Custo-aluno na educação a distância : uma análise a partir de um projeto de implantação em uma IES privada do RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Patrícia Menna
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/187605
Resumo: O avanço das tecnologias nas últimas décadas trouxe uma nova perspectiva para a educação: a oferta dos cursos a distância. A expansão do número de instituições de ensino, atrelada ao grande número de matrículas na modalidade, fez com que as universidades que ainda não haviam entrado nesse mercado começassem a pensar em fazê-lo. Nesse contexto, a contabilidade de custos é uma ferramenta que auxilia as organizações para o planejamento e para tomada de decisão. O presente trabalho objetiva determinar o custo por aluno em uma instituição de ensino superior, por meio da análise do projeto de implantação da modalidade de EaD em uma universidade privada do Estado do Rio Grande do Sul. Quanto a sua característica, a pesquisa é descritiva de caráter documental. O custeio por absorção foi a metodologia empregada para o cálculo do custo-aluno, tendo sido analisado o curso de Ciências Contábeis. Após a apresentação dos custos de ensino, assim como da projeção do número de alunos ingressantes nos dois primeiros anos do projeto, foi possível determinar que o custo por aluno foi de respectivamente R$ 2.741,61 para o Ano 1, de R$ 1.407,41 para o Ano 2 e de R$ 1.246,19 para o terceiro ano do projeto. Este estudo pode contribuir com a instituição no sentido de elencar os custos envolvidos na operação sob a perspectiva contábil e de auxiliar na revisão dos elementos do planejamento econômico-financeiro.
id UFRGS-2_6893d40c5f3a41e316cf66045011642e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187605
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Barreto, Patrícia MennaBehr, Ariel2019-01-03T04:01:54Z2018http://hdl.handle.net/10183/187605001084504O avanço das tecnologias nas últimas décadas trouxe uma nova perspectiva para a educação: a oferta dos cursos a distância. A expansão do número de instituições de ensino, atrelada ao grande número de matrículas na modalidade, fez com que as universidades que ainda não haviam entrado nesse mercado começassem a pensar em fazê-lo. Nesse contexto, a contabilidade de custos é uma ferramenta que auxilia as organizações para o planejamento e para tomada de decisão. O presente trabalho objetiva determinar o custo por aluno em uma instituição de ensino superior, por meio da análise do projeto de implantação da modalidade de EaD em uma universidade privada do Estado do Rio Grande do Sul. Quanto a sua característica, a pesquisa é descritiva de caráter documental. O custeio por absorção foi a metodologia empregada para o cálculo do custo-aluno, tendo sido analisado o curso de Ciências Contábeis. Após a apresentação dos custos de ensino, assim como da projeção do número de alunos ingressantes nos dois primeiros anos do projeto, foi possível determinar que o custo por aluno foi de respectivamente R$ 2.741,61 para o Ano 1, de R$ 1.407,41 para o Ano 2 e de R$ 1.246,19 para o terceiro ano do projeto. Este estudo pode contribuir com a instituição no sentido de elencar os custos envolvidos na operação sob a perspectiva contábil e de auxiliar na revisão dos elementos do planejamento econômico-financeiro.The technologies advance in recent decades has brought a new perspective to education: the offer of distance learning. The expansion of the number of educational institutions, put to the large number of enrollments in the modality, meant that universities that had not yet entered this market began to think about doing so. In this context, cost accounting is a device that assists organizations in planning and decision making. The present work aims at determining the cost per student in a higher education institution, through the analysis of the implementation project of EaD modality in a private university of the State of Rio Grande do Sul. As for its characteristic, the research is descriptive of documentary nature. The absorption costing was the methodology used to calculate the cost-student, in an analysis of the Accounting Sciences course. After presenting the teaching costs, as well as projecting the number of students entering the first two years of the project, it was possible to determine that the cost per student was R $ 2,741.61 for Year 1, of R $ 1,407, 41 for Year 2 and R $ 1,246.19 for the third year of the project. This study can contribute to the institution to list the costs involved in the operation under