Theodor Heuberger, Kunsthändler: Entre las predilecciones artísticas modernistas y la propaganda nazi en Brasil (1924-1942)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mari, Marcelo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ARS (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/180502
Resumo: Theodor Heuberger foi Kunsthändler atuante no Rio de Janeiro e em São Paulo. Com formação em Munique, realizou exposições no Brasil com obras importantes do expressionismo alemão; foi, também, o primeiro a expor no país a artista Käthe Kollwitz. Além disso, difundiu, no ambiente cultural brasileiro, padrões renovados de desenho de lojas e de expografia ligados ao gosto estético do Deutscher Werkbund. Em que pese sua atuação em prol do expressionismo, Heuberger fundou uma revista de trocas culturais entre Alemanha e Brasil na qual a arte moderna dividiria espaço, progressivamente durante as décadas de 1930 e 1940, com notícias oficiais da Alemanha. De incentivadora da arte moderna alemã, a revista Intercâmbio terminaria seus dias como veículo de propaganda nazista.
id USP-45_8c2ea1b0d5a3f77d61e61301d7e1a3e7
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/180502
network_acronym_str USP-45
network_name_str ARS (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling Theodor Heuberger, Kunsthändler: Entre las predilecciones artísticas modernistas y la propaganda nazi en Brasil (1924-1942)Theodor Heuberger, Kunsthändler: Entre predileções artísticas modernistas e a propaganda nazista no Brasil (1924-1942)Theodor Heuberger, Kunsthändler: Between Modernist Artistic Predilections and Nazi Propaganda in Brazil (1924-1942)HeubergerExpresionismoKäthe KollwitzDeutscher WerkbundRevista IntercâmbioHeubergerExpressionismoKäthe KollwitzDeutscher WerkbundRevista IntercâmbioHeubergerExpressionismKäthe KollwitzDeutscher WerkbundIntercâmbioTheodor Heuberger foi Kunsthändler atuante no Rio de Janeiro e em São Paulo. Com formação em Munique, realizou exposições no Brasil com obras importantes do expressionismo alemão; foi, também, o primeiro a expor no país a artista Käthe Kollwitz. Além disso, difundiu, no ambiente cultural brasileiro, padrões renovados de desenho de lojas e de expografia ligados ao gosto estético do Deutscher Werkbund. Em que pese sua atuação em prol do expressionismo, Heuberger fundou uma revista de trocas culturais entre Alemanha e Brasil na qual a arte moderna dividiria espaço, progressivamente durante as décadas de 1930 e 1940, com notícias oficiais da Alemanha. De incentivadora da arte moderna alemã, a revista Intercâmbio terminaria seus dias como veículo de propaganda nazista.Theodor Heuberger was a Kunsthändler working in Rio de Janeiro and S.o Paulo. Educated in Munich, he organized exhibitions in Brazil with artworks by important names of German Expressionism and was the first to exhibit the artist Käthe Kollwitz in the country. He also disseminated new store and exhibition design patterns connected to the aesthetic of Deutscher Werkbund in Brazilian cultural milieu. Despite fostering Expressionism in the country, he founded a magazine of cultural exchange between Germany and Brazil in which modern art gradually came to share space, during the 1930s and the following decade, with official messages from Germany. As a supporter of German modern art, the journal Intercâmbio would end its days as a vehicle for Nazi propaganda.Theodor Heuberger fue Kunsthändler activo en Río de Janeiro y São Paulo. Formado en Múnich, organizó exposiciones en Brasil importantes obras del expresionismo alemán, además de haber sido el primero en exhibir a la artista Käthe Kollwitz en el país. En el ámbito cultural brasileño, difundió patrones renovados de diseño y expografía de tiendas vinculadas a la estética del Deutscher Werkbund. A pesar de su labor a favor del expresionismo, Heuberger fundó una revista de intercambios culturales entre Alemania y Brasil en la que el arte moderno progresivamente compartiría espacio, durante las décadas de 1930 y 1940, con noticias oficiales de Alemania. Promotora del arte alemán moderno, la revista Intercambio terminaría sus días como vehículo de propaganda nazi.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2021-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/18050210.11606/issn.2178-0447.ars.2021.180502ARS (São Paulo); v. 19 n. 41 (2021); 399-445ARS; Vol. 19 Núm. 41 (2021); 399-445ARS; Vol. 19 No. 41 (2021); 399-4452178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/180502/171436Copyright (c) 2021 Marcelo Marihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMari, Marcelo2021-11-26T10:07:10Zoai:revistas.usp.br:article/180502Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2021-11-26T10:07:10ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Theodor Heuberger, Kunsthändler: Entre las predilecciones artísticas modernistas y la propaganda nazi en Brasil (1924-1942)
