A educação infantil no contexto da base nacional comum curricular : em defesa das crianças como seres da natureza, herdeiras das tradições culturais brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tiriba, Lea
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Flores, Maria Luiza Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/252216
Resumo: O artigo traz ao debate a posição de autores que questionam o estabelecimento de uma Base Nacional Comum Curricular (SILVA, 2000; MACEDO, 2003; 2014; CORAZZA, 2016) e, a partir de documentos legais vigentes para a educação infantil, ratifica uma concepção curricular que tenha como eixo as interações e a brincadeira (BRASIL, 2009). A seguir, critica, nas versões primeiras da Base, a exclusividade de referências paradigmáticas ocidentais, em detrimento de visões de mundo, de povos e comunidades tradicionais brasileiras (CRUZ, 2012; SANTOS, 2001), especialmente no que se refere a relações entre Natureza e seres humanos. Ao final, defende o respeito à condição biofílica das crianças (SPINOZA, 2009) como pressuposto para o desenvolvimento de uma perspectiva ecológica, desde a educação infantil
id UFRGS-2_68c3cead7335d4b42c8051d84c0ed766
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252216
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Tiriba, LeaFlores, Maria Luiza Rodrigues2022-12-02T04:53:58Z20162175-6600http://hdl.handle.net/10183/252216001019120O artigo traz ao debate a posição de autores que questionam o estabelecimento de uma Base Nacional Comum Curricular (SILVA, 2000; MACEDO, 2003; 2014; CORAZZA, 2016) e, a partir de documentos legais vigentes para a educação infantil, ratifica uma concepção curricular que tenha como eixo as interações e a brincadeira (BRASIL, 2009). A seguir, critica, nas versões primeiras da Base, a exclusividade de referências paradigmáticas ocidentais, em detrimento de visões de mundo, de povos e comunidades tradicionais brasileiras (CRUZ, 2012; SANTOS, 2001), especialmente no que se refere a relações entre Natureza e seres humanos. Ao final, defende o respeito à condição biofílica das crianças (SPINOZA, 2009) como pressuposto para o desenvolvimento de uma perspectiva ecológica, desde a educação infantilA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: EM DEFESA DAS CRIANÇAS COMO SERES DA NATUREZA, HERDEIRAS DAS TRADIÇÕES CULTURAIS BRASILEIRAS Léa Tiriba (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO) –tiribalea@gmail.com Maria Luiza Rodrigues Flores (Universidade Federal do Rio Grande do Sul –UFRGS) – malurflores@gmail.com RESUMO: O artigo traz ao debate a posição de autores que questionam o estabelecimento de uma Base Nacional Comum Curricular (SILVA, 2000; MACEDO, 2003; 2014; CORAZZA, 2016) e, a partir de documentos legais vigentes para a educação infantil, ratifica uma concepção curricular que tenha como eixo as interações e a brincadeira (BRASIL, 2009). A seguir, critica, nas versões primeiras da Base, a exclusividade de referências paradigmáticas ocidentais, em detrimento de visões de mundo, de povos e comunidades tradicionais brasileiras (CRUZ, 2012; SANTOS, 2001), especialmente no que se refere a relações entre Natureza e seres humanos. Ao final, defende o respeito à condição biofílica das crianças (SPINOZA, 2009) como pressuposto para o desenvolvimento de uma perspectiva ecológica, desde a educação infantil. Palavras-chave: Base Nacional Curricular Comum. Educação infantil. Relações entre seres humanos e Natureza. CHILDREN’S EDUCATION IN THE CONTEXT OF THE NATIONAL CURRICULUM: IN DEFENSE OF CHILDREN AS BEINGS OF NATURE AND INHERITORS OF BRAZILIAN CULTURAL TRADITIONS ABSTRACT: The article brings to debate the position of authors who question the establishment of a Common National Base Curriculum (SILVA, 2000; MACEDO, 2003; 2014; CORAZZA, 2016); and from statutory documents for Early Childhood Education, ratifies a conception of curriculum that has as a center line interactions and play (BRAZIL, 2009). Following, criticizes, on the first Base versions, the exclusivity of Western paradigmatic references to the detriment of worldviews of peoples and traditional Brazilian communapplication/pdfporDebates em Educação. Alagoas, MA. Vol. 8, n. 16 (jul./dez. 2016), p. 157-183Base Nacional Comum Curricular (BNCC)Educação infantilCriançaNational Curriculum Common BaseEarly childhood educationRelationships between humans and natureA educação infantil no contexto da base nacional comum curricular : em defesa das crianças como seres da natureza, herdeiras das tradições culturais brasileirasChildren’s education in the context of the national curriculum : traditions in defense