Gótico e negritude : uma leitura do romance corações migrantes, de Maryse Condé

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Tainara Ribeiro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/271044
Resumo: Este trabalho analisa a presença de certos elementos da literatura gótica no romance Corações Migrantes (1995), de Maryse Condé, tendo como base as contribuições de Botting (1996) e França (2017) sobre a estética do gótico, bem como os apontamentos de Grada Kilomba (2019) sobre o racismo cotidiano e como este afeta o indivíduo negro. O objetivo da pesquisa é colaborar com os estudos realizados na área de estudos do gótico, assim como introduzir um novo olhar à história do povo negro, explorando suas relações com o sombrio e como este se liga à negritude. Ao retomar O Morro dos Ventos Uivantes (1847) em seu romance, Condé transporta a história do interior da Inglaterra para Guadalupe, em um processo de reconstrução da narrativa originalmente protagonizada por uma mulher branca, trocando-a por uma mulher negra. As paisagens do Caribe, bem como os diferentes contextos, experiências, preconceitos e desigualdades, articulam horrores historicamente associados à negritude a três tropos recorrentes na literatura gótica aqui analisados: o Locus Horribillis, o retorno ameaçador do passado e a personagem monstruosa.
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