Escolarização kaingang no Rio Grande do Sul de meados do século XIX ao limiar do século XXI : das iniciativas missionárias à escola indígena específica e diferenciada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/214983 |
Resumo: | O texto apresenta um panorama histórico sobre os processos de escolarização kaingang no Rio Grande do Sul, Brasil, de meados do século XIX ao limiar do século XXI, a fim de compreender como esse povo se relacionou com as iniciativas escolares propostas por missionários (jesuítas e capuchinhos) e pelo Estado (tanto do governo local, quanto central), destacando como atuaram (e seguem atuando) na relação com a instituição escolar; assenta-se em fontes bibliográficas, documentos oficiais do Estado e publicações de intelectuais indígenas. À luz da Nova História Indígena, conclui-se que os kaingang foram agentes ativos em seu processo de escolarização e atuaram de diferentes formas frente à escola: negando-a, interessando-se por ela e negociando possibilidades. |
id |
UFRGS-2_67d8fe404f569592e771d14eada34f4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214983 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bergamaschi, Maria AparecidaAntunes, Claudia PereiraMedeiros, Juliana Schneider2020-11-12T04:11:18Z20201519-5902http://hdl.handle.net/10183/214983001117496O texto apresenta um panorama histórico sobre os processos de escolarização kaingang no Rio Grande do Sul, Brasil, de meados do século XIX ao limiar do século XXI, a fim de compreender como esse povo se relacionou com as iniciativas escolares propostas por missionários (jesuítas e capuchinhos) e pelo Estado (tanto do governo local, quanto central), destacando como atuaram (e seguem atuando) na relação com a instituição escolar; assenta-se em fontes bibliográficas, documentos oficiais do Estado e publicações de intelectuais indígenas. À luz da Nova História Indígena, conclui-se que os kaingang foram agentes ativos em seu processo de escolarização e atuaram de diferentes formas frente à escola: negando-a, interessando-se por ela e negociando possibilidades.This paper presented a historical overview of the Kaingang people schooling processes in the State of Rio Grande do Sul, Brazil, between the mid 19th century and the turn of the 21st century. It analyzed and reflected on the relations between this indigenous group and school initiatives put forth by Jesuit and Capuchin missionaries and by the state across both local and state levels. The article is based on bibliographical sources, official documents and papers written by indigenous scholars. Drawing on a New Indian History perspective, it can be concluded that the Kaingang people were active agents in their schooling processes, displaying agency by rejecting it, engaging with it, and by negotiating possibilities.El texto presenta un panorama histórico sobre los procesos de escolarización de los Kaingang en el estado de Rio Grande do Sul, Brasil, desde mediados del siglo XIX a comienzos del siglo XXI, buscando comprender cómo ese pueblo indígena se relacionó con las iniciativas escolares propuestas por misionarios (jesuitas y capuchinos) y por el Estado (tanto del gobierno local, como central), destacando cómo actuaron (y siguen actuando) en la relación con la institución escolar. Se basa en fuentes bibliográficas, documentos oficiales del Estado y publicaciones de intelectuales indígenas. A la luz de la Nueva Historia Indígena, se concluye que los Kaingang fueron agentes activos en su proceso de escolarización y actuaron de diferentes formas frente a la escuela: negándose, interesándose por ella y negociando posibilidades.application/pdfporRevista brasileira de história da educação. Maringá, PR. Vol. 20 (2020), p. 1-24, e103Educação indígenaHistória da educaçãoSchool inspectionPublic educationSchool legislationEscuela kaingangHistoria de la educación indígenaEducación escolar indígenaEscolarização kaingang no Rio Grande do Sul de meados do século XIX ao limiar do século XXI : das iniciativas missionárias à escola indígena específica e diferenciadaKaingang schooling in Rio Grande do Sul between the mid 19th century and the turn of the 21st century : from the missionary initiatives to the specific and differentiated indigenous schooEscolarización kaingang en Rio Grande do Sul desde mediados del siglo XIX a comienzos del siglo XXI : de las iniciativas misionarias a la escuela indígena específica y diferenciadainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001117496.pdf.txt001117496.pdf.txtExtracted Texttext/plain74252http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214983/2/001117496.pdf.txtb4104efbf70222d4479d4d5a6bc7363dMD52ORIGINAL001117496.pdfTexto completoapplication/pdf379321http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214983/1/001117496.pdfe36130ccf48d36143e802c96abac6e4eMD5110183/2149832020-11-13 