of children as beings of nature and inheritors of brazilian culturalinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001019120.pdf.txt001019120.pdf.txtExtracted Texttext/plain64476http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252216/2/001019120.pdf.txt516bd6e3bb777d8c9a45d4ed7728ce63MD52ORIGINAL001019120.pdfTexto completoapplication/pdf503295http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252216/1/001019120.pdf85cd3cff6bbe2119399130d97e532a24MD5110183/2522162023-02-15 04:24:02.661332oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252216Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-15T06:24:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A educação infantil no contexto da base nacional comum curricular : em defesa das crianças como seres da natureza, herdeiras das tradições culturais brasileiras
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Children’s education in the context of the national curriculum : traditions in defense of children as beings of nature and inheritors of brazilian cultural
title A educação infantil no contexto da base nacional comum curricular : em defesa das crianças como seres da natureza, herdeiras das tradições culturais brasileiras
spellingShingle A educação infantil no contexto da base nacional comum curricular : em defesa das crianças como seres da natureza, herdeiras das tradições culturais brasileiras
Tiriba, Lea
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Educação infantil
Criança
National Curriculum Common Base
Early childhood education
Relationships between humans and nature
title_short A educação infantil no contexto da base nacional comum curricular : em defesa das crianças como seres da natureza, herdeiras das tradições culturais brasileiras
title_full A educação infantil no contexto da base nacional comum curricular : em defesa das crianças como seres da natureza, herdeiras das tradições culturais brasileiras
title_fullStr A educação infantil no contexto da base nacional comum curricular : em defesa das crianças como seres da natureza, herdeiras das tradições culturais brasileiras
title_full_unstemmed A educação infantil no contexto da base nacional comum curricular : em defesa das crianças como seres da natureza, herdeiras das tradições culturais brasileiras
title_sort A educação infantil no contexto da base nacional comum curricular : em defesa das crianças como seres da natureza, herdeiras das tradições culturais brasileiras
author Tiriba, Lea
author_facet Tiriba, Lea
Flores, Maria Luiza Rodrigues
author_role author
author2 Flores, Maria Luiza Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tiriba, Lea
Flores, Maria Luiza Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Educação infantil
Criança
topic Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Educação infantil
Criança
National Curriculum Common Base
Early childhood education
Relationships between humans and nature
dc.subject.eng.fl_str_mv National Curriculum Common Base
Early childhood education
Relationships between humans and nature
description O artigo traz ao debate a posição de autores que questionam o estabelecimento de uma Base Nacional Comum Curricular (SILVA, 2000; MACEDO, 2003; 2014; CORAZZA, 2016) e, a partir de documentos legais vigentes para a educação infantil, ratifica uma concepção curricular que tenha como eixo as interações e a brincadeira (BRASIL, 2009). A seguir, critica, nas versões primeiras da Base, a exclusividade de referências paradigmáticas ocidentais, em detrimento de visões de mundo, de povos e comunidades tradicionais brasileiras (CRUZ, 2012; SANTOS, 2001), especialmente no que se refere a relações entre Natureza e seres humanos. Ao final, defende o respeito à condição biofílica das crianças (SPINOZA, 2009) como pressuposto para o desenvolvimento de uma perspectiva ecológica, desde a educação infantil
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-02T04:53:58Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/252216
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2175-6600
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001019120
identifier_str_mv 2175-6600
001019120
url http://hdl.handle.net/10183/252216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Debates em Educação. Alagoas, MA. Vol. 8, n. 16 (jul./dez. 2016), p. 157-183
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252216/2/001019120.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252216/1/001019120.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 516bd6e3bb777d8c9a45d4ed7728ce63
85cd3cff6bbe2119399130d97e532a24
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447813272633344