginaries surrounding mass culture and everyday life. Our thematic clipping indicates common matters between art and advertisement grounded on images where art, since the Pop Art, appropriates publicity and vice versa. In this intention we approach Banksy, Jean François Boclé, Minerva Cuevas, Tom Sachs and Miguel Luciano’s works. The reading of some of these artists’ works has been constructed bringing around proper questions of sociology, contemporary art and visual culture.application/pdfporArte : EnsinoCultura visualArte contemporâneaArt teachingContemporary artistic practicesCritical thinkingVisual cultureArte, educação e publicidade : o potencial crítico das práticas artísticas na construção de imagináriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2011Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000818298.pdf000818298.pdfTexto completoapplication/pdf11095243http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36799/1/000818298.pdfc468a91e5aead6e9c3020287f51e3b2fMD51TEXT000818298.pdf.txt000818298.pdf.txtExtracted Texttext/plain156825http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36799/2/000818298.pdf.txt3db160153b48229fddbb43eea3519411MD52THUMBNAIL000818298.pdf.jpg000818298.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1079http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36799/3/000818298.pdf.jpgf0e59aeaa783ea7f90b24180cd5109c2MD5310183/367992018-10-08 07:52:52.127oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36799Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T10:52:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Arte, educação e publicidade : o potencial crítico das práticas artísticas na construção de imaginários
title Arte, educação e publicidade : o potencial crítico das práticas artísticas na construção de imaginários
spellingShingle Arte, educação e publicidade : o potencial crítico das práticas artísticas na construção de imaginários
Souza, Gustavo
Arte : Ensino
Cultura visual
Arte contemporânea
Art teaching
Contemporary artistic practices
Critical thinking
Visual culture
title_short Arte, educação e publicidade : o potencial crítico das práticas artísticas na construção de imaginários
title_full Arte, educação e publicidade : o potencial crítico das práticas artísticas na construção de imaginários
title_fullStr Arte, educação e publicidade : o potencial crítico das práticas artísticas na construção de imaginários
title_full_unstemmed Arte, educação e publicidade : o potencial crítico das práticas artísticas na construção de imaginários
title_sort Arte, educação e publicidade : o potencial crítico das práticas artísticas na construção de imaginários
author Souza, Gustavo
author_facet Souza, Gustavo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Gustavo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Knaak, Bianca
contributor_str_mv Knaak, Bianca
dc.subject.por.fl_str_mv Arte : Ensino
Cultura visual
Arte contemporânea
topic Arte : Ensino
Cultura visual
Arte contemporânea
Art teaching
Contemporary artistic practices
Critical thinking
Visual culture
dc.subject.eng.fl_str_mv Art teaching
Contemporary artistic practices
Critical thinking
Visual culture
description Partindo de uma revisão bibliográfica sobre o ensino da arte apoiada em textos de Fernando Hernandez e Ana Mae Barbosa, este trabalho propõe uma discussão sobre o consumo capitalista a partir de obras que se valem de signos e símbolos, presentes nos imaginários que cercam a cultura de massa e a vida cotidiana. Nosso recorte temático destaca pontos em comum entre a arte e a publicidade, ancorado em imagens que, desde a Pop Art, se apropriam da publicidade e vice versa. Nesse intuito abordamos as obras dos artistas Banksy, Jean François Boclé, Minerva Cuevas, Tom Sachs e Miguel Luciano. A leitura de alguns trabalhos desses artistas foi construída no encontro de questões próprias da sociologia, da arte contemporânea e da cultura visual.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-01-20T01:21:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/36799
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000818298
url http://hdl.handle.net/10183/36799
identifier_str_mv 000818298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36799/1/000818298.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36799/2/000818298.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36799/3/000818298.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c468a91e5aead6e9c3020287f51e3b2f
3db160153b48229fddbb43eea3519411
f0e59aeaa783ea7f90b24180cd5109c2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224421135876096