05:21:15.608175oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214983Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-11-13T07:21:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Escolarização kaingang no Rio Grande do Sul de meados do século XIX ao limiar do século XXI : das iniciativas missionárias à escola indígena específica e diferenciada |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Kaingang schooling in Rio Grande do Sul between the mid 19th century and the turn of the 21st century : from the missionary initiatives to the specific and differentiated indigenous schoo |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Escolarización kaingang en Rio Grande do Sul desde mediados del siglo XIX a comienzos del siglo XXI : de las iniciativas misionarias a la escuela indígena específica y diferenciada |
title |
Escolarização kaingang no Rio Grande do Sul de meados do século XIX ao limiar do século XXI : das iniciativas missionárias à escola indígena específica e diferenciada |
spellingShingle |
Escolarização kaingang no Rio Grande do Sul de meados do século XIX ao limiar do século XXI : das iniciativas missionárias à escola indígena específica e diferenciada Bergamaschi, Maria Aparecida Educação indígena História da educação School inspection Public education School legislation Escuela kaingang Historia de la educación indígena Educación escolar indígena |
title_short |
Escolarização kaingang no Rio Grande do Sul de meados do século XIX ao limiar do século XXI : das iniciativas missionárias à escola indígena específica e diferenciada |
title_full |
Escolarização kaingang no Rio Grande do Sul de meados do século XIX ao limiar do século XXI : das iniciativas missionárias à escola indígena específica e diferenciada |
title_fullStr |
Escolarização kaingang no Rio Grande do Sul de meados do século XIX ao limiar do século XXI : das iniciativas missionárias à escola indígena específica e diferenciada |
title_full_unstemmed |
Escolarização kaingang no Rio Grande do Sul de meados do século XIX ao limiar do século XXI : das iniciativas missionárias à escola indígena específica e diferenciada |
title_sort |
Escolarização kaingang no Rio Grande do Sul de meados do século XIX ao limiar do século XXI : das iniciativas missionárias à escola indígena específica e diferenciada |
author |
Bergamaschi, Maria Aparecida |
author_facet |
Bergamaschi, Maria Aparecida Antunes, Claudia Pereira Medeiros, Juliana Schneider |
author_role |
author |
author2 |
Antunes, Claudia Pereira Medeiros, Juliana Schneider |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bergamaschi, Maria Aparecida Antunes, Claudia Pereira Medeiros, Juliana Schneider |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação indígena História da educação |
topic |
Educação indígena História da educação School inspection Public education School legislation Escuela kaingang Historia de la educación indígena Educación escolar indígena |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
School inspection Public education School legislation |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Escuela kaingang Historia de la educación indígena Educación escolar indígena |
description |
O texto apresenta um panorama histórico sobre os processos de escolarização kaingang no Rio Grande do Sul, Brasil, de meados do século XIX ao limiar do século XXI, a fim de compreender como esse povo se relacionou com as iniciativas escolares propostas por missionários (jesuítas e capuchinhos) e pelo Estado (tanto do governo local, quanto central), destacando como atuaram (e seguem atuando) na relação com a instituição escolar; assenta-se em fontes bibliográficas, documentos oficiais do Estado e publicações de intelectuais indígenas. À luz da Nova História Indígena, conclui-se que os kaingang foram agentes ativos em seu processo de escolarização e atuaram de diferentes formas frente à escola: negando-a, interessando-se por ela e negociando possibilidades. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-12T04:11:18Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/214983 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1519-5902 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001117496 |
identifier_str_mv |
1519-5902 001117496 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/214983 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de história da educação. Maringá, PR. Vol. 20 (2020), p. 1-24, e103 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214983/2/001117496.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214983/1/001117496.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b4104efbf70222d4479d4d5a6bc7363d e36130ccf48d36143e802c96abac6e4e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447724103827456 |