Efeitos de alterações de mercado em uma economia virtual : um estudo de caso sobre o jogo World of Warcraft

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Vinícius Antônio Pereira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/265925
Resumo: O presente trabalho se propõe a analisar, sob a perspectiva da teoria econômica, os impactos de algumas alterações de mercado em uma economia virtual. As mudanças referem-se à formação de preços quando os agentes econômicos possuem maior acesso à moeda e quando há abertura de mercado. O ambiente virtual escolhido ocorre dentro de um jogo eletrônico chamado World of Warcraft, um Massively Multiplayer Online Role Playing Game (MMORPG). Este ambiente foi escolhido por prover uma amostra temporal significativa, ter um amplo número de jogadores que participam ativamente dessa economia e em sua história ter sido sujeito a alterações significativas de mercado. Este trabalho analisou como essas mudanças impactaram os preços de bens e a percepção dos jogadores dessas mudanças e da economia. Para esta análise foram utilizadas séries temporais de preços e quantidades de produto à venda, analisada junto às alterações de mercado. A percepção dos jogadores foi obtida em uma pesquisa direcionada respondida por eles. O trabalho conclui que, na primeira mudança analisada que facilitou a obtenção de moeda, o mercado teve alterações na formação de preços que passou de uma forte correlação entre preço e quantidade para um preço mínimo mais estável, apesar do aumento de oferta do bem. A segunda mudança, que abriu os mercados disponíveis, fez com que os preços mínimos inicialmente ficassem nos patamares dos mercados com maior concorrência e, posteriormente, levou a um aumento gradual dos preços mínimos, com baixa correlação com as quantidades disponíveis.
id UFRGS-2_6689dfaf928055451e3862704ca201d1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265925
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cabral, Vinícius Antônio PereiraMonteiro, Sergio Marley Modesto2023-10-12T03:33:25Z2023http://hdl.handle.net/10183/265925001185969O presente trabalho se propõe a analisar, sob a perspectiva da teoria econômica, os impactos de algumas alterações de mercado em uma economia virtual. As mudanças referem-se à formação de preços quando os agentes econômicos possuem maior acesso à moeda e quando há abertura de mercado. O ambiente virtual escolhido ocorre dentro de um jogo eletrônico chamado World of Warcraft, um Massively Multiplayer Online Role Playing Game (MMORPG). Este ambiente foi escolhido por prover uma amostra temporal significativa, ter um amplo número de jogadores que participam ativamente dessa economia e em sua história ter sido sujeito a alterações significativas de mercado. Este trabalho analisou como essas mudanças impactaram os preços de bens e a percepção dos jogadores dessas mudanças e da economia. Para esta análise foram utilizadas séries temporais de preços e quantidades de produto à venda, analisada junto às alterações de mercado. A percepção dos jogadores foi obtida em uma pesquisa direcionada respondida por eles. O trabalho conclui que, na primeira mudança analisada que facilitou a obtenção de moeda, o mercado teve alterações na formação de preços que passou de uma forte correlação entre preço e quantidade para um preço mínimo mais estável, apesar do aumento de oferta do bem. A segunda mudança, que abriu os mercados disponíveis, fez com que os preços mínimos inicialmente ficassem nos patamares dos mercados com maior concorrência e, posteriormente, levou a um aumento gradual dos preços mínimos, com baixa correlação com as quantidades disponíveis.The present work aims to analyze, from the perspective of economic theory, the impacts of certain market changes in a virtual economy. These changes pertain to price formation when economic agents have greater access to currency and when the market is opened. The chosen virtual environment occurs within an electronic game called World of Warcraft, a Massively Multiplayer Online Role-Playing Game (MMORPG). This environment was selected because it provides a significant temporal sample, has a large number of actively participating players in its economy, and has a history of significant market changes. This study analyzed how these changes impacted the prices of goods and the players' perception of these changes and the economy. Time series data of prices and quantities of products for sale were used for this analysis, in conjunction with market changes. The players' perception was obtained through a targeted survey answered by them. The study concludes that in the first analyzed change that facilitated currency acquisition, the market underwent changes in price formation, transitioning from a strong correlation between price and quantity to a more stable minimum price, despite the increase in the supply of the good. The second change, which opened up available