Arquiteturas pedagógicas : as relações construídas no processo de aprendizagem mediado por computador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/39567 |
Resumo: | Nos dias atuais, as tecnologias estão presentes e são necessárias no dia-a-dia das pessoas. O uso social que os sujeitos fazem da tecnologia implica em uma preocupação crescente em inseri-las na Educação. Esse trabalho objetiva apresentar, por meio de um estudo de caso, o uso das Arquiteturas Pedagógicas em ambientes informatizados para suporte às aprendizagens, apoiadas por Teorias Sócio-Interacionistas. O presente estudo apresenta ações pedagógicas que utilizam Projetos de Aprendizagem, de Estudo e de Trabalho, com base em proposta Sócio-Construcionista, para a construção dos conhecimentos, letramento digital e cidadania. Ações orientadas por um planejamento dirigido e uma prática intencional, mediadas pelo uso do computador, que levam em conta como o aluno aprende e, como este aprende melhor de forma colaborativa. Planejamento e prática que, por consequência, transformam a rotina escolar com o uso dos recursos do Laboratório de Informática, recentemente implantados nas escolas, contribuindo, dessa forma, para a efetiva inserção da tecnologia no espaço, tempo e cultura escolares. |
id |
UFRGS-2_68a61c65df096af37924f1c3d954e784 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39567 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Tavares, Mara Rosane NobleCorte Real, Luciane Magalhães2012-04-25T01:24:02Z2010http://hdl.handle.net/10183/39567000823667Nos dias atuais, as tecnologias estão presentes e são necessárias no dia-a-dia das pessoas. O uso social que os sujeitos fazem da tecnologia implica em uma preocupação crescente em inseri-las na Educação. Esse trabalho objetiva apresentar, por meio de um estudo de caso, o uso das Arquiteturas Pedagógicas em ambientes informatizados para suporte às aprendizagens, apoiadas por Teorias Sócio-Interacionistas. O presente estudo apresenta ações pedagógicas que utilizam Projetos de Aprendizagem, de Estudo e de Trabalho, com base em proposta Sócio-Construcionista, para a construção dos conhecimentos, letramento digital e cidadania. Ações orientadas por um planejamento dirigido e uma prática intencional, mediadas pelo uso do computador, que levam em conta como o aluno aprende e, como este aprende melhor de forma colaborativa. Planejamento e prática que, por consequência, transformam a rotina escolar com o uso dos recursos do Laboratório de Informática, recentemente implantados nas escolas, contribuindo, dessa forma, para a efetiva inserção da tecnologia no espaço, tempo e cultura escolares.Nowadays, technologies are present and are necessary in day-to-day for people. The social use of technology implies a concern, growing, with her introducing in education. This work presents, through a case study, the use of Pedagogical Architectures in computerized environment to support learning activities, based by partner-interactionist theories. The present study provides pedagogical practices using Projects of Learning, of Study and of Work in a Socio-constructivist proposal for the construction of knowledge, litteracy in computer and citizenship. Actions oriented to an intentional practice and a planning directed which take into account how students learn and how they learn best of collaboratively, mediated by computer use. Planning and practice that, consequently, change the school routine by using the resources of the Computer Laboratory, recently deployed in schools, contributing thus to the effective integration of technology in space, time and culture school.application/pdfporComputador na educaçãoTecnologia educacionalInformáticaProjetoTechnologyEducationArchitectureProjectComputerArquiteturas pedagógicas : as relações construídas no processo de aprendizagem mediado por computadorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000823667.pdf.txt000823667.pdf.txtExtracted Texttext/plain123109http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39567/2/000823667.pdf.txt993c9013528d3a2cc1d88f3a44f4b06dMD52ORIGINAL000823667.pdf000823667.pdfTexto completoapplication/pdf640999http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39567/1/000823667.pdfa1ce5561a4510440541af59d62246d7cMD51THUMBNAIL000823667.pdf.jpg000823667.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1356http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39567/3/000823667.pdf.jpge342df38725b6e7646332a77be192983MD5310183/395672018-10-10 08:17:41.676oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39567Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:17:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Arquiteturas pedagógicas : as relações construídas no processo de aprendizagem mediado por computador |
title |
Arquiteturas pedagógicas : as relações construídas no processo de aprendizagem mediado por computador |
spellingShingle |
Arquiteturas pedagógicas : as relações construídas no processo de aprendizagem mediado por computador Tavares, Mara Rosane Noble Computador na educação Tecnologia educacional Informática Projeto Technology Education Architecture Project Computer |
title_short |
Arquiteturas pedagógicas : as relações construídas no processo de aprendizagem mediado por computador |
title_full |
Arquiteturas pedagógicas : as relações construídas no processo de aprendizagem mediado por computador |
title_fullStr |
Arquiteturas pedagógicas : as relações construídas no processo de aprendizagem mediado por computador |
title_full_unstemmed |
Arquiteturas pedagógicas : as relações construídas no processo de aprendizagem mediado por computador |
title_sort |
Arquiteturas pedagógicas : as relações construídas no processo de aprendizagem mediado por computador |
author |
Tavares, Mara Rosane Noble |
author_facet |
Tavares, Mara Rosane Noble |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Mara Rosane Noble |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Corte Real, Luciane Magalhães |
contributor_str_mv |
Corte Real, Luciane Magalhães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Computador na educação Tecnologia educacional Informática Projeto |
topic |
Computador na educação Tecnologia educacional Informática Projeto Technology Education Architecture Project Computer |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Technology Education Architecture Project Computer |
description |
Nos dias atuais, as tecnologias estão presentes e são necessárias no dia-a-dia das pessoas. O uso social que os sujeitos fazem da tecnologia implica em uma preocupação crescente em inseri-las na Educação. Esse trabalho objetiva apresentar, por meio de um estudo de caso, o uso das Arquiteturas Pedagógicas em ambientes informatizados para suporte às aprendizagens, apoiadas por Teorias Sócio-Interacionistas. O presente estudo apresenta ações pedagógicas que utilizam Projetos de Aprendizagem, de Estudo e de Trabalho, com base em proposta Sócio-Construcionista, para a construção dos conhecimentos, letramento digital e cidadania. Ações orientadas por um planejamento dirigido e uma prática intencional, mediadas pelo uso do computador, que levam em conta como o aluno aprende e, como este aprende melhor de forma colaborativa. Planejamento e prática que, por consequência, transformam a rotina escolar com o uso dos recursos do Laboratório de Informática, recentemente implantados nas escolas, contribuindo, dessa forma, para a efetiva inserção da tecnologia no espaço, tempo e cultura escolares. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-04-25T01:24:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/39567 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000823667 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/39567 |
identifier_str_mv |
000823667 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39567/2/000823667.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39567/1/000823667.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39567/3/000823667.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
993c9013528d3a2cc1d88f3a44f4b06d a1ce5561a4510440541af59d62246d7c e342df38725b6e7646332a77be192983 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224427714641920 |