Käthe Kollwitz e a gravura moderna e revolucionária chinesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Aline Alessandra Zimmer da Paz
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/189143
Resumo: Esta pesquisa busca compreender as relações entre a obra da artista alemã Käthe Kollwitz (1867–1945) e a Gravura Moderna ou Gravura Revolucionária Chinesa, nos anos da República da China (1912–1949). Käthe Kollwitz, artista gráfica e escultora, legou diversas obras marcadas por preocupações sociais, em grande parte motivadas pelos impactos do processo de industrialização e da Primeira Guerra Mundial sobre a classe trabalhadora do Império Alemão. Teve obras consideradas “provocativas” aos olhos do governo imperial e, posteriormente, durante a Alemanha Nazista, foi intimidada pela Gestapo. Apesar disso, foi uma artista que exerceu influência para além da Alemanha, reverberando em países como Brasil e também na China, com o escritor Lu Xun (1881–1936) e a fundação da Gravura Moderna ou Gravura Revolucionária Chinesa. Este movimento gráfico surgiu no final dos anos 1920, momento em que Chiang Kai-shek, do Partido Nacionalista Chinês, assume o poder e inicia um período de terror e perseguição a comunistas. Lu Xun e demais envolvidos no movimento encontraram na gravura uma alternativa de comunicação com a massa trabalhadora e analfabeta, acreditando também que a gravura era uma ferramenta potente na promoção de mudanças políticas e sociais.
id UFRGS-2_65a087a6aad217016985e367fb55f7b9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189143
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pereira, Aline Alessandra Zimmer da PazKern, Daniela Pinheiro Machado2019-03-02T02:30:52Z2018http://hdl.handle.net/10183/189143001087506Esta pesquisa busca compreender as relações entre a obra da artista alemã Käthe Kollwitz (1867–1945) e a Gravura Moderna ou Gravura Revolucionária Chinesa, nos anos da República da China (1912–1949). Käthe Kollwitz, artista gráfica e escultora, legou diversas obras marcadas por preocupações sociais, em grande parte motivadas pelos impactos do processo de industrialização e da Primeira Guerra Mundial sobre a classe trabalhadora do Império Alemão. Teve obras consideradas “provocativas” aos olhos do governo imperial e, posteriormente, durante a Alemanha Nazista, foi intimidada pela Gestapo. Apesar disso, foi uma artista que exerceu influência para além da Alemanha, reverberando em países como Brasil e também na China, com o escritor Lu Xun (1881–1936) e a fundação da Gravura Moderna ou Gravura Revolucionária Chinesa. Este movimento gráfico surgiu no final dos anos 1920, momento em que Chiang Kai-shek, do Partido Nacionalista Chinês, assume o poder e inicia um período de terror e perseguição a comunistas. Lu Xun e demais envolvidos no movimento encontraram na gravura uma alternativa de comunicação com a massa trabalhadora e analfabeta, acreditando também que a gravura era uma ferramenta potente na promoção de mudanças políticas e sociais.This research aims to comprehend relations between the work of german artist Käthe Kollwitz (1867–1945) and the Modern Woodcut Movement, in the years of China’s Republic (1912–1949). Käthe Kollwitz, graphic artist and sculptor, bequeathed many works marked by social concern, largely motivated by the impacts of industrialization process and First World War on the working class of German Empire. Her works were considered “provocatives” in the eyes of imperial government and, posteriorly, during Nazi Germany, she was intimidated by Gestapo. Despite this, she was an artist that exerted influence beyond Germany, reverberating on countries like Brazil and China too, with the writer Lu Xun (1881–1936) and the foundation of Modern Woodcut Movement. This graphic movement emerged in the end of 1920s, moment when Chiang Kai-shek, from Nationalist Party, takes power and starts a terror’s time and persecution to communists. Lu Xun and other envolved on the movement found on woodcut an alternative of communication with the workers mass and unlettered, believing that woodcut was a potent tool on the promotion of political and social changes.application/pdfporKollwitz, Kathe, 1867-1945Lu, Xun, pseud., 1881-1936Arte : ChinaArte revolucionáriaGravura modernaGravura : ChinaChinaSocial artModern woodcut movementCensorshipKäthe Kollwitz e a gravura moderna e revolucionária chinesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2018História da Arte: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001087506.pdf.txt001087506.pdf.txtExtracted Texttext/plain197216http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189143/2/001087506.pdf.txt4296be20eac2743ed1df3cd13c6b3b5dMD52ORIGINAL001087506.pdfTexto completoapplication/pdf11821509http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189143/1/001087506.pdfa613aba52e4ceabcf2b8d569fa198a91MD5110183/1891432019-03-03 02:28:41.65249oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189143Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-03-03T05:28:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Käthe Kollwitz e a gravura moderna e revolucionária chinesa
title Käthe Kollwitz e a gravura moderna e revolucionária chinesa
spellingShingle Käthe Kollwitz e a gravura moderna e revolucionária chinesa
Pereira, Aline Alessandra Zimmer da Paz
Kollwitz, Kathe, 1867-1945
Lu, Xun, pseud., 1881-1936
Arte : China
Arte revolucionária
Gravura moderna
Gravura : China
China
Social art
Modern woodcut movement
Censorship
title_short Käthe Kollwitz e a gravura moderna e revolucionária chinesa
title_full Käthe Kollwitz e a gravura moderna e revolucionária chinesa
title_fullStr Käthe Kollwitz e a gravura moderna e revolucionária chinesa
title_full_unstemmed Käthe Kollwitz e a gravura moderna e revolucionária chinesa
title_sort Käthe Kollwitz e a gravura moderna e revolucionária chinesa
author Pereira, Aline Alessandra Zimmer da Paz
author_facet Pereira, Aline Alessandra Zimmer da Paz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Aline Alessandra Zimmer da Paz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kern, Daniela Pinheiro Machado
contributor_str_mv Kern, Daniela Pinheiro Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Kollwitz, Kathe, 1867-1945
Lu, Xun, pseud., 1881-1936
Arte : China
Arte revolucionária
Gravura moderna
Gravura : China
China
topic Kollwitz, Kathe, 1867-1945
Lu, Xun, pseud., 1881-1936
Arte : China
Arte revolucionária
Gravura moderna
Gravura : China
China
Social art
Modern woodcut movement
Censorship
dc.subject.eng.fl_str_mv Social art
Modern woodcut movement
Censorship
description Esta pesquisa busca compreender as relações entre a obra da artista alemã Käthe Kollwitz (1867–1945) e a Gravura Moderna ou Gravura Revolucionária Chinesa, nos anos da República da China (1912–1949). Käthe Kollwitz, artista gráfica e escultora, legou diversas obras marcadas por preocupações sociais, em grande parte motivadas pelos impactos do processo de industrialização e da Primeira Guerra Mundial sobre a classe trabalhadora do Império Alemão. Teve obras consideradas “provocativas” aos olhos do governo imperial e, posteriormente, durante a Alemanha Nazista, foi intimidada pela Gestapo. Apesar disso, foi uma artista que exerceu influência para além da Alemanha, reverberando em países como Brasil e também na China, com o escritor Lu Xun (1881–1936) e a fundação da Gravura Moderna ou Gravura Revolucionária Chinesa. Este movimento gráfico surgiu no final dos anos 1920, momento em que Chiang Kai-shek, do Partido Nacionalista Chinês, assume o poder e inicia um período de terror e perseguição a comunistas. Lu Xun e demais envolvidos no movimento encontraram na gravura uma alternativa de comunicação com a massa trabalhadora e analfabeta, acreditando também que a gravura era uma ferramenta potente na promoção de mudanças políticas e sociais.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-02T02:30:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/189143
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001087506
url http://hdl.handle.net/10183/189143
identifier_str_mv 001087506
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189143/2/001087506.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189143/1/001087506.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4296be20eac2743ed1df3cd13c6b3b5d
a613aba52e4ceabcf2b8d569fa198a91
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224567737286656