Os saberes e os sabores do brincar com a geografia na infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/232026 |
Resumo: | Com a intencionalidade de reconhecer os saberes geográficos no contexto da Educação Infantil, inicialmente buscamos levantar a importância de um olhar para a especificidade dessa etapa e da riqueza que as crianças nos trazem com suas vivências em relação aos saberes geográficos por meio do ato de brincar. Este texto também retrata a construção das relações espaciais pelos Campos de Experiências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e as discussões de como os conceitos de Geografia devem estar presentes na concepção da formação de professores da Educação Infantil para que sejam complexizados nas observações e planejamentos das mediações dos objetivos de aprendizagens. A reflexão está voltada na criança, para a criança e com a criança. |
id |
UFRGS-2_656835c99607e0056af6bc6bf9d684ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232026 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Acauan, Andrea TieppoCostella, Roselane Zordan2021-11-19T04:44:05Z2021http://hdl.handle.net/10183/232026001133604Com a intencionalidade de reconhecer os saberes geográficos no contexto da Educação Infantil, inicialmente buscamos levantar a importância de um olhar para a especificidade dessa etapa e da riqueza que as crianças nos trazem com suas vivências em relação aos saberes geográficos por meio do ato de brincar. Este texto também retrata a construção das relações espaciais pelos Campos de Experiências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e as discussões de como os conceitos de Geografia devem estar presentes na concepção da formação de professores da Educação Infantil para que sejam complexizados nas observações e planejamentos das mediações dos objetivos de aprendizagens. A reflexão está voltada na criança, para a criança e com a criança.With the intention of recognizing geographic knowledge in the context of Early Childhood Education, we initially sought to raise the importance of looking at the specificity of this stage and the wealth that children bring us with their experiences in relation to geographic knowledge through the act of playing. This article also portrays the construction of spatial relationships by the " Fields of Experience from Brazilian Common National Base Childhood Education". Discussions of how the concepts of Geography should be present in the conception of teachers training of Early Childhood Education in order to be complexed in the remarks and planning of learning objectives. The reflection is focused on the child, to the child and with the child.application/pdfporCastrogiovanni, Antônio Carlos . . [et al.] (Orgs.). Movimentos para ensinar geografia : revoluções [recurso eletrônico]. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2021. p. [219]-236Ensino de geografiaFormação de professoresEducação infantilKnowledgeFields of experienceChildrenPlayingGeographyOs saberes e os sabores do brincar com a geografia na infânciaThe knowledge and flavors of playing with geography in childhood info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001133604.pdf.txt001133604.pdf.txtExtracted Texttext/plain52679http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232026/2/001133604.pdf.txt6d2d8cabcc74a109f385b44e47e81268MD52ORIGINAL001133604.pdfCapítulo 11application/pdf1080765http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232026/1/001133604.pdf0a54059832dac68ecdc8c3237624b6e0MD5110183/2320262021-11-20 05:57:15.84423oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232026Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:57:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os saberes e os sabores do brincar com a geografia na infância |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The knowledge and flavors of playing with geography in childhood |
title |
Os saberes e os sabores do brincar com a geografia na infância |
spellingShingle |
Os saberes e os sabores do brincar com a geografia na infância Acauan, Andrea Tieppo Ensino de geografia Formação de professores Educação infantil Knowledge Fields of experience Children Playing Geography |
title_short |
Os saberes e os sabores do brincar com a geografia na infância |
title_full |
Os saberes e os sabores do brincar com a geografia na infância |
title_fullStr |
Os saberes e os sabores do brincar com a geografia na infância |
title_full_unstemmed |
Os saberes e os sabores do brincar com a geografia na infância |
title_sort |
Os saberes e os sabores do brincar com a geografia na infância |
author |
Acauan, Andrea Tieppo |
author_facet |
Acauan, Andrea Tieppo Costella, Roselane Zordan |
author_role |
author |
author2 |
Costella, Roselane Zordan |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Acauan, Andrea Tieppo Costella, Roselane Zordan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de geografia Formação de professores Educação infantil |
topic |
Ensino de geografia Formação de professores Educação infantil Knowledge Fields of experience Children Playing Geography |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Knowledge Fields of experience Children Playing Geography |
description |
Com a intencionalidade de reconhecer os saberes geográficos no contexto da Educação Infantil, inicialmente buscamos levantar a importância de um olhar para a especificidade dessa etapa e da riqueza que as crianças nos trazem com suas vivências em relação aos saberes geográficos por meio do ato de brincar. Este texto também retrata a construção das relações espaciais pelos Campos de Experiências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e as discussões de como os conceitos de Geografia devem estar presentes na concepção da formação de professores da Educação Infantil para que sejam complexizados nas observações e planejamentos das mediações dos objetivos de aprendizagens. A reflexão está voltada na criança, para a criança e com a criança. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-11-19T04:44:05Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/232026 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001133604 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/232026 |
identifier_str_mv |
001133604 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Castrogiovanni, Antônio Carlos . . [et al.] (Orgs.). Movimentos para ensinar geografia : revoluções [recurso eletrônico]. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2021. p. [219]-236 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232026/2/001133604.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232026/1/001133604.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6d2d8cabcc74a109f385b44e47e81268 0a54059832dac68ecdc8c3237624b6e0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225042859655168 |