Aprendizagem da docência na formação inicial de professores : estudar para ensinar matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/196999 |
Resumo: | Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa com acadêmicos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia em um projeto desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental em uma escola de rede pública estadual do Rio Grande do Sul. Com o objetivo de discutir sobre a aprendizagem da docência desses futuros professores, coletaram-se os dados a partir de gravações de áudio e vídeo, analisando-os por meio de seleção de episódios. A análise permitiu identificar indícios reveladores de aprendizagem da docência em dois aspectos principais: a necessidade dos futuros professores de estudar o conteúdo a ser ensinado e o sentido atribuído por eles a essa ação. |
id |
UFRGS-2_691364a3eb35b32c85e0cb31f3eb2add |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196999 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pozebon, SimoneLopes, Anemari Roesler Luersen Vieira2019-07-17T02:36:13Z20110104-5962http://hdl.handle.net/10183/196999001096489Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa com acadêmicos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia em um projeto desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental em uma escola de rede pública estadual do Rio Grande do Sul. Com o objetivo de discutir sobre a aprendizagem da docência desses futuros professores, coletaram-se os dados a partir de gravações de áudio e vídeo, analisando-os por meio de seleção de episódios. A análise permitiu identificar indícios reveladores de aprendizagem da docência em dois aspectos principais: a necessidade dos futuros professores de estudar o conteúdo a ser ensinado e o sentido atribuído por eles a essa ação.This article presents results of a survey with students of Graduation in Mathematics and Pedagogy in a project developed with students in the early years of primary education in a public state school in Rio Grande do Sul. Aiming to discuss the teaching training of these future teachers, we collected the data from audio and video recordings, being the systematization movement performed by selection of episodes. This analysis revealed telltale evidence of teaching learning in two main aspects: the need for future teachers to study on the content to be taught and the meaning attributed by them to this action.application/pdfporRevista de educação pública. Cuiabá, MT. Vol. 28, n. 67 (jan./abr. 2019), p. 219-238Formação de professoresMatemáticaEnsino fundamentalTeachers trainingMathematica education in the early yearsTeaching guiding activityAprendizagem da docência na formação inicial de professores : estudar para ensinar matemáticaTeaching of learning in initial teacher education: need and sense of studying to teach mathematics info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001096489.pdf.txt001096489.pdf.txtExtracted Texttext/plain53295http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196999/2/001096489.pdf.txt2b3136002d955f2f743384bd3eadb37fMD52ORIGINAL001096489.pdfTexto completoapplication/pdf251217http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196999/1/001096489.pdf249e131660cae8d8b5e31b5e77e4d6e7MD5110183/1969992019-07-18 02:38:49.920546oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196999Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-07-18T05:38:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aprendizagem da docência na formação inicial de professores : estudar para ensinar matemática |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Teaching of learning in initial teacher education: need and sense of studying to teach mathematics |
title |
Aprendizagem da docência na formação inicial de professores : estudar para ensinar matemática |
spellingShingle |
Aprendizagem da docência na formação inicial de professores : estudar para ensinar matemática Pozebon, Simone Formação de professores Matemática Ensino fundamental Teachers training Mathematica education in the early years Teaching guiding activity |
title_short |
Aprendizagem da docência na formação inicial de professores : estudar para ensinar matemática |
title_full |
Aprendizagem da docência na formação inicial de professores : estudar para ensinar matemática |
title_fullStr |
Aprendizagem da docência na formação inicial de professores : estudar para ensinar matemática |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem da docência na formação inicial de professores : estudar para ensinar matemática |
title_sort |
Aprendizagem da docência na formação inicial de professores : estudar para ensinar matemática |
author |
Pozebon, Simone |
author_facet |
Pozebon, Simone Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieira |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pozebon, Simone Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Matemática Ensino fundamental |
topic |
Formação de professores Matemática Ensino fundamental Teachers training Mathematica education in the early years Teaching guiding activity |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teachers training Mathematica education in the early years Teaching guiding activity |
description |
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa com acadêmicos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia em um projeto desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental em uma escola de rede pública estadual do Rio Grande do Sul. Com o objetivo de discutir sobre a aprendizagem da docência desses futuros professores, coletaram-se os dados a partir de gravações de áudio e vídeo, analisando-os por meio de seleção de episódios. A análise permitiu identificar indícios reveladores de aprendizagem da docência em dois aspectos principais: a necessidade dos futuros professores de estudar o conteúdo a ser ensinado e o sentido atribuído por eles a essa ação. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-07-17T02:36:13Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/196999 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-5962 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001096489 |
identifier_str_mv |
0104-5962 001096489 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/196999 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista de educação pública. Cuiabá, MT. Vol. 28, n. 67 (jan./abr. 2019), p. 219-238 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196999/2/001096489.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196999/1/001096489.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2b3136002d955f2f743384bd3eadb37f 249e131660cae8d8b5e31b5e77e4d6e7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224971309023232 |