Imagens da docência com bebês : problematizando narrativas de professoras de creche
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/159670 |
Resumo: | A partir do campo dos Estudos da Pedagogia da Infância, o artigo tem como objetivo evidenciar as imagens de docência de professoras que atuam com bebês em creches. Metodologicamente, foram realizadas 60 entrevistas sobre as percepções das professoras a respeito dos modos como exercem a docência com bebês. Com base nas análises, foram evidenciadas duas imagens de docência como eixos analíticos: o espectro da maternidade e o imperativo do estímulo. Em relação ao primeiro eixo, foi recorrente nas narrativas das professoras a imagem de que elas são substitutas maternas e que têm como função exclusiva o cuidado dos bebês. No segundo eixo, a tônica da imagem foram as narrativas que evidenciam o imperativo de que os bebês sejam estimulados para que se desenvolvam e estejam preparados para os níveis subsequentes da Educação Infantil. Desse modo, infere-se a importância de que o professor entenda que não existe um suposto modelo de atuação profi ssional a ser seguido na creche, mas uma miríade de possibilidades de constituição docente. |
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Carvalho, Rodrigo Saballa deRadomski, Lidianne Laizi2017-06-20T02:30:21Z20171414-5138http://hdl.handle.net/10183/159670001020870A partir do campo dos Estudos da Pedagogia da Infância, o artigo tem como objetivo evidenciar as imagens de docência de professoras que atuam com bebês em creches. Metodologicamente, foram realizadas 60 entrevistas sobre as percepções das professoras a respeito dos modos como exercem a docência com bebês. Com base nas análises, foram evidenciadas duas imagens de docência como eixos analíticos: o espectro da maternidade e o imperativo do estímulo. Em relação ao primeiro eixo, foi recorrente nas narrativas das professoras a imagem de que elas são substitutas maternas e que têm como função exclusiva o cuidado dos bebês. No segundo eixo, a tônica da imagem foram as narrativas que evidenciam o imperativo de que os bebês sejam estimulados para que se desenvolvam e estejam preparados para os níveis subsequentes da Educação Infantil. Desse modo, infere-se a importância de que o professor entenda que não existe um suposto modelo de atuação profi ssional a ser seguido na creche, mas uma miríade de possibilidades de constituição docente.Based on the Studies of Early Childhood Pedagogy, the article aims to show the images of teaching of teachers who work with infants in nursery schools. Methodologically, 60 interviews were conducted on the teachers’ perceptions of the ways they engage in teaching infants. Based on the analysis, two images of teaching were observed as analytical axes: the specter of motherhood and the imperative of stimulus. In relation to the first axis, the image that the teachers are surrogate for the mothers and whose sole function is infant care was recurrent in their narratives. In the second axis, the fundamental image was the narratives that show the imperative that babies are simulated to develop and be prepared for the subsequent levels of early childhood education. Thus, the importance that the teacher understands there is not a supposed model of professional practice to be followed in the nursery school can be inferred, but that there is a myriad of possibilities for the formation of a teacher.Desde el campo de los estudios de pedagogía infantil, este articulo tiene como objetivo mostrar las imágenes de enseñanza de maestras que actúan con bebés en guarderías. Metodológicamente, se realizaron 60 entrevistas sobre las percepciones de las maestras acerca de los modos que ejercen la enseñanza con los bebés. Basado en los análisis, se demostraron dos imágenes de enseñanza como ejes analíticos: el espectro de la maternidad y el imperativo del estimulo. En relación con el primer eje, se repitió en las narrativas de las maestras la imagen de que son sustitutas maternas y que tienen como función exclusiva el cuidado a los bebés. En el segundo eje, la tónica de la imagen fue las narrativas que muestran el imperativo de que se estimulen a los bebés para desarrollarlos y prepararlos para los niveles subsiguientes de la Educación Infantil. Por lo tanto, se deduce la importancia de que el maestro entienda que no hay un supuesto modelo de práctica profesional que debe seguirse en la guardería, pero una miríada de posibilidades de constitución de la enseñanza.application/pdfporSérie estudos (Campo Grande). Campo Grande. Vol. 22, n. 44 (jan./abr. 2017), p. 41-59BebêCrecheEducação infantilProfessorNarrativaEarly childhood educationTeachingNursery schoolEducación infantilEnseñanzaGuarderíaImagens da docência com bebês : problematizando narrativas de professoras de crecheImages of infant teaching : discussing narratives of nursery school teachersImágenes de la enseñanza con bebés : problematizando narral vas de maestras de guardería problemal zando narral vas de maestras de guarderíainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001020870.pdf001020870.pdfTexto completoapplication/pdf259839http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159670/1/001020870.pdf1c3494124c9d43af778c7537d80e4770MD51TEXT001020870.pdf.txt001020870.pdf.txtExtracted Texttext/plain54401http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159670/2/001020870.pdf.txt6b41947fe56e32caedbbbead17e0fdafMD5210183/1596702018-04-14 03:42:15.598196oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159670Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-04-14T06:42:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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