A aprendizagem da docência de futuros professores no ensino de matemática : reflexões a partir de ações desenvolvidas na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pozebon, Simone
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/197018
Resumo: Este artigo apresenta reflexões derivadas de uma pesquisa sobre formação inicial de professores no âmbito de um projeto de extensão de matemática. Objetiva-se discutir elementos do processo de aprendizagem da docência de futuros professores, estudantes dos cursos de Licenciatura em Educação Especial, Matemática e Pedagogia, a partir de uma unidade didática sobre grandezas e medidas, desenvolvida pelo projeto. Os dados empíricos que compõem este artigo e a investigação que o originou foram coletados em quinze encontros realizados durante o desenvolvimento da unidade didática, e a análise realizou-se considerando a proposta de seleção de episódios. Especificamente, enfatizaram-se as ações realizadas pelos futuros professores na escola, no movimento de desenvolver situações de ensino relacionadas ao conceito de medir. Orientadas em pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, as considerações abarcam três aspectos: o sentido atribuído pelos futuros professores às suas ações; as necessidades que os levaram a agir; e a apropriação do conhecimento matemático durante o desenvolvimento da unidade didática.
id UFRGS-2_fe935c56e1f97767b4a88c6e8943cf9b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197018
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pozebon, SimoneLopes, Anemari Roesler Luersen Vieira2019-07-17T02:36:33Z20180034-7183http://hdl.handle.net/10183/197018001096492Este artigo apresenta reflexões derivadas de uma pesquisa sobre formação inicial de professores no âmbito de um projeto de extensão de matemática. Objetiva-se discutir elementos do processo de aprendizagem da docência de futuros professores, estudantes dos cursos de Licenciatura em Educação Especial, Matemática e Pedagogia, a partir de uma unidade didática sobre grandezas e medidas, desenvolvida pelo projeto. Os dados empíricos que compõem este artigo e a investigação que o originou foram coletados em quinze encontros realizados durante o desenvolvimento da unidade didática, e a análise realizou-se considerando a proposta de seleção de episódios. Especificamente, enfatizaram-se as ações realizadas pelos futuros professores na escola, no movimento de desenvolver situações de ensino relacionadas ao conceito de medir. Orientadas em pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, as considerações abarcam três aspectos: o sentido atribuído pelos futuros professores às suas ações; as necessidades que os levaram a agir; e a apropriação do conhecimento matemático durante o desenvolvimento da unidade didática.This article reflects upon the results of a research on the initial teacher-training carried out in a math outreach program. It aims to discuss the components of the formative process of future educators whose fields of study are mathematics, special-needs education, and pedagogy, from a teaching unit on dimensions and measures developed in the project. This article’s empirical data and the investigation that led to it were collected through fifteen meetings held during the teaching unit’s elaboration, and the analysis development was performed bearing in mind the episode selection proposal. Furthermore, the actions carried by the future educators in school were specifically emphasized, in the process of developing teaching opportunities related to the idea of measuring. Thus, underpinned by the Historical-Cultural Theory postulates, three aspects are discussed: the assignment of meaning to actions by future teachers; the needs upon which they act; and the acquisition of mathematical knowledge during the development of the teaching unit.application/pdfporRevista brasileira de estudos pedagógicos. Brasília, DF. Vol. 99, n. 258 (maio/ago. 2018), p. 350-369Formação de professoresMatemáticaEnsino médioTeachers trainingTeaching Guiding ActivityTeaching guiding activityA aprendizagem da docência de futuros professores no ensino de matemática : reflexões a partir de ações desenvolvidas na escolaThe teacher-training of future educators in mathematics: thoughts arose from actions developed in school info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001096492.pdf.txt001096492.pdf.txtExtracted Texttext/plain56279http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197018/2/001096492.pdf.txt2d78e1fe964b61e77696793d38397841MD52ORIGINAL001096492.pdfTexto completoapplication/pdf2969871http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197018/1/001096492.pdf90959355fb528f466ed48e62edd19723MD5110183/1970182019-07-18 02:41:47.114054oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197018Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-07-18T05:41:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A aprendizagem da docência de futuros professores no ensino de matemática : reflexões a partir de ações desenvolvidas na escola
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The teacher-training of future educators in mathematics: thoughts arose from actions developed in school
title A aprendizagem da docência de futuros professores no ensino de matemática : reflexões a partir de ações desenvolvidas na escola
spellingShingle A aprendizagem da docência de futuros professores no ensino de matemática : reflexões a partir de ações desenvolvidas na escola
Pozebon, Simone
Formação de professores
Matemática
Ensino médio
Teachers training
Teaching Guiding Activity
Teaching guiding activity
title_short A aprendizagem da docência de futuros professores no ensino de matemática : reflexões a partir de ações desenvolvidas na escola
title_full A aprendizagem da docência de futuros professores no ensino de matemática : reflexões a partir de ações desenvolvidas na escola
title_fullStr A aprendizagem da docência de futuros professores no ensino de matemática : reflexões a partir de ações desenvolvidas na escola
title_full_unstemmed A aprendizagem da docência de futuros professores no ensino de matemática : reflexões a partir de ações desenvolvidas na escola
title_sort A aprendizagem da docência de futuros professores no ensino de matemática : reflexões a partir de ações desenvolvidas na escola
author Pozebon, Simone
author_facet Pozebon, Simone
Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieira
author_role author
author2 Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pozebon, Simone
Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Matemática
Ensino médio
topic Formação de professores
Matemática
Ensino médio
Teachers training
Teaching Guiding Activity
Teaching guiding activity
dc.subject.eng.fl_str_mv Teachers training
Teaching Guiding Activity
Teaching guiding activity
description Este artigo apresenta reflexões derivadas de uma pesquisa sobre formação inicial de professores no âmbito de um projeto de extensão de matemática. Objetiva-se discutir elementos do processo de aprendizagem da docência de futuros professores, estudantes dos cursos de Licenciatura em Educação Especial, Matemática e Pedagogia, a partir de uma unidade didática sobre grandezas e medidas, desenvolvida pelo projeto. Os dados empíricos que compõem este artigo e a investigação que o originou foram coletados em quinze encontros realizados durante o desenvolvimento da unidade didática, e a análise realizou-se considerando a proposta de seleção de episódios. Especificamente, enfatizaram-se as ações realizadas pelos futuros professores na escola, no movimento de desenvolver situações de ensino relacionadas ao conceito de medir. Orientadas em pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, as considerações abarcam três aspectos: o sentido atribuído pelos futuros professores às suas ações; as necessidades que os levaram a agir; e a apropriação do conhecimento matemático durante o desenvolvimento da unidade didática.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-17T02:36:33Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/197018
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0034-7183
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001096492
identifier_str_mv 0034-7183
001096492
url http://hdl.handle.net/10183/197018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de estudos pedagógicos. Brasília, DF. Vol. 99, n. 258 (maio/ago. 2018), p. 350-369
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197018/2/001096492.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197018/1/001096492.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2d78e1fe964b61e77696793d38397841
90959355fb528f466ed48e62edd19723
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224971342577664