Escolarização kaingang no Rio Grande do Sul de meados do século XIX ao limiar do século XXI : das iniciativas missionárias à escola indígena específica e diferenciada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bergamaschi, Maria Aparecida
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Antunes, Claudia Pereira, Medeiros, Juliana Schneider
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/214983
Resumo: O texto apresenta um panorama histórico sobre os processos de escolarização kaingang no Rio Grande do Sul, Brasil, de meados do século XIX ao limiar do século XXI, a fim de compreender como esse povo se relacionou com as iniciativas escolares propostas por missionários (jesuítas e capuchinhos) e pelo Estado (tanto do governo local, quanto central), destacando como atuaram (e seguem atuando) na relação com a instituição escolar; assenta-se em fontes bibliográficas, documentos oficiais do Estado e publicações de intelectuais indígenas. À luz da Nova História Indígena, conclui-se que os kaingang foram agentes ativos em seu processo de escolarização e atuaram de diferentes formas frente à escola: negando-a, interessando-se por ela e negociando possibilidades.
id UFRGS-2_67d8fe404f569592e771d14eada34f4b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214983
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bergamaschi, Maria AparecidaAntunes, Claudia PereiraMedeiros, Juliana Schneider2020-11-12T04:11:18Z20201519-5902http://hdl.handle.net/10183/214983001117496O texto apresenta um panorama histórico sobre os processos de escolarização kaingang no Rio Grande do Sul, Brasil, de meados do século XIX ao limiar do século XXI, a fim de compreender como esse povo se relacionou com as iniciativas escolares propostas por missionários (jesuítas e capuchinhos) e pelo Estado (tanto do governo local, quanto central), destacando como atuaram (e seguem atuando) na relação com a instituição escolar; assenta-se em fontes bibliográficas, documentos oficiais do Estado e publicações de intelectuais indígenas. À luz da Nova História Indígena, conclui-se que os kaingang foram agentes ativos em seu processo de escolarização e atuaram de diferentes formas frente à escola: negando-a, interessando-se por ela e negociando possibilidades.This paper presented a historical overview of the Kaingang people schooling processes in the State of Rio Grande do Sul, Brazil, between the mid 19th century and the turn of the 21st century. It analyzed and reflected on the relations between this indigenous group and school initiatives put forth by Jesuit and Capuchin missionaries and by the state across both local and state levels. The article is based on bibliographical sources, official documents and papers written by indigenous scholars. Drawing on a New Indian History perspective, it can be concluded that the Kaingang people were active agents in their schooling processes, displaying agency by rejecting it, engaging with it, and by negotiating possibilities.El texto presenta un panorama histórico sobre los procesos de escolarización de los Kaingang en el estado de Rio Grande do Sul, Brasil, desde mediados del siglo XIX a comienzos del siglo XXI, buscando comprender cómo ese pueblo indígena se relacionó con las iniciativas escolares propuestas por misionarios (jesuitas y capuchinos) y por el Estado (tanto del gobierno local, como central), destacando cómo actuaron (y siguen actuando) en la relación con la institución escolar. Se basa en fuentes bibliográficas, documentos oficiales del Estado y publicaciones de intelectuales indígenas. A la luz de la Nueva Historia Indígena, se concluye que los Kaingang fueron agentes activos en su proceso de escolarización y actuaron de diferentes formas frente a la escuela: negándose, interesándose por ella y negociando posibilidades.application/pdfporRevista brasileira de história da educação. Maringá, PR. Vol. 20 (2020), p. 1-24, e103Educação indígenaHistória da educaçãoSchool inspectionPublic educationSchool legislationEscuela kaingangHistoria de la educación indígenaEducación escolar indígenaEscolarização kaingang no Rio Grande do Sul de meados do século XIX ao limiar do século XXI : das iniciativas missionárias à escola indígena específica e diferenciadaKaingang schooling in Rio Grande do Sul between the mid 19th century and the turn of the 21st century : from the missionary initiatives to the specific and differentiated indigenous schooEscolarización kaingang en Rio Grande do Sul desde mediados del siglo XIX a comienzos del siglo XXI : de las iniciativas misionarias a la escuela indígena específica y diferenciadainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001117496.pdf.txt001117496.pdf.txtExtracted Texttext/plain74252http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214983/2/001117496.pdf.txtb4104efbf70222d4479d4d5a6bc7363dMD52ORIGINAL001117496.pdfTexto completoapplication/pdf379321http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214983/1/001117496.pdfe36130ccf48d36143e802c96abac6e4eMD5110183/2149832020-11-13 05:21:15.608175oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214983Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-11-13T07:21:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Escolarização kaingang no Rio Grande do Sul de meados do século XIX ao limiar do século XXI : das iniciativas missionárias à escola indígena específica e diferenciada
