Consumo, dinheiro e diferenciações sociais : ditos de jovens em uma pesquisa-intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hennigen, Ines
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Walter, Bruno Eduardo Procopiuk, Paim, Guilherme Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/180707
Resumo: Na conjuntura das discussões pós-estruturalistas acerca dos processos de subjetivação, bem como dos trabalhos de autores como Hannah Arendt, Zygmunt Bauman e Jurandir Freire Costa, é indubitável reconhecer o impacto do consumo, entendido enquanto prática social, na constituição dos sujeitos contemporâneos. Em função disso, realizamos uma pesquisa-intervenção objetivando abrir espaços de discussão e experimentações, e esboçar um quadro analítico sobre posicionamentos e vicissitudes na relação jovens/consumo. A pesquisa desenvolveu-se em duas escolas públicas de Porto Alegre com 35 jovens de 14 a 17 anos. A análise do discurso pautada nas contribuições foucaultianas nos guiou na análise do que foi dito nos encontros. No processo de pesquisa emergiram questões como: estratégias dos jovens para obter dinheiro, diferenciação e status social a partir do consumo, e a internet enquanto necessidade de primeira ordem. Dentre outros, analisamos neste artigo o enunciado “consumir é gastar dinheiro”, que se torna dizível a partir de mudanças históricas (como a transformação da nossa relação com os objetos de uso), da posição do jovem enquanto dependente econômico de seus pais e responsáveis, entre outros aspectos. Fechamos o artigo argumentando em favor de iniciativas que visem uma educação quanto ao consumo, sustentada em um compromisso ético-político de possibilitar outros agenciamentos em relação a modos de subjetivação correntes. Neste sentido, pensamos ser um desafio para a Psicologia oferecer contribuições por meio da produção de conhecimentos e de práticas, pois se trata de temática que conta com estudos ainda bem pontuais, ao menos no que concerne à juventude.
id UFRGS-2_664e23d152676d575d1ac4a73b2f0a7c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180707
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Hennigen, InesWalter, Bruno Eduardo ProcopiukPaim, Guilherme Machado2018-07-28T02:46:06Z20171414-9893http://hdl.handle.net/10183/180707001061557Na conjuntura das discussões pós-estruturalistas acerca dos processos de subjetivação, bem como dos trabalhos de autores como Hannah Arendt, Zygmunt Bauman e Jurandir Freire Costa, é indubitável reconhecer o impacto do consumo, entendido enquanto prática social, na constituição dos sujeitos contemporâneos. Em função disso, realizamos uma pesquisa-intervenção objetivando abrir espaços de discussão e experimentações, e esboçar um quadro analítico sobre posicionamentos e vicissitudes na relação jovens/consumo. A pesquisa desenvolveu-se em duas escolas públicas de Porto Alegre com 35 jovens de 14 a 17 anos. A análise do discurso pautada nas contribuições foucaultianas nos guiou na análise do que foi dito nos encontros. No processo de pesquisa emergiram questões como: estratégias dos jovens para obter dinheiro, diferenciação e status social a partir do consumo, e a internet enquanto necessidade de primeira ordem. Dentre outros, analisamos neste artigo o enunciado “consumir é gastar dinheiro”, que se torna dizível a partir de mudanças históricas (como a transformação da nossa relação com os objetos de uso), da posição do jovem enquanto dependente econômico de seus pais e responsáveis, entre outros aspectos. Fechamos o artigo argumentando em favor de iniciativas que visem uma educação quanto ao consumo, sustentada em um compromisso ético-político de possibilitar outros agenciamentos em relação a modos de subjetivação correntes. Neste sentido, pensamos ser um desafio para a Psicologia oferecer contribuições por meio da produção de conhecimentos e de práticas, pois se trata de temática que conta com estudos ainda bem pontuais, ao menos no que concerne à juventude.In the context of post-structuralism discussions about the processes of subjectivation, as well as the works of authors such as Hannah Arendt, Zygmunt Bauman and Jurandir Freire Costa, there is no doubt of the impact of consumption, understood as social practice, in the constitution of contemporary subjects. Thus, an intervention research was designed aiming to open up spaces for discussion and experimentation and to develop an analytical framework of the positions and vicissitudes in the relations between the youth and consumption. The research was carried out at two public