Os saberes e os sabores do brincar com a geografia na infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Acauan, Andrea Tieppo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Costella, Roselane Zordan
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/232026
Resumo: Com a intencionalidade de reconhecer os saberes geográficos no contexto da Educação Infantil, inicialmente buscamos levantar a importância de um olhar para a especificidade dessa etapa e da riqueza que as crianças nos trazem com suas vivências em relação aos saberes geográficos por meio do ato de brincar. Este texto também retrata a construção das relações espaciais pelos Campos de Experiências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e as discussões de como os conceitos de Geografia devem estar presentes na concepção da formação de professores da Educação Infantil para que sejam complexizados nas observações e planejamentos das mediações dos objetivos de aprendizagens. A reflexão está voltada na criança, para a criança e com a criança.
id UFRGS-2_656835c99607e0056af6bc6bf9d684ac
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232026
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Acauan, Andrea TieppoCostella, Roselane Zordan2021-11-19T04:44:05Z2021http://hdl.handle.net/10183/232026001133604Com a intencionalidade de reconhecer os saberes geográficos no contexto da Educação Infantil, inicialmente buscamos levantar a importância de um olhar para a especificidade dessa etapa e da riqueza que as crianças nos trazem com suas vivências em relação aos saberes geográficos por meio do ato de brincar. Este texto também retrata a construção das relações espaciais pelos Campos de Experiências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e as discussões de como os conceitos de Geografia devem estar presentes na concepção da formação de professores da Educação Infantil para que sejam complexizados nas observações e planejamentos das mediações dos objetivos de aprendizagens. A reflexão está voltada na criança, para a criança e com a criança.With the intention of recognizing geographic knowledge in the context of Early Childhood Education, we initially sought to raise the importance of looking at the specificity of this stage and the wealth that children bring us with their experiences in relation to geographic knowledge through the act of playing. This article also portrays the construction of spatial relationships by the " Fields of Experience from Brazilian Common National Base Childhood Education". Discussions of how the concepts of Geography should be present in the conception of teachers training of Early Childhood Education in order to be complexed in the remarks and planning of learning objectives. The reflection is focused on the child, to the child and with the child.application/pdfporCastrogiovanni, Antônio Carlos . . [et al.] (Orgs.). Movimentos para ensinar geografia : revoluções [recurso eletrônico]. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2021. p. [219]-236Ensino de geografiaFormação de professoresEducação infantilKnowledgeFields of experienceChildrenPlayingGeographyOs saberes e os sabores do brincar com a geografia na infânciaThe knowledge and flavors of playing with geography in childhood info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001133604.pdf.txt001133604.pdf.txtExtracted Texttext/plain52679http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232026/2/001133604.pdf.txt6d2d8cabcc74a109f385b44e47e81268MD52ORIGINAL001133604.pdfCapítulo 11application/pdf1080765http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232026/1/001133604.pdf0a54059832dac68ecdc8c3237624b6e0MD5110183/2320262021-11-20 05:57:15.84423oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232026Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:57:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os saberes e os sabores do brincar com a geografia na infância
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The knowledge and flavors of playing with geography in childhood
title Os saberes e os sabores do brincar com a geografia na infância
spellingShingle Os saberes e os sabores do brincar com a geografia na infância
Acauan, Andrea Tieppo
Ensino de geografia
Formação de professores
Educação infantil
Knowledge
Fields of experience
Children
Playing
Geography
title_short Os saberes e os sabores do brincar com a geografia na infância
title_full Os saberes e os sabores do brincar com a geografia na infância
title_fullStr Os saberes e os sabores do brincar com a geografia na infância
title_full_unstemmed Os saberes e os sabores do brincar com a geografia na infância
title_sort Os saberes e os sabores do brincar com a geografia na infância
author Acauan, Andrea Tieppo
author_facet Acauan, Andrea Tieppo
Costella, Roselane Zordan
author_role author
author2 Costella, Roselane Zordan
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Acauan, Andrea Tieppo
Costella, Roselane Zordan
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de geografia
Formação de professores
Educação infantil
topic Ensino de geografia
Formação de professores
Educação infantil
Knowledge
Fields of experience
Children
Playing
Geography
dc.subject.eng.fl_str_mv Knowledge
Fields of experience
Children
Playing
Geography
description Com a intencionalidade de reconhecer os saberes geográficos no contexto da Educação Infantil, inicialmente buscamos levantar a importância de um olhar para a especificidade dessa etapa e da riqueza que as crianças nos trazem com suas vivências em relação aos saberes geográficos por meio do ato de brincar. Este texto também retrata a construção das relações espaciais pelos Campos de Experiências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e as discussões de como os conceitos de Geografia devem estar presentes na concepção da formação de professores da Educação Infantil para que sejam complexizados nas observações e planejamentos das mediações dos objetivos de aprendizagens. A reflexão está voltada na criança, para a criança e com a criança.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-19T04:44:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/232026
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001133604
url http://hdl.handle.net/10183/232026
identifier_str_mv 001133604
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Castrogiovanni, Antônio Carlos . . [et al.] (Orgs.). Movimentos para ensinar geografia : revoluções [recurso eletrônico]. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2021. p. [219]-236
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232026/2/001133604.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232026/1/001133604.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6d2d8cabcc74a109f385b44e47e81268
0a54059832dac68ecdc8c3237624b6e0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225042859655168