As tecnologias da informação e da comunicação na escola de ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Adriana Gonçalves
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/261777
Resumo: Estudo realizado em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Analisa o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) no laboratório de informática e as necessidades de formação dos seus usuários, não sendo, entretanto, um estudo clássico de usuário. Tem como finalidade propor uma reflexão sobre o aproveitamento deste espaço e de gerar sugestões para planejamento de novas atividades visando a inclusão digital e informacional do aluno, necessárias para inclusão social. A metodologia utilizada é do tipo quali-quantitativa, sendo empregados um questionário e uma observação participante em um grupo de 11 alunos das turmas de C30 e CP da escola. Os dados foram tratados com a utilização de software de planilha eletrônica, descrição das atividades e transcrições. Os resultados demonstraram que a escola é o único espaço de acesso às TICs para a maioria dos alunos pesquisados. Apesar de freqüentarem o laboratório nos oito anos do ensino fundamental, os alunos apresentam muitas dificuldades no uso das TICs, resultado do espontaneísmo a que são submetidos. Apresentam dificuldade em identificar links, sites, endereços eletrônicos, e também de navegar nas páginas da Internet; grande parte dos alunos nem possui endereço eletrônico. Identifica, no que se refere às competências informacionais, as mesmas dificuldades apresentadas no uso da biblioteca em pesquisas escolares, variando o ambiente. Observa-se a necessidade imediata de uma ressignificação do currículo escolar que atenda as novas exigências da sociedade, a formação de professores, formulação de um programa de alfabetização digital e informacional para capacitar os alunos na busca e uso da informação. Lembra que a escola deve proporcionar atividades de inclusão digital e informacional a todos integrantes da comunidade escolar. Aponta necessidade de adotar novas propostas pedagógicas que sejam adequadas e que explorem efetivamente estas novas ferramentas para construção do conhecimento, tornando o processo de aprendizagem mais dinâmico e prazeroso e instrumentalizando cada aluno para o exercício da cidadania neste novo modelo de sociedade.
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Os resultados demonstraram que a escola é o único espaço de acesso às TICs para a maioria dos alunos pesquisados. Apesar de freqüentarem o laboratório nos oito anos do ensino fundamental, os alunos apresentam muitas dificuldades no uso das TICs, resultado do espontaneísmo a que são submetidos. Apresentam dificuldade em identificar links, sites, endereços eletrônicos, e também de navegar nas páginas da Internet; grande parte dos alunos nem possui endereço eletrônico. Identifica, no que se refere às competências informacionais, as mesmas dificuldades apresentadas no uso da biblioteca em pesquisas escolares, variando o ambiente. Observa-se a necessidade imediata de uma ressignificação do currículo escolar que atenda as novas exigências da sociedade, a formação de professores, formulação de um programa de alfabetização digital e informacional para capacitar os alunos na busca e uso da informação. Lembra que a escola deve proporcionar atividades de inclusão digital e informacional a todos integrantes da comunidade escolar. Aponta necessidade de adotar novas propostas pedagógicas que sejam adequadas e que explorem efetivamente estas novas ferramentas para construção do conhecimento, tornando o processo de aprendizagem mais dinâmico e prazeroso e instrumentalizando cada aluno para o exercício da cidadania neste novo modelo de sociedade.This study was done in a public school of Porto Alegre. It analyses the use of Information and Communication Technologies (ICTs) in the computer science laboratory, and the needs of its users training, however it is not a classical user study. Its proposal is to reflect about the use of this room as well as to give suggestions for the planning of new activities aiming digital and informational inclusion, witch is necessary for them to be socially included. The methodology used is based on quality and quantity, where a questionnaire was given to a group of eleven students from classes C30 and CP, some observations from the author were also considered. The data were analyzed with the use of an electronic spreadsheet, describing and commenting the activities. The results show us that the school is the only place the majority of the students studied have access to computers. Even though they must use the computer science laboratory for eight years during primary school, the students have serious difficulties in using the ICTs, this is a result of the lack of class planning to witch they are exposed. It is not easy for them to surf the web or identify links, websites and e-mail addresses; most of them don’t even have an electronic mail. The study shows that, concerning information skills, the same difficulties are found using either the library or the computer science laboratory for school researches. There is an urgent need of reorganizing the school curiculum in order to fulfill the new demands of the modern society, training the teachers and creating a digital and information literacy plan to all the members of the school community. It also shows the need of getting new pedagogic proposals that explore thoroughly these tools for acquiring knowledge, turning the learning into a dynamic and pleasant process and giving the student capability to be a participant citizen in the new society.application/pdfporInclusão socialAlfabetização informacionalInformation and Communication Technologies (ICTs)Digital inclusionInformation literacyEducational Computer SciencePrimary schoolSchool curriculumAs tecnologias da informação e da comunicação na escola de ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2005Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000548865.pdf.txt000548865.pdf.txtExtracted Texttext/plain81952http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261777/2/000548865.pdf.txta3b9e392402b92e9e3431d9735744cf7MD52ORIGINAL000548865.pdfTexto completoapplication/pdf358298http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261777/1/000548865.pdfc9f8c2d5b7e7a6513d14e840cf29806aMD5110183/2617772023-07-06 03:53:01.983904oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261777Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-06T06:53:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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