schools in Porto Alegre with 35 young students from fourteen to seventeen years old. The discourse analysis of what was said in the meetings was based on the contributions of Michel Foucault. Many issues emerged in the research process, such as strategies for young people to get money, differentiation and social status due to consumption practices, and the internet as a basic need. We analyze the enunciation “to consume is to spend money” which has become speakable given some historical changes (such as the transformation of our relationship with objects), the position of the young as financial dependents of their parents, among other aspects. We conclude the article arguing in favor of initiatives aimed at an education concerning consumption, sustained in an ethical and political commitment to enable other forms for subjectivation. Furthermore, we think it is a challenge to psychology to provide input to this subject, through the production of knowledge and practices, as the theme still has few studies, at least with regard to youth.En la coyuntura de las discusiones pos-estructuralistas respecto a los procesos de subjetivación, así como de los escritos de autores como Hannah Arendt, Zygmunt Bauman y Jurandir Freire Costa, se reconoce el impacto del consumo, comprendido como práctica social, en la constitución de los sujetos contemporáneos. A causa de ello, realizamos una investigaciónintervención con la finalidad de abrir espacios de discusión y experimentaciones, y esbozar un cuadro analítico sobre los posicionamientos y vicisitudes en la relación jóvenes/consumo. La investigación fue realizada en dos escuelas de Porto Alegre con 35 jóvenes de catorce a diecisiete años. El análisis del discurso relacionado a las contribuciones foucautianas nos ha conducido en el análisis de lo que se ha dicho en los encuentros. En el proceso de investigación surgieron cuestiones como: estrategias de los jóvenes para obtener dinero, diferenciación y status social a partir del consumo, y la internet cuanto una necesidad de primera orden. Entre otros, en ese artigo, analizamos el enunciado “consumir es gastar dinero”, que se ha vuelto relevante a partir de los cambios históricos (como la transformación de las nuestras relaciones con los objetos del uso), de la posición del joven cuanto dependiente económico de sus padres y responsables, así como otros aspectos. Cerramos el artículo argumentando a favor de iniciativas destinadas a la educación cuanto al consumo, sostenida en un compromiso ético-político capaz de permitir otros agenciamientos en relación con los actuales modos de subjetividad. Por ello, pensamos que es un desafío para la psicología ofrecer contribuciones por medio de la producción de conocimientos y de prácticas, pues se trata de una temática que tiene estudios muy puntuales, por lo menos a los relacionados a la juventud.application/pdfporPsicologia : ciência e profissão. Brasilia, DF. Vol. 37, n. 3 (jul./set. 2017), p. 711-724.ConsumoJuventudeSubjetividadeConsumptionYouthIntervention ResearchSubjectivity ProductionEducation Concerning ConsumptionConsumoJuventudInvestigación IntervenciónProducción de SubjetividadEducación Cuanto al ConsumoConsumo, dinheiro e diferenciações sociais : ditos de jovens em uma pesquisa-intervençãoConsumption, Money and Social Differentiation: what Was Said by Youngsters in an Intervention ResearchConsumption, Money and Social Differentiation: what Was Said by Youngsters in an Intervention Researchinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001061557.pdfTexto completoapplication/pdf125447http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180707/1/001061557.pdf7ff9e6d1f0da2b9e92aaeaf1a67e450fMD51TEXT001061557.pdf.txt001061557.pdf.txtExtracted Texttext/plain62726http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180707/2/001061557.pdf.txt1467f51ae76734dc579257d0f4804915MD52THUMBNAIL001061557.pdf.jpg001061557.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1531http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180707/3/001061557.pdf.jpgddb7ceff3fb597f7266c11744ebd8cbfMD5310183/1807072018-10-05 07:32:31.299oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180707Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:32:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Consumo, dinheiro e diferenciações sociais : ditos de jovens em uma pesquisa-intervenção
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Consumption, Money and Social Differentiation: what Was Said by Youngsters in an Intervention Research
