A educação infantil no contexto da base nacional comum curricular : em defesa das crianças como seres da natureza, herdeiras das tradições culturais brasileiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/252216 |
Resumo: | O artigo traz ao debate a posição de autores que questionam o estabelecimento de uma Base Nacional Comum Curricular (SILVA, 2000; MACEDO, 2003; 2014; CORAZZA, 2016) e, a partir de documentos legais vigentes para a educação infantil, ratifica uma concepção curricular que tenha como eixo as interações e a brincadeira (BRASIL, 2009). A seguir, critica, nas versões primeiras da Base, a exclusividade de referências paradigmáticas ocidentais, em detrimento de visões de mundo, de povos e comunidades tradicionais brasileiras (CRUZ, 2012; SANTOS, 2001), especialmente no que se refere a relações entre Natureza e seres humanos. Ao final, defende o respeito à condição biofílica das crianças (SPINOZA, 2009) como pressuposto para o desenvolvimento de uma perspectiva ecológica, desde a educação infantil |
id |
UFRGS-2_68c3cead7335d4b42c8051d84c0ed766 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252216 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Tiriba, LeaFlores, Maria Luiza Rodrigues2022-12-02T04:53:58Z20162175-6600http://hdl.handle.net/10183/252216001019120O artigo traz ao debate a posição de autores que questionam o estabelecimento de uma Base Nacional Comum Curricular (SILVA, 2000; MACEDO, 2003; 2014; CORAZZA, 2016) e, a partir de documentos legais vigentes para a educação infantil, ratifica uma concepção curricular que tenha como eixo as interações e a brincadeira (BRASIL, 2009). A seguir, critica, nas versões primeiras da Base, a exclusividade de referências paradigmáticas ocidentais, em detrimento de visões de mundo, de povos e comunidades tradicionais brasileiras (CRUZ, 2012; SANTOS, 2001), especialmente no que se refere a relações entre Natureza e seres humanos. Ao final, defende o respeito à condição biofílica das crianças (SPINOZA, 2009) como pressuposto para o desenvolvimento de uma perspectiva ecológica, desde a educação infantilA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: EM DEFESA DAS CRIANÇAS COMO SERES DA NATUREZA, HERDEIRAS DAS TRADIÇÕES CULTURAIS BRASILEIRAS Léa Tiriba (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO) –tiribalea@gmail.com Maria Luiza Rodrigues Flores (Universidade Federal do Rio Grande do Sul –UFRGS) – malurflores@gmail.com RESUMO: O artigo traz ao debate a posição de autores que questionam o estabelecimento de uma Base Nacional Comum Curricular (SILVA, 2000; MACEDO, 2003; 2014; CORAZZA, 2016) e, a partir de documentos legais vigentes para a educação infantil, ratifica uma concepção curricular que tenha como eixo as interações e a brincadeira (BRASIL, 2009). A seguir, critica, nas versões primeiras da Base, a exclusividade de referências paradigmáticas ocidentais, em detrimento de visões de mundo, de povos e comunidades tradicionais brasileiras (CRUZ, 2012; SANTOS, 2001), especialmente no que se refere a relações entre Natureza e seres humanos. Ao final, defende o respeito à condição biofílica das crianças (SPINOZA, 2009) como pressuposto para o desenvolvimento de uma perspectiva ecológica, desde a educação infantil. Palavras-chave: Base Nacional Curricular Comum. Educação infantil. Relações entre seres humanos e Natureza. CHILDREN’S EDUCATION IN THE CONTEXT OF THE NATIONAL CURRICULUM: IN DEFENSE OF CHILDREN AS BEINGS OF NATURE AND INHERITORS OF BRAZILIAN CULTURAL TRADITIONS ABSTRACT: The article brings to debate the position of authors who question the establishment of a Common National Base Curriculum (SILVA, 2000; MACEDO, 2003; 2014; CORAZZA, 2016); and from statutory documents for Early Childhood Education, ratifies a conception of curriculum that has as a center line interactions and play (BRAZIL, 2009). Following, criticizes, on the first Base versions, the exclusivity of Western paradigmatic references to the detriment of worldviews of peoples and traditional Brazilian communapplication/pdfporDebates em Educação. Alagoas, MA. Vol. 8, n. 16 (jul./dez. 2016), p. 157-183Base Nacional Comum Curricular (BNCC)Educação infantilCriançaNational Curriculum Common BaseEarly childhood educationRelationships between humans and natureA educação infantil no contexto da base nacional comum curricular : em defesa das crianças como seres da natureza, herdeiras das tradições culturais brasileirasChildren’s education in the context of the national curriculum : traditions in defense of children as beings of nature and inheritors of brazilian culturalinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001019120.pdf.txt001019120.pdf.txtExtracted