markets, initially kept minimum prices at the levels of markets with greater competition and subsequently led to a gradual increase in minimum prices, with a low correlation with available quantities.application/pdfporTeoria econômicaMercadoEconomiaVirtual economyDigital gamesWorld of WarcraftVirtual currenciesEfeitos de alterações de mercado em uma economia virtual : um estudo de caso sobre o jogo World of Warcraftinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2023/1Ciências Econômicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001185969.pdf.txt001185969.pdf.txtExtracted Texttext/plain62169http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265925/2/001185969.pdf.txt1d641125ff95f5ea69d9973390bfe73cMD52ORIGINAL001185969.pdfTexto completoapplication/pdf1180197http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265925/1/001185969.pdfbfcc38c9215b5b8f9ba255df45296e07MD5110183/2659252023-10-13 03:36:50.791926oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265925Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-13T06:36:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Efeitos de alterações de mercado em uma economia virtual : um estudo de caso sobre o jogo World of Warcraft
title Efeitos de alterações de mercado em uma economia virtual : um estudo de caso sobre o jogo World of Warcraft
spellingShingle Efeitos de alterações de mercado em uma economia virtual : um estudo de caso sobre o jogo World of Warcraft
Cabral, Vinícius Antônio Pereira
Teoria econômica
Mercado
Economia
Virtual economy
Digital games
World of Warcraft
Virtual currencies
title_short Efeitos de alterações de mercado em uma economia virtual : um estudo de caso sobre o jogo World of Warcraft
title_full Efeitos de alterações de mercado em uma economia virtual : um estudo de caso sobre o jogo World of Warcraft
title_fullStr Efeitos de alterações de mercado em uma economia virtual : um estudo de caso sobre o jogo World of Warcraft
title_full_unstemmed Efeitos de alterações de mercado em uma economia virtual : um estudo de caso sobre o jogo World of Warcraft
title_sort Efeitos de alterações de mercado em uma economia virtual : um estudo de caso sobre o jogo World of Warcraft
author Cabral, Vinícius Antônio Pereira
author_facet Cabral, Vinícius Antônio Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Vinícius Antônio Pereira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Monteiro, Sergio Marley Modesto
contributor_str_mv Monteiro, Sergio Marley Modesto
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria econômica
Mercado
Economia
topic Teoria econômica
Mercado
Economia
Virtual economy
Digital games
World of Warcraft
Virtual currencies
dc.subject.eng.fl_str_mv Virtual economy
Digital games
World of Warcraft
Virtual currencies
description O presente trabalho se propõe a analisar, sob a perspectiva da teoria econômica, os impactos de algumas alterações de mercado em uma economia virtual. As mudanças referem-se à formação de preços quando os agentes econômicos possuem maior acesso à moeda e quando há abertura de mercado. O ambiente virtual escolhido ocorre dentro de um jogo eletrônico chamado World of Warcraft, um Massively Multiplayer Online Role Playing Game (MMORPG). Este ambiente foi escolhido por prover uma amostra temporal significativa, ter um amplo número de jogadores que participam ativamente dessa economia e em sua história ter sido sujeito a alterações significativas de mercado. Este trabalho analisou como essas mudanças impactaram os preços de bens e a percepção dos jogadores dessas mudanças e da economia. Para esta análise foram utilizadas séries temporais de preços e quantidades de produto à venda, analisada junto às alterações de mercado. A percepção dos jogadores foi obtida em uma pesquisa direcionada respondida por eles. O trabalho conclui que, na primeira mudança analisada que facilitou a obtenção de moeda, o mercado teve alterações na formação de preços que passou de uma forte correlação entre preço e quantidade para um preço mínimo mais estável, apesar do aumento de oferta do bem. A segunda mudança, que abriu os mercados disponíveis, fez com que os preços mínimos inicialmente ficassem nos patamares dos mercados com maior concorrência e, posteriormente, levou a um aumento gradual dos preços mínimos, com baixa correlação com as quantidades disponíveis.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-12T03:33:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/265925
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001185969
url http://hdl.handle.net/10183/265925
identifier_str_mv 001185969
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265925/2/001185969.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265925/1/001185969.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1d641125ff95f5ea69d9973390bfe73c
bfcc38c9215b5b8f9ba255df45296e07
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224668321939456