O grêmio estudantil na gestão escolar : uma possibilidade de participação política da juventude

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bald, Marcele
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151660
Resumo: O presente trabalho, desenvolvido no Curso de Especialização em Gestão Escolar da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, propõe uma reflexão a respeito da importância do grêmio estudantil, como instância colegiada, na gestão democrática da escola. Serão abordados os conceitos de grêmio estudantil, gestão democrática, protagonismo juvenil e pesquisa-ação. Posteriormente, será apresentado o projeto de intervenção realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Santa Clara, do município de Santa Clara do Sul, cujo foco é a participação dos estudantes na gestão democrática através do Grêmio Estudantil. O objetivo foi esclarecer à comunidade escolar o papel e as atribuições do grêmio estudantil, oportunizando a participação dos estudantes na gestão democrática da escola. Tendo como aporte metodológico a pesquisa-ação como forma de intervenção na realidade atual, a partir da qual foram pensadas e elaboradas em conjunto com os participantes, formas de conscientizar a comunidade escolar sobre as atribuições do grêmio estudantil na escola. As atividades propostas pelos participantes envolveram estudo da legislação e criação de meios de divulgação das funções do grêmio, como murais, panfletos e página eletrônica. A pesquisa revelou compreensões e percepções dos jovens em relação à participação e democracia, num momento em que a educação passa por profundas transformações e novos desafios são enfrentados por professores, gestores e estudantes, o trabalho aponta perspectivas de participação e envolvimento destes sujeitos nos seus processos educativos.
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