Arte Degenerada no MAC-USP: estudos de proveniência de obras de artistas condenados pelo Terceiro Reich
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-14082020-184906/ |
Resumo: | Esta dissertação propõe estudos de proveniência de cinco obras disponíveis no acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, o MAC-USP. Todas são gravuras produzidas entre 1916 e 1922 (durante e um pouco depois da Primeira Guerra Mundial) pelos artistas Karl Schmidt-Rottluff, Käthe Kollwitz e Paul Klee. Esses trabalhos, assim como outros expostos em museus públicos e em coleções privadas na Alemanha, foram categorizados pelo regime nazista como \"arte degenerada\". Esse processo, que começou em 1933 e seguiu até o fim da II Guerra Mundial em 1945, condenou a arte moderna dentro do país e dos territórios ocupados pelo exército alemão. A proposta é contribuir para o entendimento de como essas gravuras chegaram ao MAC-USP. |
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Arte Degenerada no MAC-USP: estudos de proveniência de obras de artistas condenados pelo Terceiro ReichDegenerate Art at MAC-USP: provenance studies of works of condemned artists by the Third ReichArte degeneradaArte modernaDegenerate artII Guerra MundialKarl Schmidt-RottluffKarl Schmidt-RottluffKäthe KollwitzKäthe KollwitzModern artPaul KleePaul KleeSegunda Guerra MundialWorld War IIEsta dissertação propõe estudos de proveniência de cinco obras disponíveis no acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, o MAC-USP. Todas são gravuras produzidas entre 1916 e 1922 (durante e um pouco depois da Primeira Guerra Mundial) pelos artistas Karl Schmidt-Rottluff, Käthe Kollwitz e Paul Klee. Esses trabalhos, assim como outros expostos em museus públicos e em coleções privadas na Alemanha, foram categorizados pelo regime nazista como \"arte degenerada\". Esse processo, que começou em 1933 e seguiu até o fim da II Guerra Mundial em 1945, condenou a arte moderna dentro do país e dos territórios ocupados pelo exército alemão. A proposta é contribuir para o entendimento de como essas gravuras chegaram ao MAC-USP.This research proposes provenance studies of five works that belong to the collection of the Museum of Contemporary Art of the University of São Paulo. They are prints produced between 1916 and 1922 (during and shortly after World War I) by Karl Schmidt-Rottluff, Käthe Kollwitz and Paul Klee. These works, as well as others exhibited in public museums and private collections in Germany, were categorized by the Nazi regime as \"degenerate art.\" This process, which began in 1933 and continued until the end of World War II in 1945, condemned modern art within Germany and other territories occupied by the German army. The proposal here is to contribute to the understanding of how these prints came to MAC-USP\'s collection.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMagalhães, Ana GonçalvesFrancisco, Fabiana Aiolfe2020-04-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-14082020-184906/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-08-21T18:37:02Zoai:teses.usp.br:tde-14082020-184906Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-08-21T18:37:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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