Texttext/plain64476http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252216/2/001019120.pdf.txt516bd6e3bb777d8c9a45d4ed7728ce63MD52ORIGINAL001019120.pdfTexto completoapplication/pdf503295http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252216/1/001019120.pdf85cd3cff6bbe2119399130d97e532a24MD5110183/2522162023-02-15 04:24:02.661332oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252216Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-15T06:24:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A educação infantil no contexto da base nacional comum curricular : em defesa das crianças como seres da natureza, herdeiras das tradições culturais brasileiras |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Children’s education in the context of the national curriculum : traditions in defense of children as beings of nature and inheritors of brazilian cultural |
title |
A educação infantil no contexto da base nacional comum curricular : em defesa das crianças como seres da natureza, herdeiras das tradições culturais brasileiras |
spellingShingle |
A educação infantil no contexto da base nacional comum curricular : em defesa das crianças como seres da natureza, herdeiras das tradições culturais brasileiras Tiriba, Lea Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Educação infantil Criança National Curriculum Common Base Early childhood education Relationships between humans and nature |
title_short |
A educação infantil no contexto da base nacional comum curricular : em defesa das crianças como seres da natureza, herdeiras das tradições culturais brasileiras |
title_full |
A educação infantil no contexto da base nacional comum curricular : em defesa das crianças como seres da natureza, herdeiras das tradições culturais brasileiras |
title_fullStr |
A educação infantil no contexto da base nacional comum curricular : em defesa das crianças como seres da natureza, herdeiras das tradições culturais brasileiras |
title_full_unstemmed |
A educação infantil no contexto da base nacional comum curricular : em defesa das crianças como seres da natureza, herdeiras das tradições culturais brasileiras |
title_sort |
A educação infantil no contexto da base nacional comum curricular : em defesa das crianças como seres da natureza, herdeiras das tradições culturais brasileiras |
author |
Tiriba, Lea |
author_facet |
Tiriba, Lea Flores, Maria Luiza Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Flores, Maria Luiza Rodrigues |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tiriba, Lea Flores, Maria Luiza Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Educação infantil Criança |
topic |
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Educação infantil Criança National Curriculum Common Base Early childhood education Relationships between humans and nature |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
National Curriculum Common Base Early childhood education Relationships between humans and nature |
description |
O artigo traz ao debate a posição de autores que questionam o estabelecimento de uma Base Nacional Comum Curricular (SILVA, 2000; MACEDO, 2003; 2014; CORAZZA, 2016) e, a partir de documentos legais vigentes para a educação infantil, ratifica uma concepção curricular que tenha como eixo as interações e a brincadeira (BRASIL, 2009). A seguir, critica, nas versões primeiras da Base, a exclusividade de referências paradigmáticas ocidentais, em detrimento de visões de mundo, de povos e comunidades tradicionais brasileiras (CRUZ, 2012; SANTOS, 2001), especialmente no que se refere a relações entre Natureza e seres humanos. Ao final, defende o respeito à condição biofílica das crianças (SPINOZA, 2009) como pressuposto para o desenvolvimento de uma perspectiva ecológica, desde a educação infantil |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-02T04:53:58Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/252216 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2175-6600 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001019120 |
identifier_str_mv |
2175-6600 001019120 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/252216 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Debates em Educação. Alagoas, MA. Vol. 8, n. 16 (jul./dez. 2016), p. 157-183 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252216/2/001019120.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252216/1/001019120.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
516bd6e3bb777d8c9a45d4ed7728ce63 85cd3cff6bbe2119399130d97e532a24 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447813272633344 |