the accounting perspective and to assist in the review of the elements of the economic-financial planningapplication/pdfporContabilidadeDistance EducationCost per student in distance educationCostsCusto-aluno na educação a distância : uma análise a partir de um projeto de implantação em uma IES privada do RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2018Ciências Contábeisgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001084504.pdf.txt001084504.pdf.txtExtracted Texttext/plain51001http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187605/2/001084504.pdf.txt4445688dc16cd9c6581d7a22faabdce1MD52ORIGINAL001084504.pdfTexto completoapplication/pdf550739http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187605/1/001084504.pdf9d2ca2d4600df6f9d7ad12bc79fedef8MD5110183/1876052019-01-04 04:03:56.522122oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187605Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-01-04T06:03:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Custo-aluno na educação a distância : uma análise a partir de um projeto de implantação em uma IES privada do RS
title Custo-aluno na educação a distância : uma análise a partir de um projeto de implantação em uma IES privada do RS
spellingShingle Custo-aluno na educação a distância : uma análise a partir de um projeto de implantação em uma IES privada do RS
Barreto, Patrícia Menna
Contabilidade
Distance Education
Cost per student in distance education
Costs
title_short Custo-aluno na educação a distância : uma análise a partir de um projeto de implantação em uma IES privada do RS
title_full Custo-aluno na educação a distância : uma análise a partir de um projeto de implantação em uma IES privada do RS
title_fullStr Custo-aluno na educação a distância : uma análise a partir de um projeto de implantação em uma IES privada do RS
title_full_unstemmed Custo-aluno na educação a distância : uma análise a partir de um projeto de implantação em uma IES privada do RS
title_sort Custo-aluno na educação a distância : uma análise a partir de um projeto de implantação em uma IES privada do RS
author Barreto, Patrícia Menna
author_facet Barreto, Patrícia Menna
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto, Patrícia Menna
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Behr, Ariel
contributor_str_mv Behr, Ariel
dc.subject.por.fl_str_mv Contabilidade
topic Contabilidade
Distance Education
Cost per student in distance education
Costs
dc.subject.eng.fl_str_mv Distance Education
Cost per student in distance education
Costs
description O avanço das tecnologias nas últimas décadas trouxe uma nova perspectiva para a educação: a oferta dos cursos a distância. A expansão do número de instituições de ensino, atrelada ao grande número de matrículas na modalidade, fez com que as universidades que ainda não haviam entrado nesse mercado começassem a pensar em fazê-lo. Nesse contexto, a contabilidade de custos é uma ferramenta que auxilia as organizações para o planejamento e para tomada de decisão. O presente trabalho objetiva determinar o custo por aluno em uma instituição de ensino superior, por meio da análise do projeto de implantação da modalidade de EaD em uma universidade privada do Estado do Rio Grande do Sul. Quanto a sua característica, a pesquisa é descritiva de caráter documental. O custeio por absorção foi a metodologia empregada para o cálculo do custo-aluno, tendo sido analisado o curso de Ciências Contábeis. Após a apresentação dos custos de ensino, assim como da projeção do número de alunos ingressantes nos dois primeiros anos do projeto, foi possível determinar que o custo por aluno foi de respectivamente R$ 2.741,61 para o Ano 1, de R$ 1.407,41 para o Ano 2 e de R$ 1.246,19 para o terceiro ano do projeto. Este estudo pode contribuir com a instituição no sentido de elencar os custos envolvidos na operação sob a perspectiva contábil e de auxiliar na revisão dos elementos do planejamento econômico-financeiro.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-01-03T04:01:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/187605
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001084504
url http://hdl.handle.net/10183/187605
identifier_str_mv 001084504
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187605/2/001084504.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187605/1/001084504.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4445688dc16cd9c6581d7a22faabdce1
9d2ca2d4600df6f9d7ad12bc79fedef8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224565800566784