Käthe Kollwitz e a gravura moderna e revolucionária chinesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Aline Alessandra Zimmer da Paz
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/189143
Resumo: Esta pesquisa busca compreender as relações entre a obra da artista alemã Käthe Kollwitz (1867–1945) e a Gravura Moderna ou Gravura Revolucionária Chinesa, nos anos da República da China (1912–1949). Käthe Kollwitz, artista gráfica e escultora, legou diversas obras marcadas por preocupações sociais, em grande parte motivadas pelos impactos do processo de industrialização e da Primeira Guerra Mundial sobre a classe trabalhadora do Império Alemão. Teve obras consideradas “provocativas” aos olhos do governo imperial e, posteriormente, durante a Alemanha Nazista, foi intimidada pela Gestapo. Apesar disso, foi uma artista que exerceu influência para além da Alemanha, reverberando em países como Brasil e também na China, com o escritor Lu Xun (1881–1936) e a fundação da Gravura Moderna ou Gravura Revolucionária Chinesa. Este movimento gráfico surgiu no final dos anos 1920, momento em que Chiang Kai-shek, do Partido Nacionalista Chinês, assume o poder e inicia um período de terror e perseguição a comunistas. Lu Xun e demais envolvidos no movimento encontraram na gravura uma alternativa de comunicação com a massa trabalhadora e analfabeta, acreditando também que a gravura era uma ferramenta potente na promoção de mudanças políticas e sociais.
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