Efeitos de alterações de mercado em uma economia virtual : um estudo de caso sobre o jogo World of Warcraft
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/265925 |
Resumo: | O presente trabalho se propõe a analisar, sob a perspectiva da teoria econômica, os impactos de algumas alterações de mercado em uma economia virtual. As mudanças referem-se à formação de preços quando os agentes econômicos possuem maior acesso à moeda e quando há abertura de mercado. O ambiente virtual escolhido ocorre dentro de um jogo eletrônico chamado World of Warcraft, um Massively Multiplayer Online Role Playing Game (MMORPG). Este ambiente foi escolhido por prover uma amostra temporal significativa, ter um amplo número de jogadores que participam ativamente dessa economia e em sua história ter sido sujeito a alterações significativas de mercado. Este trabalho analisou como essas mudanças impactaram os preços de bens e a percepção dos jogadores dessas mudanças e da economia. Para esta análise foram utilizadas séries temporais de preços e quantidades de produto à venda, analisada junto às alterações de mercado. A percepção dos jogadores foi obtida em uma pesquisa direcionada respondida por eles. O trabalho conclui que, na primeira mudança analisada que facilitou a obtenção de moeda, o mercado teve alterações na formação de preços que passou de uma forte correlação entre preço e quantidade para um preço mínimo mais estável, apesar do aumento de oferta do bem. A segunda mudança, que abriu os mercados disponíveis, fez com que os preços mínimos inicialmente ficassem nos patamares dos mercados com maior concorrência e, posteriormente, levou a um aumento gradual dos preços mínimos, com baixa correlação com as quantidades disponíveis. |
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Cabral, Vinícius Antônio PereiraMonteiro, Sergio Marley Modesto2023-10-12T03:33:25Z2023http://hdl.handle.net/10183/265925001185969O presente trabalho se propõe a analisar, sob a perspectiva da teoria econômica, os impactos de algumas alterações de mercado em uma economia virtual. As mudanças referem-se à formação de preços quando os agentes econômicos possuem maior acesso à moeda e quando há abertura de mercado. O ambiente virtual escolhido ocorre dentro de um jogo eletrônico chamado World of Warcraft, um Massively Multiplayer Online Role Playing Game (MMORPG). Este ambiente foi escolhido por prover uma amostra temporal significativa, ter um amplo número de jogadores que participam ativamente dessa economia e em sua história ter sido sujeito a alterações significativas de mercado. Este trabalho analisou como essas mudanças impactaram os preços de bens e a percepção dos jogadores dessas mudanças e da economia. Para esta análise foram utilizadas séries temporais de preços e quantidades de produto à venda, analisada junto às alterações de mercado. A percepção dos jogadores foi obtida em uma pesquisa direcionada respondida por eles. O trabalho conclui que, na primeira mudança analisada que facilitou a obtenção de moeda, o mercado teve alterações na formação de preços que passou de uma forte correlação entre preço e quantidade para um preço mínimo mais estável, apesar do aumento de oferta do bem. A segunda mudança, que abriu os mercados disponíveis, fez com que os preços mínimos inicialmente ficassem nos patamares dos mercados com maior concorrência e, posteriormente, levou a um aumento gradual dos preços mínimos, com baixa correlação com as quantidades disponíveis.The present work aims to analyze, from the perspective of economic theory, the impacts of certain market changes in a virtual economy. These changes pertain to price formation when economic agents have greater access to currency and when the market is opened. The chosen virtual environment occurs within an electronic game called World of Warcraft, a Massively Multiplayer Online Role-Playing Game (MMORPG). This environment was selected because it provides a significant temporal sample, has a large number of actively participating players in its economy, and has a history of significant market changes. This study analyzed how these changes impacted the prices of goods and the players' perception of these changes and the economy. Time series data of prices and quantities of products for sale were used for this analysis, in conjunction with market changes. The players' perception was obtained through a targeted survey answered by them. The study concludes that in the first analyzed change that facilitated currency acquisition, the market underwent changes in price formation, transitioning from a strong correlation between price and quantity to a more stable minimum price, despite the increase in the supply of the good. The second change, which opened up available markets, initially kept minimum prices at the levels of markets with greater competition and subsequently led to a gradual increase in minimum prices, with a low correlation with available quantities.application/pdfporTeoria econômicaMercadoEconomiaVirtual economyDigital gamesWorld of WarcraftVirtual currenciesEfeitos de alterações de mercado em uma economia virtual : um estudo de caso sobre o jogo World of Warcraftinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2023/1Ciências Econômicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001185969.pdf.txt001185969.pdf.txtExtracted Texttext/plain62169http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265925/2/001185969.pdf.txt1d641125ff95f5ea69d9973390bfe73cMD52ORIGINAL001185969.pdfTexto completoapplication/pdf1180197http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265925/1/001185969.pdfbfcc38c9215b5b8f9ba255df45296e07MD5110183/2659252023-10-13 03:36:50.791926oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265925Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2023-10-13T06:36:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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