Atelier Entrópico: Dinâmicas de aprendizagens artísticas não formais, centradas num grupo de participantes dos 10 aos 14 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vale, Catarina Alexandra Fonseca do
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2486
Resumo: O presente estudo foi desenvolvido no âmbito do Mestrado de Educação Artística, com foco nas práticas artísticas contemporâneas na pré-adolescência, com incidência na Educação Não Formal. Com o intuito de sustentar teoricamente o projeto levado a cabo, estudou-se a perspetiva de autores de referência na área da Educação Artística, bem como no ensino das artes de um modo geral, estabelecendo-se assim um paralelismo entre os conceitos teóricos e as atividades práticas levadas a cabo. Com recurso à metodologia qualitativa, o estudo incide numa investigação-ação, que teve como instrumentos de recolha de dados questionários, fotografias, e diários de bordo. Deste modo, e através dos métodos de recolha de dados envolvidos, procedeu-se a uma reflexão em torno da problemática que incide na escassa oferta e dinâmicas de Arte Contemporânea na comunidade de Ponte de Lima. Com base nestes fatores, foram elaboradas duas atividades que tiveram como objetivos refletir sobre essa lacuna através do projeto orientado pela autora da dissertação, o Atelier Entrópico. Partindo das premissas exploração, criação e divulgação, que são os conceitos básicos do projeto, desenvolveu-se uma experiência artística dinâmica que contou com a participação de um grupo de pré-adolescentes. Com base nos conceitos clarificados e através dos questionários desenhados, procedeu-se à avaliação do projeto de investigação, que permitiu verificar a pertinência do Atelier Entrópico em Ponte de Lima, assim como a necessidade de trabalhar a Educação Artística e a Arte Contemporânea no meio. Desta forma, destaca-se um grande impacto no entendimento do conceito de Arte Contemporânea pelos participantes, e concluir que tal projeto desenvolvido permitiu uma melhor avaliação do trabalho que é elaborado no Atelier interna e externamente.
id RCAP_bb70d52aa56b89973e285d2a6a358344
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2486
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Atelier Entrópico: Dinâmicas de aprendizagens artísticas não formais, centradas num grupo de participantes dos 10 aos 14 anosEducação artísticaEducação não formalArte contemporâneaCultura visualArtistic educationNon-formal educationContemporary artVisual cultureO presente estudo foi desenvolvido no âmbito do Mestrado de Educação Artística, com foco nas práticas artísticas contemporâneas na pré-adolescência, com incidência na Educação Não Formal. Com o intuito de sustentar teoricamente o projeto levado a cabo, estudou-se a perspetiva de autores de referência na área da Educação Artística, bem como no ensino das artes de um modo geral, estabelecendo-se assim um paralelismo entre os conceitos teóricos e as atividades práticas levadas a cabo. Com recurso à metodologia qualitativa, o estudo incide numa investigação-ação, que teve como instrumentos de recolha de dados questionários, fotografias, e diários de bordo. Deste modo, e através dos métodos de recolha de dados envolvidos, procedeu-se a uma reflexão em torno da problemática que incide na escassa oferta e dinâmicas de Arte Contemporânea na comunidade de Ponte de Lima. Com base nestes fatores, foram elaboradas duas atividades que tiveram como objetivos refletir sobre essa lacuna através do projeto orientado pela autora da dissertação, o Atelier Entrópico. Partindo das premissas exploração, criação e divulgação, que são os conceitos básicos do projeto, desenvolveu-se uma experiência artística dinâmica que contou com a participação de um grupo de pré-adolescentes. Com base nos conceitos clarificados e através dos questionários desenhados, procedeu-se à avaliação do projeto de investigação, que permitiu verificar a pertinência do Atelier Entrópico em Ponte de Lima, assim como a necessidade de trabalhar a Educação Artística e a Arte Contemporânea no meio. Desta forma, destaca-se um grande impacto no entendimento do conceito de Arte Contemporânea pelos participantes, e concluir que tal projeto desenvolvido permitiu uma melhor avaliação do trabalho que é elaborado no Atelier interna e externamente.In order to theoretically sustain the project that was carried out, authors referenced in the Artistic Education area were studied, as well as art teaching in a general manner, thus establishing a parallelism between both theoretical concepts and practical activities carried out. As such, and through the involved data collection methods, we then turned to the problem that is the scarce offer and dynamics of Contemporary Art in the community of Ponte de Lima. Based on these facts, two activities were designed that