O trabalho em grupo como estimulador da prática pedagógica x interação e cooperação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/35696 |
Resumo: | O trabalho de grupo em sala originou-se da minha observação sobre os alunos, onde verifiquei as diferentes capacidades de construção do conhecimento. Sendo assim, oportunizei a interação, a cooperação, o diálogo, a percepção, a reflexão, desafiando os alunos, para que se tornassem pesquisadores ativos e autônomos, construindo a sua autonomia, progredindo cada vez mais, o principal objetivo foi mostrar-lhes o caminho e as ferramentas apropriadas para a construção do conhecimento na troca e na interação com os colegas. Para tal pesquisa usei como referência teórica autores como Paulo Freire, Jean Piaget, Celso S. Vasconcellos, Celso Antunes, Adriana J.F. Chaves,Kamll. Pois o trabalho em grupo acontece quando todos cooperam, colaboram e interagem, tornando a aprendizagem significativa, devido as trocas eles constroem o conhecimento em conjunto. "Os seres humanos constroem conhecimentos à medida que tentam tirar sempre o melhor proveito de suas experiências." (KAMII, 1996, p. 68). Sendo assim adotei o trabalho em grupo como técnica pedagógica de maneira a estimular a curiosidade e contribuir para a interação, cooperação e a troca de conhecimentos contribuindo na aprendizagem, pois rompe com as barreiras entre alunos e professor; permite trabalhar com a diversidade tanto como com as habilidades, promovendo o desenvolvimento, a interação, a cooperação. E neste momento a troca é fundamental, para que todos possam ter acesso aos conhecimentos prévios e os assimilados pelos colegas. Segundo Paulo Freire (2002, p.52), “... ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua própria produção ou construção.” Na sala de aula, é importante que todos, professor e alunos, tomem uma postura dialógica, isto é, que se envolvam em diálogos, troca de conhecimentos, interajam, tornando as aulas como um desafio para ambos. Durante os trabalhos em grupo observei a troca de informações que estimulou a curiosidade criando espaços de interação e cooperação, onde a troca de conhecimento, a pesquisa e a própria curiosidade natural das crianças construíram novos conhecimentos. |
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Martins, Denise RibeiroGandin, Luis ArmandoFurtado, Tanara Forte2011-12-20T01:19:29Z2010http://hdl.handle.net/10183/35696000795022O trabalho de grupo em sala originou-se da minha observação sobre os alunos, onde verifiquei as diferentes capacidades de construção do conhecimento. Sendo assim, oportunizei a interação, a cooperação, o diálogo, a percepção, a reflexão, desafiando os alunos, para que se tornassem pesquisadores ativos e autônomos, construindo a sua autonomia, progredindo cada vez mais, o principal objetivo foi mostrar-lhes o caminho e as ferramentas apropriadas para a construção do conhecimento na troca e na interação com os colegas. Para tal pesquisa usei como referência teórica autores como Paulo Freire, Jean Piaget, Celso S. Vasconcellos, Celso Antunes, Adriana J.F. Chaves,Kamll. Pois o trabalho em grupo acontece quando todos cooperam, colaboram e interagem, tornando a aprendizagem significativa, devido as trocas eles constroem o conhecimento em conjunto. "Os seres humanos constroem conhecimentos à medida que tentam tirar sempre o melhor proveito de suas experiências." (KAMII, 1996, p. 68). Sendo assim adotei o trabalho em grupo como técnica pedagógica de maneira a estimular a curiosidade e contribuir para a interação, cooperação e a troca de conhecimentos contribuindo na aprendizagem, pois rompe com as barreiras entre alunos e professor; permite trabalhar com a diversidade tanto como com as habilidades, promovendo o desenvolvimento, a interação, a cooperação. E neste momento a troca é fundamental, para que todos possam ter acesso aos conhecimentos prévios e os assimilados pelos colegas. Segundo Paulo Freire (2002, p.52), “... ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua própria produção ou construção.” Na sala de aula, é importante que todos, professor e alunos, tomem uma postura dialógica, isto é, que se envolvam em diálogos, troca de conhecimentos, interajam, tornando as aulas como um desafio para ambos. Durante os trabalhos em grupo observei a troca de informações que estimulou a curiosidade criando espaços de interação e cooperação, onde a troca de conhecimento, a pesquisa e a própria curiosidade natural das crianças construíram novos conhecimentos.application/pdfporConstrução do conhecimentoAutonomiaO trabalho em grupo como estimulador da prática pedagógica x interação e cooperaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoAlvorada, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000795022.pdf.txt000795022.pdf.txtExtracted Texttext/plain60827http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35696/2/000795022.pdf.txtc265da95db67d0045ab288c91563f413MD52ORIGINAL000795022.pdf000795022.pdfTexto completoapplication/pdf2109575http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35696/1/000795022.pdf09ada11fc0d095902375a74137f956c6MD51THUMBNAIL000795022.pdf.jpg000795022.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1060http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35696/3/000795022.pdf.jpgaa168adc5c35cd83cc0e5b3b3c171a9bMD5310183/356962018-10-08 08:13:39.663oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35696Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-08T11:13:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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