Os saberes da Geografia no contexto da educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Acauan, Andrea Tieppo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/232490
Resumo: Esta pesquisa objetiva analisar como os docentes atuantes na Educação Infantil agregam em seu fazer pedagógico temas que são pertinentes ao campo da ciência geográfica. Partimos do estranhamento gerado pela pouca discussão, nos cursos de Pedagogia, de como os saberes da Geografia devem estar presentes na concepção da formação dos professores de Educação Infantil. A pesquisa está voltada para uma abordagem de análise qualitativa de dados, organizados por meio de rodas de conversas com profissionais de Educação Infantil, tendo em vista a troca de conhecimentos, de experiências e de vivências de seus cotidianos e das relações socioespaciais. Na condução das conversas, envolvemos um questionário com perguntas que foram sendo discutidas em quatro encontros, divididos em dois momentos. O trabalho está referenciado nos conceitos de criança e infância para compreendermos as concepções que envolvem o tempo e o espaço. Seguindo as reflexões, abordamos quem é a criança da Educação Infantil e o que ela pode aprender com a Geografia, considerando a construção espaço/meio em seus movimentos. O texto retrata o desenvolvimento das relações espaciais pelos Campos de Experiências da BNCC, mediados pelos objetivos de aprendizagens e eixos estruturantes. Diante deste estudo, foi possível analisar, por meio dos dados e narrativas apresentadas pelas professoras, que muitas atividades experienciadas no cotidiano escolar referem-se às construções das relações espaciais. No entanto, não foi possível verificar a compreensão teórica destas em relação a tal assunto, em uma concepção do fazer pela intuição e não pela intenção. As discussões finais referem- se ao quanto estar agindo de forma consciente pode ou não qualificar o trabalho junto às crianças.
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