aimed to address these problems through the project guided by the dissertation’s author, Atelier Entrópico. Starting from the premises of exploration, creation and dissemination, which are the project’s basic concepts, a dynamic art experience was carried out with the participation of a teenager’s group. Following the clarified concepts and developed questionnaires, the investigation project’s evaluation was then executed, allowing to draw conclusions about the developed project and how did it affect the participants.2021-02-03T12:48:46Z2020-11-24T00:00:00Z2020-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2486TID:202584461porVale, Catarina Alexandra Fonseca doinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:37:12Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2486Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:39.597482Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Atelier Entrópico: Dinâmicas de aprendizagens artísticas não formais, centradas num grupo de participantes dos 10 aos 14 anos
title Atelier Entrópico: Dinâmicas de aprendizagens artísticas não formais, centradas num grupo de participantes dos 10 aos 14 anos
spellingShingle Atelier Entrópico: Dinâmicas de aprendizagens artísticas não formais, centradas num grupo de participantes dos 10 aos 14 anos
Vale, Catarina Alexandra Fonseca do
Educação artística
Educação não formal
Arte contemporânea
Cultura visual
Artistic education
Non-formal education
Contemporary art
Visual culture
title_short Atelier Entrópico: Dinâmicas de aprendizagens artísticas não formais, centradas num grupo de participantes dos 10 aos 14 anos
title_full Atelier Entrópico: Dinâmicas de aprendizagens artísticas não formais, centradas num grupo de participantes dos 10 aos 14 anos
title_fullStr Atelier Entrópico: Dinâmicas de aprendizagens artísticas não formais, centradas num grupo de participantes dos 10 aos 14 anos
title_full_unstemmed Atelier Entrópico: Dinâmicas de aprendizagens artísticas não formais, centradas num grupo de participantes dos 10 aos 14 anos
title_sort Atelier Entrópico: Dinâmicas de aprendizagens artísticas não formais, centradas num grupo de participantes dos 10 aos 14 anos
author Vale, Catarina Alexandra Fonseca do
author_facet Vale, Catarina Alexandra Fonseca do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vale, Catarina Alexandra Fonseca do
dc.subject.por.fl_str_mv Educação artística
Educação não formal
Arte contemporânea
Cultura visual
Artistic education
Non-formal education
Contemporary art
Visual culture
topic Educação artística
Educação não formal
Arte contemporânea
Cultura visual
Artistic education
Non-formal education
Contemporary art
Visual culture
description O presente estudo foi desenvolvido no âmbito do Mestrado de Educação Artística, com foco nas práticas artísticas contemporâneas na pré-adolescência, com incidência na Educação Não Formal. Com o intuito de sustentar teoricamente o projeto levado a cabo, estudou-se a perspetiva de autores de referência na área da Educação Artística, bem como no ensino das artes de um modo geral, estabelecendo-se assim um paralelismo entre os conceitos teóricos e as atividades práticas levadas a cabo. Com recurso à metodologia qualitativa, o estudo incide numa investigação-ação, que teve como instrumentos de recolha de dados questionários, fotografias, e diários de bordo. Deste modo, e através dos métodos de recolha de dados envolvidos, procedeu-se a uma reflexão em torno da problemática que incide na escassa oferta e dinâmicas de Arte Contemporânea na comunidade de Ponte de Lima. Com base nestes fatores, foram elaboradas duas atividades que tiveram como objetivos refletir sobre essa lacuna através do projeto orientado pela autora da dissertação, o Atelier Entrópico. Partindo das premissas exploração, criação e divulgação, que são os conceitos básicos do projeto, desenvolveu-se uma experiência artística dinâmica que contou com a participação de um grupo de pré-adolescentes. Com base nos conceitos clarificados e através dos questionários desenhados, procedeu-se à avaliação do projeto de investigação, que permitiu verificar a pertinência do Atelier Entrópico em Ponte de Lima, assim como a necessidade de trabalhar a Educação Artística e a Arte Contemporânea no meio. Desta forma, destaca-se um grande impacto no entendimento do conceito de Arte Contemporânea pelos participantes, e concluir que tal projeto desenvolvido permitiu uma melhor avaliação do trabalho que é elaborado no Atelier interna e externamente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-24T00:00:00Z
2020-11-24
2021-02-03T12:48:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/2486
TID:202584461
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/2486
identifier_str_mv TID:202584461
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131522571173888