Consumo, dinheiro e diferenciações sociais : ditos de jovens em uma pesquisa-intervenção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/180707 |
Resumo: | Na conjuntura das discussões pós-estruturalistas acerca dos processos de subjetivação, bem como dos trabalhos de autores como Hannah Arendt, Zygmunt Bauman e Jurandir Freire Costa, é indubitável reconhecer o impacto do consumo, entendido enquanto prática social, na constituição dos sujeitos contemporâneos. Em função disso, realizamos uma pesquisa-intervenção objetivando abrir espaços de discussão e experimentações, e esboçar um quadro analítico sobre posicionamentos e vicissitudes na relação jovens/consumo. A pesquisa desenvolveu-se em duas escolas públicas de Porto Alegre com 35 jovens de 14 a 17 anos. A análise do discurso pautada nas contribuições foucaultianas nos guiou na análise do que foi dito nos encontros. No processo de pesquisa emergiram questões como: estratégias dos jovens para obter dinheiro, diferenciação e status social a partir do consumo, e a internet enquanto necessidade de primeira ordem. Dentre outros, analisamos neste artigo o enunciado “consumir é gastar dinheiro”, que se torna dizível a partir de mudanças históricas (como a transformação da nossa relação com os objetos de uso), da posição do jovem enquanto dependente econômico de seus pais e responsáveis, entre outros aspectos. Fechamos o artigo argumentando em favor de iniciativas que visem uma educação quanto ao consumo, sustentada em um compromisso ético-político de possibilitar outros agenciamentos em relação a modos de subjetivação correntes. Neste sentido, pensamos ser um desafio para a Psicologia oferecer contribuições por meio da produção de conhecimentos e de práticas, pois se trata de temática que conta com estudos ainda bem pontuais, ao menos no que concerne à juventude. |
id |
UFRGS-2_664e23d152676d575d1ac4a73b2f0a7c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180707 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Hennigen, InesWalter, Bruno Eduardo ProcopiukPaim, Guilherme Machado2018-07-28T02:46:06Z20171414-9893http://hdl.handle.net/10183/180707001061557Na conjuntura das discussões pós-estruturalistas acerca dos processos de subjetivação, bem como dos trabalhos de autores como Hannah Arendt, Zygmunt Bauman e Jurandir Freire Costa, é indubitável reconhecer o impacto do consumo, entendido enquanto prática social, na constituição dos sujeitos contemporâneos. Em função disso, realizamos uma pesquisa-intervenção objetivando abrir espaços de discussão e experimentações, e esboçar um quadro analítico sobre posicionamentos e vicissitudes na relação jovens/consumo. A pesquisa desenvolveu-se em duas escolas públicas de Porto Alegre com 35 jovens de 14 a 17 anos. A análise do discurso pautada nas contribuições foucaultianas nos guiou na análise do que foi dito nos encontros. No processo de pesquisa emergiram questões como: estratégias dos jovens para obter dinheiro, diferenciação e status social a partir do consumo, e a internet enquanto necessidade de primeira ordem. Dentre outros, analisamos neste artigo o enunciado “consumir é gastar dinheiro”, que se torna dizível a partir de mudanças históricas (como a transformação da nossa relação com os objetos de uso), da posição do jovem enquanto dependente econômico de seus pais e responsáveis, entre outros aspectos. Fechamos o artigo argumentando em favor de iniciativas que visem uma educação quanto ao consumo, sustentada em um compromisso ético-político de possibilitar outros agenciamentos em relação a modos de subjetivação correntes. Neste sentido, pensamos ser um desafio para a Psicologia oferecer contribuições por meio da produção de conhecimentos e de práticas, pois se trata de temática que conta com estudos ainda bem pontuais, ao menos no que concerne à juventude.In the context of post-structuralism discussions about the processes of subjectivation, as well as the works of authors such as Hannah Arendt, Zygmunt Bauman and Jurandir Freire Costa, there is no doubt of the impact of consumption, understood as social practice, in the constitution of contemporary subjects. Thus, an intervention research was designed aiming to open up spaces for discussion and experimentation and to develop an analytical framework of the positions and vicissitudes in the relations between the youth and consumption. The research was carried out at two public schools in Porto Alegre with 35 young students from fourteen to seventeen years old. The discourse analysis of what was said in the meetings was based