Conhecimento de pacientes diabéticos e o cuidado com os pés : a importância da orientação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tanaka, Raquel Yurika
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lazzari, Carmen Maria, Monteiro, Daiane da Rosa, Cavatá, Tábata de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/230762
Resumo: Todo paciente diabético, cuidador/familiar deve ser orientado sobre as alterações presentes nos pés, assim como ter esclarecimentos quanto às implicações da neuropatia, da doença vascular, cuidados de higiene, corte adequado de unhas e o calçado apropriado aser usado. Objetivou-se avaliar o conhecimento de pacientes diabéticos sobre o cuidado com os pés e verificar a adesão após intervenção educativa durante a hospitalização, a consulta no ambulatório e o pós-alta hospitalar. Trata-se de um estudo transversal, realizado com 20 pacientes diabéticos tipo 2, atendidos e orientados em um hospital geral de Porto Alegre, em dois momentos: pré-orientação e pós-orientação. Como resultado, 65% dos pacientes foram o sexo masculino e com idade média de 60,2 anos. Houvediferença estatisticamente significativa após intervenção educativa nas seguintes variáveis: exame diário dos pés (p = 0,008), cuidado com a temperatura adequada da água antes da lavagem (p=0,031), deixar os pés de molho (p=0,004), hidratar os pés (p=0,002), uso de meias com costura para fora ou sem costuras (p=0,008), corte da unha no formato reto (p= 0,002), retirada de cutícula (p=0,008) e o calçado com solado grosso e antiderrapante (p=0,008). A intervenção educativa contribuiu para melhorar o conhecimento e permitiu a mudança comportamental relatada pelos participantes sobre os cuidados com os pés.
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spelling Tanaka, Raquel YurikaLazzari, Carmen MariaMonteiro, Daiane da RosaCavatá, Tábata de2021-10-15T04:26:13Z20202525-3409http://hdl.handle.net/10183/230762001131644Todo paciente diabético, cuidador/familiar deve ser orientado sobre as alterações presentes nos pés, assim como ter esclarecimentos quanto às implicações da neuropatia, da doença vascular, cuidados de higiene, corte adequado de unhas e o calçado apropriado aser usado. Objetivou-se avaliar o conhecimento de pacientes diabéticos sobre o cuidado com os pés e verificar a adesão após intervenção educativa durante a hospitalização, a consulta no ambulatório e o pós-alta hospitalar. Trata-se de um estudo transversal, realizado com 20 pacientes diabéticos tipo 2, atendidos e orientados em um hospital geral de Porto Alegre, em dois momentos: pré-orientação e pós-orientação. Como resultado, 65% dos pacientes foram o sexo masculino e com idade média de 60,2 anos. Houvediferença estatisticamente significativa após intervenção educativa nas seguintes variáveis: exame diário dos pés (p = 0,008), cuidado com a temperatura adequada da água antes da lavagem (p=0,031), deixar os pés de molho (p=0,004), hidratar os pés (p=0,002), uso de meias com costura para fora ou sem costuras (p=0,008), corte da unha no formato reto (p= 0,002), retirada de cutícula (p=0,008) e o calçado com solado grosso e antiderrapante (p=0,008). A intervenção educativa contribuiu para melhorar o conhecimento e permitiu a mudança comportamental relatada pelos participantes sobre os cuidados com os pés.Every diabetic patient, caregiver / family member should be instructed on the changes present in the feet, as well as clarifying the implications of neuropathy, vascular disease, hygiene care, proper nail cutting and the appropriate footwear to be used. The objective was to evaluate the knowledge of diabetic patients about foot care and to verify adherence after educational intervention during hospitalization, consultation at the outpatient clinic and after hospital discharge. This is a cross-sectional study, carried out with 20 type 2 diabetic patients, attended and guided at a general hospital in Porto Alegre, in two moments: pre-orientation and post-orientation. As a result, 65% of the patients were male and the average age was 60.2 years. There was a statistically significant difference after educational intervention in the following variables: daily examination of the feet (p = 0.008), care for the proper water temperature before washing (p = 0.031), soaking the feet (p = 0.004), moisturizing the feet. feet (p = 0.002), use of socks with seam out orwithout seams (p = 0.008), cut the nail in the straight shape (p = 0.002), cuticle removal (p = 0.008) and shoes with thick soles and non-slip (p = 0.008). The educational intervention contributed to improve knowledge and allowed the behavioral change reported by the participants about foot care.Todo paciente diabético, cuidador / familiar debe ser instruido sobre los cambios presentes en los pies, así como aclarar las implicaciones de neuropatía, enfermedad vascular, cuidados higiénicos, corte adecuado de las uñas y calzado adecuado a utilizar. El objetivo fue evaluar el conocimiento de los pacientes diabéticos sobre el cuidado del pie y verificar la adherencia después de la intervención educativa durante la hospitalización, la consulta en el ambulatorio y después del alta hospitalaria. Se trata de un estudio transversal, realizado con 20 pacientes diabéticos tipo 2, atendidos y guiados en un hospital general de Porto Alegre, en dos momentos: preorientación y posorientación. Como resultado, el 65% de los pacientes eran varones y la edad media fue de 60,2 años. Hubo diferencia estadísticamente significativa después de la intervención educativa en las siguientes variables: examen diario de los pies (p = 0,008), cuidado de la temperatura adecuada del agua antes del lavado (p = 0,031), remojo de los pies (p = 0,004), hidratación de los pies. pies (p = 0,002), uso de calcetines con costura fuera o sin costuras (p = 0,008), cortede la uña en forma recta (p = 0,002), eliminación de cutículas (p = 0,008) y zapatos con suela gruesa y antideslizante (p = 0,008). La intervención educativa contribuyó a mejorar el conocimiento y permitió el cambio de comportamiento informado por los participantes sobre el cuidado de los pies.application/pdfporResearch, society and development. Iatabira. Vol. 9, no. 11 (2020), e4099119930, 18 p.Pé diabéticoEducação em enfermagemDiabetes mellitusCuidados de enfermagemDiabetic footNursing educationNursing carePie diabéticoEducación en enfermeríaCuidado de enfermeraConhecimento de pacientes diabéticos e o cuidado com os pés : a importância da orientaçãoKnowledge of diabetic patients and foot care : the importance of guidanceConocimiento del paciente diabético y cuidado de los pies : la importancia de la orientacióninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001131644.pdf.txt001131644.pdf.txtExtracted Texttext/plain43436http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230762/2/001131644.pdf.txtd00fa7f73a865cabf37259a100b93db2MD52ORIGINAL001131644.pdfTexto completoapplication/pdf199445http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230762/1/001131644.pdf63aef99b0ba004a6fc0e0180424bacc4MD5110183/2307622021-11-20 05:47:43.215901oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230762Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:47:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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