Práticas integrativas e complementares : atribuições e formação do farmacêutico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/217515 |
Resumo: | A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), implementada no ano de 2006, foi desenvolvida com o objetivo de atender às demandas da Organização Mundial da Saúde. A partir de conferências em saúde, notou-se um movimento no sentido da implementação de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde. A partir disso, sub-grupos de trabalho em diversas áreas foram criados para a formulação de suas diretrizes e então, a elaboração da política nacional. O objetivo deste trabalho é descrever a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares e discutir as atribuições e a formação do profissional farmacêutico no âmbito da Acupuntura, Fitoterapia e Homeopatia. A PNPIC possui diretrizes gerais para estruturação e fortalecimento da atenção em Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde e diretrizes específicas para implantação em cada área contemplada pela PNPIC. O farmacêutico é habilitado pelo Conselho Federal de Farmácia, através de legislações específicas para atuar em Acupuntura, Homeopatia e Fitoterapia. Estudos mostram que há desconhecimento por parte de profissionais da saúde e gestores a respeito da PNPIC e poucos dados são encontrados em relação à atuação do farmacêutico nesta área. Observou-se que a maioria das instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul oferta para seus alunos disciplinas nas áreas das Práticas Integrativas e Complementares, porém, nem todas habilitam o profissional para atuar nas PICs. Desta forma, cabe às instituições de ensino, proporcionar esse conhecimento aos seus alunos e habilitá-los para atuar nas Práticas Integrativas e Complementares, pois deve-se formar um profissional com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. |
id |
UFRGS-2_655dd41a95cb6188f4787f993b66c329 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217515 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bonfanti, Jacqueline WeisGarcia, Cassia Virginia2021-01-22T04:10:14Z2017http://hdl.handle.net/10183/217515001052915A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), implementada no ano de 2006, foi desenvolvida com o objetivo de atender às demandas da Organização Mundial da Saúde. A partir de conferências em saúde, notou-se um movimento no sentido da implementação de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde. A partir disso, sub-grupos de trabalho em diversas áreas foram criados para a formulação de suas diretrizes e então, a elaboração da política nacional. O objetivo deste trabalho é descrever a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares e discutir as atribuições e a formação do profissional farmacêutico no âmbito da Acupuntura, Fitoterapia e Homeopatia. A PNPIC possui diretrizes gerais para estruturação e fortalecimento da atenção em Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde e diretrizes específicas para implantação em cada área contemplada pela PNPIC. O farmacêutico é habilitado pelo Conselho Federal de Farmácia, através de legislações específicas para atuar em Acupuntura, Homeopatia e Fitoterapia. Estudos mostram que há desconhecimento por parte de profissionais da saúde e gestores a respeito da PNPIC e poucos dados são encontrados em relação à atuação do farmacêutico nesta área. Observou-se que a maioria das instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul oferta para seus alunos disciplinas nas áreas das Práticas Integrativas e Complementares, porém, nem todas habilitam o profissional para atuar nas PICs. Desta forma, cabe às instituições de ensino, proporcionar esse conhecimento aos seus alunos e habilitá-los para atuar nas Práticas Integrativas e Complementares, pois deve-se formar um profissional com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva.application/pdfporPráticas integrativas e complementares : SaúdeFarmacêuticosFormação profissional : FarmacêuticoPráticas integrativas e complementares : atribuições e formação do farmacêuticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de FarmáciaPorto Alegre, BR-RS2017Farmáciagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001052915.pdf.txt001052915.pdf.txtExtracted Texttext/plain82406http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217515/2/001052915.pdf.txt761f2561b8377c21fb8a664f9117c697MD52ORIGINAL001052915.pdfTexto completoapplication/pdf851560http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217515/1/001052915.pdff56647e229c94a95d03a028353647a2bMD5110183/2175152021-03-09 04:24:26.913319oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217515Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:24:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Práticas integrativas e complementares : atribuições e formação do farmacêutico |
title |
Práticas integrativas e complementares : atribuições e formação do farmacêutico |
spellingShingle |
Práticas integrativas e complementares : atribuições e formação do farmacêutico Bonfanti, Jacqueline Weis Práticas integrativas e complementares : Saúde Farmacêuticos Formação profissional : Farmacêutico |
title_short |
Práticas integrativas e complementares : atribuições e formação do farmacêutico |
title_full |
Práticas integrativas e complementares : atribuições e formação do farmacêutico |
title_fullStr |
Práticas integrativas e complementares : atribuições e formação do farmacêutico |
title_full_unstemmed |
Práticas integrativas e complementares : atribuições e formação do farmacêutico |
title_sort |
Práticas integrativas e complementares : atribuições e formação do farmacêutico |
author |
Bonfanti, Jacqueline Weis |
author_facet |
Bonfanti, Jacqueline Weis |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bonfanti, Jacqueline Weis |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Garcia, Cassia Virginia |
contributor_str_mv |
Garcia, Cassia Virginia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas integrativas e complementares : Saúde Farmacêuticos Formação profissional : Farmacêutico |
topic |
Práticas integrativas e complementares : Saúde Farmacêuticos Formação profissional : Farmacêutico |
description |
A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), implementada no ano de 2006, foi desenvolvida com o objetivo de atender às demandas da Organização Mundial da Saúde. A partir de conferências em saúde, notou-se um movimento no sentido da implementação de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde. A partir disso, sub-grupos de trabalho em diversas áreas foram criados para a formulação de suas diretrizes e então, a elaboração da política nacional. O objetivo deste trabalho é descrever a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares e discutir as atribuições e a formação do profissional farmacêutico no âmbito da Acupuntura, Fitoterapia e Homeopatia. A PNPIC possui diretrizes gerais para estruturação e fortalecimento da atenção em Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde e diretrizes específicas para implantação em cada área contemplada pela PNPIC. O farmacêutico é habilitado pelo Conselho Federal de Farmácia, através de legislações específicas para atuar em Acupuntura, Homeopatia e Fitoterapia. Estudos mostram que há desconhecimento por parte de profissionais da saúde e gestores a respeito da PNPIC e poucos dados são encontrados em relação à atuação do farmacêutico nesta área. Observou-se que a maioria das instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul oferta para seus alunos disciplinas nas áreas das Práticas Integrativas e Complementares, porém, nem todas habilitam o profissional para atuar nas PICs. Desta forma, cabe às instituições de ensino, proporcionar esse conhecimento aos seus alunos e habilitá-los para atuar nas Práticas Integrativas e Complementares, pois deve-se formar um profissional com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-22T04:10:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/217515 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001052915 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/217515 |
identifier_str_mv |
001052915 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217515/2/001052915.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217515/1/001052915.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
761f2561b8377c21fb8a664f9117c697 f56647e229c94a95d03a028353647a2b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224601388187648 |