on the contributions of Michel Foucault. Many issues emerged in the research process, such as strategies for young people to get money, differentiation and social status due to consumption practices, and the internet as a basic need. We analyze the enunciation “to consume is to spend money” which has become speakable given some historical changes (such as the transformation of our relationship with objects), the position of the young as financial dependents of their parents, among other aspects. We conclude the article arguing in favor of initiatives aimed at an education concerning consumption, sustained in an ethical and political commitment to enable other forms for subjectivation. Furthermore, we think it is a challenge to psychology to provide input to this subject, through the production of knowledge and practices, as the theme still has few studies, at least with regard to youth.En la coyuntura de las discusiones pos-estructuralistas respecto a los procesos de subjetivación, así como de los escritos de autores como Hannah Arendt, Zygmunt Bauman y Jurandir Freire Costa, se reconoce el impacto del consumo, comprendido como práctica social, en la constitución de los sujetos contemporáneos. A causa de ello, realizamos una investigaciónintervención con la finalidad de abrir espacios de discusión y experimentaciones, y esbozar un cuadro analítico sobre los posicionamientos y vicisitudes en la relación jóvenes/consumo. La investigación fue realizada en dos escuelas de Porto Alegre con 35 jóvenes de catorce a diecisiete años. El análisis del discurso relacionado a las contribuciones foucautianas nos ha conducido en el análisis de lo que se ha dicho en los encuentros. En el proceso de investigación surgieron cuestiones como: estrategias de los jóvenes para obtener dinero, diferenciación y status social a partir del consumo, y la internet cuanto una necesidad de primera orden. Entre otros, en ese artigo, analizamos el enunciado “consumir es gastar dinero”, que se ha vuelto relevante a partir de los cambios históricos (como la transformación de las nuestras relaciones con los objetos del uso), de la posición del joven cuanto dependiente económico de sus padres y responsables, así como otros aspectos. Cerramos el artículo argumentando a favor de iniciativas destinadas a la educación cuanto al consumo, sostenida en un compromiso ético-político capaz de permitir otros agenciamientos en relación con los actuales modos de subjetividad. Por ello, pensamos que es un desafío para la psicología ofrecer contribuciones por medio de la producción de conocimientos y de prácticas, pues se trata de una temática que tiene estudios muy puntuales, por lo menos a los relacionados a la juventud.application/pdfporPsicologia : ciência e profissão. Brasilia, DF. Vol. 37, n. 3 (jul./set. 2017), p. 711-724.ConsumoJuventudeSubjetividadeConsumptionYouthIntervention ResearchSubjectivity ProductionEducation Concerning ConsumptionConsumoJuventudInvestigación IntervenciónProducción de SubjetividadEducación Cuanto al ConsumoConsumo, dinheiro e diferenciações sociais : ditos de jovens em uma pesquisa-intervençãoConsumption, Money and Social Differentiation: what Was Said by Youngsters in an Intervention ResearchConsumption, Money and Social Differentiation: what Was Said by Youngsters in an Intervention Researchinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001061557.pdfTexto completoapplication/pdf125447http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180707/1/001061557.pdf7ff9e6d1f0da2b9e92aaeaf1a67e450fMD51TEXT001061557.pdf.txt001061557.pdf.txtExtracted Texttext/plain62726http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180707/2/001061557.pdf.txt1467f51ae76734dc579257d0f4804915MD52THUMBNAIL001061557.pdf.jpg001061557.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1531http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180707/3/001061557.pdf.jpgddb7ceff3fb597f7266c11744ebd8cbfMD5310183/1807072018-10-05 07:32:31.299oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180707Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:32:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Consumo, dinheiro e diferenciações sociais : ditos de jovens em uma pesquisa-intervenção |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Consumption, Money and Social Differentiation: what Was Said by Youngsters in an Intervention Research |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Consumption, Money and Social Differentiation: what Was Said by Youngsters in an Intervention Research |
