Avaliação da usabilidade técnica e pedagógica no desempenho de alunos em e-learning
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/224959 |
Resumo: | O objetivo principal do presente estudo é o de identificar os aspectos de usabilidade técnica e pedagógica significativos ao desempenho dos alunos em um contexto de e-learning. Na aplicação dos experimentos propostos pela metodologia os alunos interagem com o material de aprendizagem, respondem ao teste de desempenho, e em seguida avaliam a usabilidade técnica e pedagógica através do questionário de avaliação da usabilidade. Os resultados são apresentados de acordo com os pontos críticos e facilitadores de usabilidade segundo a avaliação dos alunos. Também são apresentados aspectos de usabilidade técnica e pedagógica significativos ao desempenho de alunos em um contexto de e-learning. Foi verificada uma interferência significativa sobre o desempenho para os alunos que utilizaram o material de aprendizagem sob condições adequadas de usabilidade técnica e pedagógica. |
id |
UFRGS-2_65aae8533dd554a7dbd4b43b456f18d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224959 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Reitz, Doris SimoneLima, Jose Valdeni deAxt, Margarete2021-08-03T04:31:15Z20111519-132Xhttp://hdl.handle.net/10183/224959000819548O objetivo principal do presente estudo é o de identificar os aspectos de usabilidade técnica e pedagógica significativos ao desempenho dos alunos em um contexto de e-learning. Na aplicação dos experimentos propostos pela metodologia os alunos interagem com o material de aprendizagem, respondem ao teste de desempenho, e em seguida avaliam a usabilidade técnica e pedagógica através do questionário de avaliação da usabilidade. Os resultados são apresentados de acordo com os pontos críticos e facilitadores de usabilidade segundo a avaliação dos alunos. Também são apresentados aspectos de usabilidade técnica e pedagógica significativos ao desempenho de alunos em um contexto de e-learning. Foi verificada uma interferência significativa sobre o desempenho para os alunos que utilizaram o material de aprendizagem sob condições adequadas de usabilidade técnica e pedagógica.application/pdfporCadernos de informática. Porto Alegre. Vol. 6, n. 1 (maio 2011), p. 125-132Ambiente virtualAvaliação da usabilidade técnica e pedagógica no desempenho de alunos em e-learninginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000819548.pdf.txt000819548.pdf.txtExtracted Texttext/plain47963http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224959/2/000819548.pdf.txt0bd69da182fedd592b7f2b83fca3fa23MD52ORIGINAL000819548.pdfTexto completoapplication/pdf122402http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224959/1/000819548.pdfecbda63d7101803013d99a50c353fb13MD5110183/2249592021-08-18 04:50:56.870382oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224959Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:50:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação da usabilidade técnica e pedagógica no desempenho de alunos em e-learning |
title |
Avaliação da usabilidade técnica e pedagógica no desempenho de alunos em e-learning |
spellingShingle |
Avaliação da usabilidade técnica e pedagógica no desempenho de alunos em e-learning Reitz, Doris Simone Ambiente virtual |
title_short |
Avaliação da usabilidade técnica e pedagógica no desempenho de alunos em e-learning |
title_full |
Avaliação da usabilidade técnica e pedagógica no desempenho de alunos em e-learning |
title_fullStr |
Avaliação da usabilidade técnica e pedagógica no desempenho de alunos em e-learning |
title_full_unstemmed |
Avaliação da usabilidade técnica e pedagógica no desempenho de alunos em e-learning |
title_sort |
Avaliação da usabilidade técnica e pedagógica no desempenho de alunos em e-learning |
author |
Reitz, Doris Simone |
author_facet |
Reitz, Doris Simone Lima, Jose Valdeni de Axt, Margarete |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Jose Valdeni de Axt, Margarete |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reitz, Doris Simone Lima, Jose Valdeni de Axt, Margarete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambiente virtual |
topic |
Ambiente virtual |
description |
O objetivo principal do presente estudo é o de identificar os aspectos de usabilidade técnica e pedagógica significativos ao desempenho dos alunos em um contexto de e-learning. Na aplicação dos experimentos propostos pela metodologia os alunos interagem com o material de aprendizagem, respondem ao teste de desempenho, e em seguida avaliam a usabilidade técnica e pedagógica através do questionário de avaliação da usabilidade. Os resultados são apresentados de acordo com os pontos críticos e facilitadores de usabilidade segundo a avaliação dos alunos. Também são apresentados aspectos de usabilidade técnica e pedagógica significativos ao desempenho de alunos em um contexto de e-learning. Foi verificada uma interferência significativa sobre o desempenho para os alunos que utilizaram o material de aprendizagem sob condições adequadas de usabilidade técnica e pedagógica. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-03T04:31:15Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/224959 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1519-132X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000819548 |
identifier_str_mv |
1519-132X 000819548 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/224959 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Cadernos de informática. Porto Alegre. Vol. 6, n. 1 (maio 2011), p. 125-132 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224959/2/000819548.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224959/1/000819548.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0bd69da182fedd592b7f2b83fca3fa23 ecbda63d7101803013d99a50c353fb13 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447759761702912 |