Modelagem Matemática e Big Data no desenvolvimento da literacia digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/232178 |
Resumo: | A sociedade está em crescente contato com as tecnologias digitais e a todo momento ações de indivíduos dão origem a vasta quantidade de dados. A reunião e cruzamento desses dados para gerar novas soluções e interpretações de problemas é chamada de Big Data. Consideramos que associado aos processos inerentes ao Big Data está um dos cernes de nossa pesquisa, a Literacia Digital, que está associada à interpretação e reflexão do uso de recursos e de informações provenientes das Tecnologias Digitais. Nosso objetivo principal é apresentar e analisar as potencialidades da Modelagem Matemática e do Big Data no desenvolvimento da Literacia Digital, norteados pela seguinte pergunta: Quais as potencialidades da Modelagem Matemática e do Big Data no desenvolvimento de habilidades relacionadas a Literacia Digital? O trabalho foi conduzido numa perspectiva metodológica qualitativa e envolveu tarefas usando recursos do Google Trends e Google Correlate. Os participantes da pesquisa foram estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola localizada no interior do estado do Rio Grande do Sul. A análise dos dados destacou indícios da presença das habilidades Multitarefa, Navegação Transmídia e Simulação, as quais podem ter levado os estudantes ao desenvolvimento da Literacia Digital. |
id |
UFRGS-2_678cbce443ccf576c9dd86381775434e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232178 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gayeski, Rose GrochotDalla Vecchia, RodrigoMaltempi, Marcus Vinicius2021-11-25T04:37:07Z20202526-2882http://hdl.handle.net/10183/232178001132292A sociedade está em crescente contato com as tecnologias digitais e a todo momento ações de indivíduos dão origem a vasta quantidade de dados. A reunião e cruzamento desses dados para gerar novas soluções e interpretações de problemas é chamada de Big Data. Consideramos que associado aos processos inerentes ao Big Data está um dos cernes de nossa pesquisa, a Literacia Digital, que está associada à interpretação e reflexão do uso de recursos e de informações provenientes das Tecnologias Digitais. Nosso objetivo principal é apresentar e analisar as potencialidades da Modelagem Matemática e do Big Data no desenvolvimento da Literacia Digital, norteados pela seguinte pergunta: Quais as potencialidades da Modelagem Matemática e do Big Data no desenvolvimento de habilidades relacionadas a Literacia Digital? O trabalho foi conduzido numa perspectiva metodológica qualitativa e envolveu tarefas usando recursos do Google Trends e Google Correlate. Os participantes da pesquisa foram estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola localizada no interior do estado do Rio Grande do Sul. A análise dos dados destacou indícios da presença das habilidades Multitarefa, Navegação Transmídia e Simulação, as quais podem ter levado os estudantes ao desenvolvimento da Literacia Digital.The Society is in growing contact with digital technologies and at all times the actions of individuals give rise to a vast amount of data. The gathering and crossing of this data to generate new solutions and interpretations of problems is called Big Data. We believe that associated with the processes inherent to Big Data is one of the cores of our research, Digital Literacy, which is associated with the interpretation and reflection of the use of resources and information from Digital Technologies. Our main objective is to present and analyze the potential of Mathematical Modeling and Big Data in the development of Digital Literacy, guided by the following question: What are the potentials of Mathematical Modeling and Big Data in the development of skills related to Digital Literacy? The paper was conducted in a qualitative methodological perspective and involved tasks using resources from Google Trends and Google Correlate. The research participants were first-year high school students in a school located in the interior of Rio Grande do Sul state. Data analysis highlighted evidence of the presence of multitasking abilities, Transmedia Navigation and Simulation, which may have led the students to the development of Digital Literacy.application/pdfporCom a palavra, o Professor. Bahia. Vol. 5, n. 11 (2020), p. 237 - 257Educação MatemáticaModelagem matemáticaBig dataTecnologias digitaisMathematical modelingMathematical educationModelagem Matemática e Big Data no desenvolvimento da literacia digitalinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001132292.pdf.txt001132292.pdf.txtExtracted Texttext/plain42672http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232178/2/001132292.pdf.txt197f676dc920335cb526b8822f4ce276MD52ORIGINAL001132292.pdfTexto completoapplication/pdf1051678http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232178/1/001132292.pdf99f9beca16b864ebbf9898c6564cb002MD5110183/2321782021-12-06 05:39:36.965707oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232178Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:39:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Modelagem Matemática e Big Data no desenvolvimento da literacia digital |
title |
Modelagem Matemática e Big Data no desenvolvimento da literacia digital |
spellingShingle |
Modelagem Matemática e Big Data no desenvolvimento da literacia digital Gayeski, Rose Grochot Educação Matemática Modelagem matemática Big data Tecnologias digitais Mathematical modeling Mathematical education |
title_short |
Modelagem Matemática e Big Data no desenvolvimento da literacia digital |
title_full |
Modelagem Matemática e Big Data no desenvolvimento da literacia digital |
title_fullStr |
Modelagem Matemática e Big Data no desenvolvimento da literacia digital |
title_full_unstemmed |
Modelagem Matemática e Big Data no desenvolvimento da literacia digital |
title_sort |
Modelagem Matemática e Big Data no desenvolvimento da literacia digital |
author |
Gayeski, Rose Grochot |
author_facet |
Gayeski, Rose Grochot Dalla Vecchia, Rodrigo Maltempi, Marcus Vinicius |
author_role |
author |
author2 |
Dalla Vecchia, Rodrigo Maltempi, Marcus Vinicius |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gayeski, Rose Grochot Dalla Vecchia, Rodrigo Maltempi, Marcus Vinicius |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Modelagem matemática Big data Tecnologias digitais |
topic |
Educação Matemática Modelagem matemática Big data Tecnologias digitais Mathematical modeling Mathematical education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mathematical modeling Mathematical education |
description |
A sociedade está em crescente contato com as tecnologias digitais e a todo momento ações de indivíduos dão origem a vasta quantidade de dados. A reunião e cruzamento desses dados para gerar novas soluções e interpretações de problemas é chamada de Big Data. Consideramos que associado aos processos inerentes ao Big Data está um dos cernes de nossa pesquisa, a Literacia Digital, que está associada à interpretação e reflexão do uso de recursos e de informações provenientes das Tecnologias Digitais. Nosso objetivo principal é apresentar e analisar as potencialidades da Modelagem Matemática e do Big Data no desenvolvimento da Literacia Digital, norteados pela seguinte pergunta: Quais as potencialidades da Modelagem Matemática e do Big Data no desenvolvimento de habilidades relacionadas a Literacia Digital? O trabalho foi conduzido numa perspectiva metodológica qualitativa e envolveu tarefas usando recursos do Google Trends e Google Correlate. Os participantes da pesquisa foram estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola localizada no interior do estado do Rio Grande do Sul. A análise dos dados destacou indícios da presença das habilidades Multitarefa, Navegação Transmídia e Simulação, as quais podem ter levado os estudantes ao desenvolvimento da Literacia Digital. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-11-25T04:37:07Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/232178 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2526-2882 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001132292 |
identifier_str_mv |
2526-2882 001132292 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/232178 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Com a palavra, o Professor. Bahia. Vol. 5, n. 11 (2020), p. 237 - 257 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232178/2/001132292.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232178/1/001132292.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
197f676dc920335cb526b8822f4ce276 99f9beca16b864ebbf9898c6564cb002 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447775251267584 |