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Kaingang schooling in Rio Grande do Sul between the mid 19th century and the turn of the 21st century : from the missionary initiatives to the specific and differentiated indigenous schoo
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Escolarización kaingang en Rio Grande do Sul desde mediados del siglo XIX a comienzos del siglo XXI : de las iniciativas misionarias a la escuela indígena específica y diferenciada
title Escolarização kaingang no Rio Grande do Sul de meados do século XIX ao limiar do século XXI : das iniciativas missionárias à escola indígena específica e diferenciada
spellingShingle Escolarização kaingang no Rio Grande do Sul de meados do século XIX ao limiar do século XXI : das iniciativas missionárias à escola indígena específica e diferenciada
Bergamaschi, Maria Aparecida
Educação indígena
História da educação
School inspection
Public education
School legislation
Escuela kaingang
Historia de la educación indígena
Educación escolar indígena
title_short Escolarização kaingang no Rio Grande do Sul de meados do século XIX ao limiar do século XXI : das iniciativas missionárias à escola indígena específica e diferenciada
title_full Escolarização kaingang no Rio Grande do Sul de meados do século XIX ao limiar do século XXI : das iniciativas missionárias à escola indígena específica e diferenciada
title_fullStr Escolarização kaingang no Rio Grande do Sul de meados do século XIX ao limiar do século XXI : das iniciativas missionárias à escola indígena específica e diferenciada
title_full_unstemmed Escolarização kaingang no Rio Grande do Sul de meados do século XIX ao limiar do século XXI : das iniciativas missionárias à escola indígena específica e diferenciada
title_sort Escolarização kaingang no Rio Grande do Sul de meados do século XIX ao limiar do século XXI : das iniciativas missionárias à escola indígena específica e diferenciada
author Bergamaschi, Maria Aparecida
author_facet Bergamaschi, Maria Aparecida
Antunes, Claudia Pereira
Medeiros, Juliana Schneider
author_role author
author2 Antunes, Claudia Pereira
Medeiros, Juliana Schneider
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bergamaschi, Maria Aparecida
Antunes, Claudia Pereira
Medeiros, Juliana Schneider
dc.subject.por.fl_str_mv Educação indígena
História da educação
topic Educação indígena
História da educação
School inspection
Public education
School legislation
Escuela kaingang
Historia de la educación indígena
Educación escolar indígena
dc.subject.eng.fl_str_mv School inspection
Public education
School legislation
dc.subject.spa.fl_str_mv Escuela kaingang
Historia de la educación indígena
Educación escolar indígena
description O texto apresenta um panorama histórico sobre os processos de escolarização kaingang no Rio Grande do Sul, Brasil, de meados do século XIX ao limiar do século XXI, a fim de compreender como esse povo se relacionou com as iniciativas escolares propostas por missionários (jesuítas e capuchinhos) e pelo Estado (tanto do governo local, quanto central), destacando como atuaram (e seguem atuando) na relação com a instituição escolar; assenta-se em fontes bibliográficas, documentos oficiais do Estado e publicações de intelectuais indígenas. À luz da Nova História Indígena, conclui-se que os kaingang foram agentes ativos em seu processo de escolarização e atuaram de diferentes formas frente à escola: negando-a, interessando-se por ela e negociando possibilidades.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-12T04:11:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/214983
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1519-5902
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001117496
identifier_str_mv 1519-5902
001117496
url http://hdl.handle.net/10183/214983
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de história da educação. Maringá, PR. Vol. 20 (2020), p. 1-24, e103
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214983/2/001117496.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214983/1/001117496.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b4104efbf70222d4479d4d5a6bc7363d
e36130ccf48d36143e802c96abac6e4e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447724103827456