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Consumption, Money and Social Differentiation: what Was Said by Youngsters in an Intervention Research
title Consumo, dinheiro e diferenciações sociais : ditos de jovens em uma pesquisa-intervenção
spellingShingle Consumo, dinheiro e diferenciações sociais : ditos de jovens em uma pesquisa-intervenção
Hennigen, Ines
Consumo
Juventude
Subjetividade
Consumption
Youth
Intervention Research
Subjectivity Production
Education Concerning Consumption
Consumo
Juventud
Investigación Intervención
Producción de Subjetividad
Educación Cuanto al Consumo
title_short Consumo, dinheiro e diferenciações sociais : ditos de jovens em uma pesquisa-intervenção
title_full Consumo, dinheiro e diferenciações sociais : ditos de jovens em uma pesquisa-intervenção
title_fullStr Consumo, dinheiro e diferenciações sociais : ditos de jovens em uma pesquisa-intervenção
title_full_unstemmed Consumo, dinheiro e diferenciações sociais : ditos de jovens em uma pesquisa-intervenção
title_sort Consumo, dinheiro e diferenciações sociais : ditos de jovens em uma pesquisa-intervenção
author Hennigen, Ines
author_facet Hennigen, Ines
Walter, Bruno Eduardo Procopiuk
Paim, Guilherme Machado
author_role author
author2 Walter, Bruno Eduardo Procopiuk
Paim, Guilherme Machado
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hennigen, Ines
Walter, Bruno Eduardo Procopiuk
Paim, Guilherme Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo
Juventude
Subjetividade
topic Consumo
Juventude
Subjetividade
Consumption
Youth
Intervention Research
Subjectivity Production
Education Concerning Consumption
Consumo
Juventud
Investigación Intervención
Producción de Subjetividad
Educación Cuanto al Consumo
dc.subject.eng.fl_str_mv Consumption
Youth
Intervention Research
Subjectivity Production
Education Concerning Consumption
dc.subject.spa.fl_str_mv Consumo
Juventud
Investigación Intervención
Producción de Subjetividad
Educación Cuanto al Consumo
description Na conjuntura das discussões pós-estruturalistas acerca dos processos de subjetivação, bem como dos trabalhos de autores como Hannah Arendt, Zygmunt Bauman e Jurandir Freire Costa, é indubitável reconhecer o impacto do consumo, entendido enquanto prática social, na constituição dos sujeitos contemporâneos. Em função disso, realizamos uma pesquisa-intervenção objetivando abrir espaços de discussão e experimentações, e esboçar um quadro analítico sobre posicionamentos e vicissitudes na relação jovens/consumo. A pesquisa desenvolveu-se em duas escolas públicas de Porto Alegre com 35 jovens de 14 a 17 anos. A análise do discurso pautada nas contribuições foucaultianas nos guiou na análise do que foi dito nos encontros. No processo de pesquisa emergiram questões como: estratégias dos jovens para obter dinheiro, diferenciação e status social a partir do consumo, e a internet enquanto necessidade de primeira ordem. Dentre outros, analisamos neste artigo o enunciado “consumir é gastar dinheiro”, que se torna dizível a partir de mudanças históricas (como a transformação da nossa relação com os objetos de uso), da posição do jovem enquanto dependente econômico de seus pais e responsáveis, entre outros aspectos. Fechamos o artigo argumentando em favor de iniciativas que visem uma educação quanto ao consumo, sustentada em um compromisso ético-político de possibilitar outros agenciamentos em relação a modos de subjetivação correntes. Neste sentido, pensamos ser um desafio para a Psicologia oferecer contribuições por meio da produção de conhecimentos e de práticas, pois se trata de temática que conta com estudos ainda bem pontuais, ao menos no que concerne à juventude.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-28T02:46:06Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/180707
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1414-9893
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001061557
identifier_str_mv 1414-9893
001061557
url http://hdl.handle.net/10183/180707
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Psicologia : ciência e profissão. Brasilia, DF. Vol. 37, n. 3 (jul./set. 2017), p. 711-724.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180707/1/001061557.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180707/2/001061557.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180707/3/001061557.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7ff9e6d1f0da2b9e92aaeaf1a67e450f
1467f51ae76734dc579257d0f4804915
ddb7ceff3fb597f7266c11744ebd8cbf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224947524173824