Aprendizagem da docência na formação inicial de professores : estudar para ensinar matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pozebon, Simone
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/196999
Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa com acadêmicos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia em um projeto desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental em uma escola de rede pública estadual do Rio Grande do Sul. Com o objetivo de discutir sobre a aprendizagem da docência desses futuros professores, coletaram-se os dados a partir de gravações de áudio e vídeo, analisando-os por meio de seleção de episódios. A análise permitiu identificar indícios reveladores de aprendizagem da docência em dois aspectos principais: a necessidade dos futuros professores de estudar o conteúdo a ser ensinado e o sentido atribuído por eles a essa ação.
id UFRGS-2_691364a3eb35b32c85e0cb31f3eb2add
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196999
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pozebon, SimoneLopes, Anemari Roesler Luersen Vieira2019-07-17T02:36:13Z20110104-5962http://hdl.handle.net/10183/196999001096489Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa com acadêmicos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia em um projeto desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental em uma escola de rede pública estadual do Rio Grande do Sul. Com o objetivo de discutir sobre a aprendizagem da docência desses futuros professores, coletaram-se os dados a partir de gravações de áudio e vídeo, analisando-os por meio de seleção de episódios. A análise permitiu identificar indícios reveladores de aprendizagem da docência em dois aspectos principais: a necessidade dos futuros professores de estudar o conteúdo a ser ensinado e o sentido atribuído por eles a essa ação.This article presents results of a survey with students of Graduation in Mathematics and Pedagogy in a project developed with students in the early years of primary education in a public state school in Rio Grande do Sul. Aiming to discuss the teaching training of these future teachers, we collected the data from audio and video recordings, being the systematization movement performed by selection of episodes. This analysis revealed telltale evidence of teaching learning in two main aspects: the need for future teachers to study on the content to be taught and the meaning attributed by them to this action.application/pdfporRevista de educação pública. Cuiabá, MT. Vol. 28, n. 67 (jan./abr. 2019), p. 219-238Formação de professoresMatemáticaEnsino fundamentalTeachers trainingMathematica education in the early yearsTeaching guiding activityAprendizagem da docência na formação inicial de professores : estudar para ensinar matemáticaTeaching of learning in initial teacher education: need and sense of studying to teach mathematics info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001096489.pdf.txt001096489.pdf.txtExtracted Texttext/plain53295http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196999/2/001096489.pdf.txt2b3136002d955f2f743384bd3eadb37fMD52ORIGINAL001096489.pdfTexto completoapplication/pdf251217http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196999/1/001096489.pdf249e131660cae8d8b5e31b5e77e4d6e7MD5110183/1969992019-07-18 02:38:49.920546oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196999Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-07-18T05:38:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagem da docência na formação inicial de professores : estudar para ensinar matemática
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Teaching of learning in initial teacher education: need and sense of studying to teach mathematics
title Aprendizagem da docência na formação inicial de professores : estudar para ensinar matemática
spellingShingle Aprendizagem da docência na formação inicial de professores : estudar para ensinar matemática
Pozebon, Simone
Formação de professores
Matemática
Ensino fundamental
Teachers training
Mathematica education in the early years
Teaching guiding activity
title_short Aprendizagem da docência na formação inicial de professores : estudar para ensinar matemática
title_full Aprendizagem da docência na formação inicial de professores : estudar para ensinar matemática
title_fullStr Aprendizagem da docência na formação inicial de professores : estudar para ensinar matemática
title_full_unstemmed Aprendizagem da docência na formação inicial de professores : estudar para ensinar matemática
title_sort Aprendizagem da docência na formação inicial de professores : estudar para ensinar matemática
author Pozebon, Simone
author_facet Pozebon, Simone
Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieira
author_role author
author2 Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pozebon, Simone
Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Matemática
Ensino fundamental
topic Formação de professores
Matemática
Ensino fundamental
Teachers training
Mathematica education in the early years
Teaching guiding activity
dc.subject.eng.fl_str_mv Teachers training
Mathematica education in the early years
Teaching guiding activity
description Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa com acadêmicos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia em um projeto desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental em uma escola de rede pública estadual do Rio Grande do Sul. Com o objetivo de discutir sobre a aprendizagem da docência desses futuros professores, coletaram-se os dados a partir de gravações de áudio e vídeo, analisando-os por meio de seleção de episódios. A análise permitiu identificar indícios reveladores de aprendizagem da docência em dois aspectos principais: a necessidade dos futuros professores de estudar o conteúdo a ser ensinado e o sentido atribuído por eles a essa ação.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-17T02:36:13Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/196999
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-5962
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001096489
identifier_str_mv 0104-5962
001096489
url http://hdl.handle.net/10183/196999
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista de educação pública. Cuiabá, MT. Vol. 28, n. 67 (jan./abr. 2019), p. 219-238
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196999/2/001096489.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196999/1/001096489.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2b3136002d955f2f743384bd3eadb37f
249e131660cae8d8b5e31b5e77e4d6e7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224971309023232