title |
Consumo, dinheiro e diferenciações sociais : ditos de jovens em uma pesquisa-intervenção |
spellingShingle |
Consumo, dinheiro e diferenciações sociais : ditos de jovens em uma pesquisa-intervenção Hennigen, Ines Consumo Juventude Subjetividade Consumption Youth Intervention Research Subjectivity Production Education Concerning Consumption Consumo Juventud Investigación Intervención Producción de Subjetividad Educación Cuanto al Consumo |
title_short |
Consumo, dinheiro e diferenciações sociais : ditos de jovens em uma pesquisa-intervenção |
title_full |
Consumo, dinheiro e diferenciações sociais : ditos de jovens em uma pesquisa-intervenção |
title_fullStr |
Consumo, dinheiro e diferenciações sociais : ditos de jovens em uma pesquisa-intervenção |
title_full_unstemmed |
Consumo, dinheiro e diferenciações sociais : ditos de jovens em uma pesquisa-intervenção |
title_sort |
Consumo, dinheiro e diferenciações sociais : ditos de jovens em uma pesquisa-intervenção |
author |
Hennigen, Ines |
author_facet |
Hennigen, Ines Walter, Bruno Eduardo Procopiuk Paim, Guilherme Machado |
author_role |
author |
author2 |
Walter, Bruno Eduardo Procopiuk Paim, Guilherme Machado |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hennigen, Ines Walter, Bruno Eduardo Procopiuk Paim, Guilherme Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumo Juventude Subjetividade |
topic |
Consumo Juventude Subjetividade Consumption Youth Intervention Research Subjectivity Production Education Concerning Consumption Consumo Juventud Investigación Intervención Producción de Subjetividad Educación Cuanto al Consumo |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Consumption Youth Intervention Research Subjectivity Production Education Concerning Consumption |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Consumo Juventud Investigación Intervención Producción de Subjetividad Educación Cuanto al Consumo |
description |
Na conjuntura das discussões pós-estruturalistas acerca dos processos de subjetivação, bem como dos trabalhos de autores como Hannah Arendt, Zygmunt Bauman e Jurandir Freire Costa, é indubitável reconhecer o impacto do consumo, entendido enquanto prática social, na constituição dos sujeitos contemporâneos. Em função disso, realizamos uma pesquisa-intervenção objetivando abrir espaços de discussão e experimentações, e esboçar um quadro analítico sobre posicionamentos e vicissitudes na relação jovens/consumo. A pesquisa desenvolveu-se em duas escolas públicas de Porto Alegre com 35 jovens de 14 a 17 anos. A análise do discurso pautada nas contribuições foucaultianas nos guiou na análise do que foi dito nos encontros. No processo de pesquisa emergiram questões como: estratégias dos jovens para obter dinheiro, diferenciação e status social a partir do consumo, e a internet enquanto necessidade de primeira ordem. Dentre outros, analisamos neste artigo o enunciado “consumir é gastar dinheiro”, que se torna dizível a partir de mudanças históricas (como a transformação da nossa relação com os objetos de uso), da posição do jovem enquanto dependente econômico de seus pais e responsáveis, entre outros aspectos. Fechamos o artigo argumentando em favor de iniciativas que visem uma educação quanto ao consumo, sustentada em um compromisso ético-político de possibilitar outros agenciamentos em relação a modos de subjetivação correntes. Neste sentido, pensamos ser um desafio para a Psicologia oferecer contribuições por meio da produção de conhecimentos e de práticas, pois se trata de temática que conta com estudos ainda bem pontuais, ao menos no que concerne à juventude. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-07-28T02:46:06Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/180707 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1414-9893 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001061557 |
identifier_str_mv |
1414-9893 001061557 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/180707 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Psicologia : ciência e profissão. Brasilia, DF. Vol. 37, n. 3 (jul./set. 2017), p. 711-724. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180707/1/001061557.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180707/2/001061557.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180707/3/001061557.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7ff9e6d1f0da2b9e92aaeaf1a67e450f 1467f51ae76734dc579257d0f4804915 ddb7ceff3fb597f7266c11744ebd8cbf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224947524173824 |