Avaliação da usabilidade técnica e pedagógica no desempenho de alunos em e-learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reitz, Doris Simone
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Lima, Jose Valdeni de, Axt, Margarete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/224959
Resumo: O objetivo principal do presente estudo é o de identificar os aspectos de usabilidade técnica e pedagógica significativos ao desempenho dos alunos em um contexto de e-learning. Na aplicação dos experimentos propostos pela metodologia os alunos interagem com o material de aprendizagem, respondem ao teste de desempenho, e em seguida avaliam a usabilidade técnica e pedagógica através do questionário de avaliação da usabilidade. Os resultados são apresentados de acordo com os pontos críticos e facilitadores de usabilidade segundo a avaliação dos alunos. Também são apresentados aspectos de usabilidade técnica e pedagógica significativos ao desempenho de alunos em um contexto de e-learning. Foi verificada uma interferência significativa sobre o desempenho para os alunos que utilizaram o material de aprendizagem sob condições adequadas de usabilidade técnica e pedagógica.
id UFRGS-2_65aae8533dd554a7dbd4b43b456f18d1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224959
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Reitz, Doris SimoneLima, Jose Valdeni deAxt, Margarete2021-08-03T04:31:15Z20111519-132Xhttp://hdl.handle.net/10183/224959000819548O objetivo principal do presente estudo é o de identificar os aspectos de usabilidade técnica e pedagógica significativos ao desempenho dos alunos em um contexto de e-learning. Na aplicação dos experimentos propostos pela metodologia os alunos interagem com o material de aprendizagem, respondem ao teste de desempenho, e em seguida avaliam a usabilidade técnica e pedagógica através do questionário de avaliação da usabilidade. Os resultados são apresentados de acordo com os pontos críticos e facilitadores de usabilidade segundo a avaliação dos alunos. Também são apresentados aspectos de usabilidade técnica e pedagógica significativos ao desempenho de alunos em um contexto de e-learning. Foi verificada uma interferência significativa sobre o desempenho para os alunos que utilizaram o material de aprendizagem sob condições adequadas de usabilidade técnica e pedagógica.application/pdfporCadernos de informática. Porto Alegre. Vol. 6, n. 1 (maio 2011), p. 125-132Ambiente virtualAvaliação da usabilidade técnica e pedagógica no desempenho de alunos em e-learninginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000819548.pdf.txt000819548.pdf.txtExtracted Texttext/plain47963http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224959/2/000819548.pdf.txt0bd69da182fedd592b7f2b83fca3fa23MD52ORIGINAL000819548.pdfTexto completoapplication/pdf122402http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224959/1/000819548.pdfecbda63d7101803013d99a50c353fb13MD5110183/2249592021-08-18 04:50:56.870382oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224959Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:50:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação da usabilidade técnica e pedagógica no desempenho de alunos em e-learning
title Avaliação da usabilidade técnica e pedagógica no desempenho de alunos em e-learning
spellingShingle Avaliação da usabilidade técnica e pedagógica no desempenho de alunos em e-learning
Reitz, Doris Simone
Ambiente virtual
title_short Avaliação da usabilidade técnica e pedagógica no desempenho de alunos em e-learning
title_full Avaliação da usabilidade técnica e pedagógica no desempenho de alunos em e-learning
title_fullStr Avaliação da usabilidade técnica e pedagógica no desempenho de alunos em e-learning
title_full_unstemmed Avaliação da usabilidade técnica e pedagógica no desempenho de alunos em e-learning
title_sort Avaliação da usabilidade técnica e pedagógica no desempenho de alunos em e-learning
author Reitz, Doris Simone
author_facet Reitz, Doris Simone
Lima, Jose Valdeni de
Axt, Margarete
author_role author
author2 Lima, Jose Valdeni de
Axt, Margarete
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reitz, Doris Simone
Lima, Jose Valdeni de
Axt, Margarete
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente virtual
topic Ambiente virtual
description O objetivo principal do presente estudo é o de identificar os aspectos de usabilidade técnica e pedagógica significativos ao desempenho dos alunos em um contexto de e-learning. Na aplicação dos experimentos propostos pela metodologia os alunos interagem com o material de aprendizagem, respondem ao teste de desempenho, e em seguida avaliam a usabilidade técnica e pedagógica através do questionário de avaliação da usabilidade. Os resultados são apresentados de acordo com os pontos críticos e facilitadores de usabilidade segundo a avaliação dos alunos. Também são apresentados aspectos de usabilidade técnica e pedagógica significativos ao desempenho de alunos em um contexto de e-learning. Foi verificada uma interferência significativa sobre o desempenho para os alunos que utilizaram o material de aprendizagem sob condições adequadas de usabilidade técnica e pedagógica.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-03T04:31:15Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/224959
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1519-132X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000819548
identifier_str_mv 1519-132X
000819548
url http://hdl.handle.net/10183/224959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cadernos de informática. Porto Alegre. Vol. 6, n. 1 (maio 2011), p. 125-132
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224959/2/000819548.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224959/1/000819548.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0bd69da182fedd592b7f2b83fca3fa23
ecbda63d7101803013d99a50c353fb13
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447759761702912