Theodor Heuberger, Kunsthändler: Entre predileções artísticas modernistas e a propaganda nazista no Brasil (1924-1942)
Theodor Heuberger, Kunsthändler: Between Modernist Artistic Predilections and Nazi Propaganda in Brazil (1924-1942)
title Theodor Heuberger, Kunsthändler: Entre las predilecciones artísticas modernistas y la propaganda nazi en Brasil (1924-1942)
spellingShingle Theodor Heuberger, Kunsthändler: Entre las predilecciones artísticas modernistas y la propaganda nazi en Brasil (1924-1942)
Mari, Marcelo
Heuberger
Expresionismo
Käthe Kollwitz
Deutscher Werkbund
Revista Intercâmbio
Heuberger
Expressionismo
Käthe Kollwitz
Deutscher Werkbund
Revista Intercâmbio
Heuberger
Expressionism
Käthe Kollwitz
Deutscher Werkbund
Intercâmbio
title_short Theodor Heuberger, Kunsthändler: Entre las predilecciones artísticas modernistas y la propaganda nazi en Brasil (1924-1942)
title_full Theodor Heuberger, Kunsthändler: Entre las predilecciones artísticas modernistas y la propaganda nazi en Brasil (1924-1942)
title_fullStr Theodor Heuberger, Kunsthändler: Entre las predilecciones artísticas modernistas y la propaganda nazi en Brasil (1924-1942)
title_full_unstemmed Theodor Heuberger, Kunsthändler: Entre las predilecciones artísticas modernistas y la propaganda nazi en Brasil (1924-1942)
title_sort Theodor Heuberger, Kunsthändler: Entre las predilecciones artísticas modernistas y la propaganda nazi en Brasil (1924-1942)
author Mari, Marcelo
author_facet Mari, Marcelo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mari, Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Heuberger
Expresionismo
Käthe Kollwitz
Deutscher Werkbund
Revista Intercâmbio
Heuberger
Expressionismo
Käthe Kollwitz
Deutscher Werkbund
Revista Intercâmbio
Heuberger
Expressionism
Käthe Kollwitz
Deutscher Werkbund
Intercâmbio
topic Heuberger
Expresionismo
Käthe Kollwitz
Deutscher Werkbund
Revista Intercâmbio
Heuberger
Expressionismo
Käthe Kollwitz
Deutscher Werkbund
Revista Intercâmbio
Heuberger
Expressionism
Käthe Kollwitz
Deutscher Werkbund
Intercâmbio
description Theodor Heuberger foi Kunsthändler atuante no Rio de Janeiro e em São Paulo. Com formação em Munique, realizou exposições no Brasil com obras importantes do expressionismo alemão; foi, também, o primeiro a expor no país a artista Käthe Kollwitz. Além disso, difundiu, no ambiente cultural brasileiro, padrões renovados de desenho de lojas e de expografia ligados ao gosto estético do Deutscher Werkbund. Em que pese sua atuação em prol do expressionismo, Heuberger fundou uma revista de trocas culturais entre Alemanha e Brasil na qual a arte moderna dividiria espaço, progressivamente durante as décadas de 1930 e 1940, com notícias oficiais da Alemanha. De incentivadora da arte moderna alemã, a revista Intercâmbio terminaria seus dias como veículo de propaganda nazista.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/180502
10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.180502
url https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/180502
identifier_str_mv 10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.180502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/180502/171436
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Marcelo Mari
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Marcelo Mari
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv ARS (São Paulo); v. 19 n. 41 (2021); 399-445
ARS; Vol. 19 Núm. 41 (2021); 399-445
ARS; Vol. 19 No. 41 (2021); 399-445
2178-0447
1678-5320
reponame:ARS (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str ARS (São Paulo. Online)
collection ARS (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ars@usp.br
_version_ 1797688293556486144