Arquiteturas pedagógicas : as relações construídas no processo de aprendizagem mediado por computador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Mara Rosane Noble
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/39567
Resumo: Nos dias atuais, as tecnologias estão presentes e são necessárias no dia-a-dia das pessoas. O uso social que os sujeitos fazem da tecnologia implica em uma preocupação crescente em inseri-las na Educação. Esse trabalho objetiva apresentar, por meio de um estudo de caso, o uso das Arquiteturas Pedagógicas em ambientes informatizados para suporte às aprendizagens, apoiadas por Teorias Sócio-Interacionistas. O presente estudo apresenta ações pedagógicas que utilizam Projetos de Aprendizagem, de Estudo e de Trabalho, com base em proposta Sócio-Construcionista, para a construção dos conhecimentos, letramento digital e cidadania. Ações orientadas por um planejamento dirigido e uma prática intencional, mediadas pelo uso do computador, que levam em conta como o aluno aprende e, como este aprende melhor de forma colaborativa. Planejamento e prática que, por consequência, transformam a rotina escolar com o uso dos recursos do Laboratório de Informática, recentemente implantados nas escolas, contribuindo, dessa forma, para a efetiva inserção da tecnologia no espaço, tempo e cultura escolares.
id UFRGS-2_68a61c65df096af37924f1c3d954e784
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39567
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Tavares, Mara Rosane NobleCorte Real, Luciane Magalhães2012-04-25T01:24:02Z2010http://hdl.handle.net/10183/39567000823667Nos dias atuais, as tecnologias estão presentes e são necessárias no dia-a-dia das pessoas. O uso social que os sujeitos fazem da tecnologia implica em uma preocupação crescente em inseri-las na Educação. Esse trabalho objetiva apresentar, por meio de um estudo de caso, o uso das Arquiteturas Pedagógicas em ambientes informatizados para suporte às aprendizagens, apoiadas por Teorias Sócio-Interacionistas. O presente estudo apresenta ações pedagógicas que utilizam Projetos de Aprendizagem, de Estudo e de Trabalho, com base em proposta Sócio-Construcionista, para a construção dos conhecimentos, letramento digital e cidadania. Ações orientadas por um planejamento dirigido e uma prática intencional, mediadas pelo uso do computador, que levam em conta como o aluno aprende e, como este aprende melhor de forma colaborativa. Planejamento e prática que, por consequência, transformam a rotina escolar com o uso dos recursos do Laboratório de Informática, recentemente implantados nas escolas, contribuindo, dessa forma, para a efetiva inserção da tecnologia no espaço, tempo e cultura escolares.Nowadays, technologies are present and are necessary in day-to-day for people. The social use of technology implies a concern, growing, with her introducing in education. This work presents, through a case study, the use of Pedagogical Architectures in computerized environment to support learning activities, based by partner-interactionist theories. The present study provides pedagogical practices using Projects of Learning, of Study and of Work in a Socio-constructivist proposal for the construction of knowledge, litteracy in computer and citizenship. Actions oriented to an intentional practice and a planning directed which take into account how students learn and how they learn best of collaboratively, mediated by computer use. Planning and practice that, consequently, change the school routine by using the resources of the Computer Laboratory, recently deployed in schools, contributing thus to the effective integration of technology in space, time and culture school.application/pdfporComputador na educaçãoTecnologia educacionalInformáticaProjetoTechnologyEducationArchitectureProjectComputerArquiteturas pedagógicas : as relações construídas no processo de aprendizagem mediado por computadorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000823667.pdf.txt000823667.pdf.txtExtracted Texttext/plain123109http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39567/2/000823667.pdf.txt993c9013528d3a2cc1d88f3a44f4b06dMD52ORIGINAL000823667.pdf000823667.pdfTexto completoapplication/pdf640999http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39567/1/000823667.pdfa1ce5561a4510440541af59d62246d7cMD51THUMBNAIL000823667.pdf.jpg000823667.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1356http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39567/3/000823667.pdf.jpge342df38725b6e7646332a77be192983MD5310183/395672018-10-10 08:17:41.676oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39567Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:17:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Arquiteturas pedagógicas : as relações construídas no processo de aprendizagem mediado por computador
title Arquiteturas pedagógicas : as relações construídas no processo de aprendizagem mediado por computador
spellingShingle Arquiteturas pedagógicas : as relações construídas no processo de aprendizagem mediado por computador
Tavares, Mara Rosane Noble
Computador na educação
Tecnologia educacional
Informática
Projeto
Technology
Education
Architecture
Project
Computer
title_short Arquiteturas pedagógicas : as relações construídas no processo de aprendizagem mediado por computador
title_full Arquiteturas pedagógicas : as relações construídas no processo de aprendizagem mediado por computador
title_fullStr Arquiteturas pedagógicas : as relações construídas no processo de aprendizagem mediado por computador
title_full_unstemmed Arquiteturas pedagógicas : as relações construídas no processo de aprendizagem mediado por computador
title_sort Arquiteturas pedagógicas : as relações construídas no processo de aprendizagem mediado por computador
author Tavares, Mara Rosane Noble
author_facet Tavares, Mara Rosane Noble
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Mara Rosane Noble
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Corte Real, Luciane Magalhães
contributor_str_mv Corte Real, Luciane Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Computador na educação
Tecnologia educacional
Informática
Projeto
topic Computador na educação
Tecnologia educacional
Informática
Projeto
Technology
Education
Architecture
Project
Computer
dc.subject.eng.fl_str_mv Technology
Education
Architecture
Project
Computer
description Nos dias atuais, as tecnologias estão presentes e são necessárias no dia-a-dia das pessoas. O uso social que os sujeitos fazem da tecnologia implica em uma preocupação crescente em inseri-las na Educação. Esse trabalho objetiva apresentar, por meio de um estudo de caso, o uso das Arquiteturas Pedagógicas em ambientes informatizados para suporte às aprendizagens, apoiadas por Teorias Sócio-Interacionistas. O presente estudo apresenta ações pedagógicas que utilizam Projetos de Aprendizagem, de Estudo e de Trabalho, com base em proposta Sócio-Construcionista, para a construção dos conhecimentos, letramento digital e cidadania. Ações orientadas por um planejamento dirigido e uma prática intencional, mediadas pelo uso do computador, que levam em conta como o aluno aprende e, como este aprende melhor de forma colaborativa. Planejamento e prática que, por consequência, transformam a rotina escolar com o uso dos recursos do Laboratório de Informática, recentemente implantados nas escolas, contribuindo, dessa forma, para a efetiva inserção da tecnologia no espaço, tempo e cultura escolares.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-04-25T01:24:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/39567
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000823667
url http://hdl.handle.net/10183/39567
identifier_str_mv 000823667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39567/2/000823667.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39567/1/000823667.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39567/3/000823667.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 993c9013528d3a2cc1d88f3a44f4b06d
a1ce5561a4510440541af59d62246d7c
e342df38725b6e7646332a77be192983
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224427714641920