Educação do campo e determinantes do nível de escolaridade no meio rural : análise para a realidade de Três de Maio – RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Müller, Marcelo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/180240
Resumo: Estudar aspectos pessoais e individuais nem sempre é uma tarefa simples. As respostas às indagações são entregues conforme o ambiente e momento pessoal e intransferível do entrevistado. Não há como ser diferente, visto que somos todos seres humanos e sempre estamos sujeitos à influência de tudo e todos os que nos rodeiam. Neste trabalho iremos tratar sobre educação do campo e determinantes do nível de escolaridade no meio rural: análise para a realidade de Três de Maio/RS, sendo este o objetivo geral da pesquisa, a qual se desenvolveu com cidadãos do meio rural do município que se encontram na faixa etária acima dos 40 anos de idade As questões da pesquisa compreenderam descrever as mudanças ocorridas na educação do campo desde a década de 1970 até os dias atuais, analisar a perspectiva de retomada das atividades estudantis junto ao público participante, e através destes, propor ações de parceria com o poder público, a fim de elaborar uma proposta educacional que respeite as especificidades deste público. Para se chegar aos resultados, utilizaram-se de entrevistas semiestruturadas, com roteiro pré-definido, para conduzir as conversas junto aos participantes, a fim de se obter as informações pretendidas. Nestas entrevistas, aconteceram longas horas de conversas com os participantes, onde os mesmos se dispuseram a relatar diversos acontecimentos de suas vivências. Os principais resultados são apresentados, descritos e discutidos, para que sejam melhor compreendidos pelo leitor. Os participantes tem sua identidade preservada, conforme a manifestação da vontade de todos.
id UFRGS-2_693948072d23eba22e92a0f8ebc959e4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180240
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Müller, MarceloCalvo Hernandez, Aline ReisAtiyel, Carima Oliveira2018-07-07T03:21:00Z2017http://hdl.handle.net/10183/180240001066569Estudar aspectos pessoais e individuais nem sempre é uma tarefa simples. As respostas às indagações são entregues conforme o ambiente e momento pessoal e intransferível do entrevistado. Não há como ser diferente, visto que somos todos seres humanos e sempre estamos sujeitos à influência de tudo e todos os que nos rodeiam. Neste trabalho iremos tratar sobre educação do campo e determinantes do nível de escolaridade no meio rural: análise para a realidade de Três de Maio/RS, sendo este o objetivo geral da pesquisa, a qual se desenvolveu com cidadãos do meio rural do município que se encontram na faixa etária acima dos 40 anos de idade As questões da pesquisa compreenderam descrever as mudanças ocorridas na educação do campo desde a década de 1970 até os dias atuais, analisar a perspectiva de retomada das atividades estudantis junto ao público participante, e através destes, propor ações de parceria com o poder público, a fim de elaborar uma proposta educacional que respeite as especificidades deste público. Para se chegar aos resultados, utilizaram-se de entrevistas semiestruturadas, com roteiro pré-definido, para conduzir as conversas junto aos participantes, a fim de se obter as informações pretendidas. Nestas entrevistas, aconteceram longas horas de conversas com os participantes, onde os mesmos se dispuseram a relatar diversos acontecimentos de suas vivências. Os principais resultados são apresentados, descritos e discutidos, para que sejam melhor compreendidos pelo leitor. Os participantes tem sua identidade preservada, conforme a manifestação da vontade de todos.Studying personal and individual aspects is not always a simple task. Responses to inquiries are delivered according to the interviewee's personal and non-transferable environment. There is no way to be different, since we are all human beings and we are always subject to the influence of everything and everyone around us. In this work, we will focus on rural education and determinants of educational level in rural areas: analysis for the reality of Três de Maio / RS, this being the general objective of the research, which was developed with citizens of the rural area of the municipality. In the age group above 40 years of age. The research questions included describing the changes that occurred in the education of the field from the 1970s to the present day, analyzing the perspective of resuming student activities with the participating public, and through these, propose partnership actions with the public power, to prepare an educational proposal that respects the specificities of this public. To reach the results, we used semi-structured interviews, with a pre-defined itinerary, to conduct conversations with the participants, in order to obtain the desired information. In these interviews, there were long hours of conversations with the participants, where they were willing to report various events of their experiences. The main results are presented, described and discussed, so that the reader better understands them. The participants have their identity preserved, according to the manifestation of the will of all.application/pdfporEscolaridadeTrês de Maio (RS)Field educationSchoolingCountrysideEducação do campo e determinantes do nível de escolaridade no meio rural : análise para a realidade de Três de Maio – RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2017Desenvolvimento Rural: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001066569.pdf001066569.pdfTexto completoapplication/pdf674274http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180240/1/001066569.pdfed54fc467e94256e4ff86b5961f44a5fMD51TEXT001066569.pdf.txt001066569.pdf.txtExtracted Texttext/plain73567http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180240/2/001066569.pdf.txt72fcfbd1e7c2451125ca9c3ee49f1e02MD5210183/1802402021-11-20 06:13:59.37933oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180240Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:13:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação do campo e determinantes do nível de escolaridade no meio rural : análise para a realidade de Três de Maio – RS
title Educação do campo e determinantes do nível de escolaridade no meio rural : análise para a realidade de Três de Maio – RS
spellingShingle Educação do campo e determinantes do nível de escolaridade no meio rural : análise para a realidade de Três de Maio – RS
Müller, Marcelo
Escolaridade
Três de Maio (RS)
Field education
Schooling
Countryside
title_short Educação do campo e determinantes do nível de escolaridade no meio rural : análise para a realidade de Três de Maio – RS
title_full Educação do campo e determinantes do nível de escolaridade no meio rural : análise para a realidade de Três de Maio – RS
title_fullStr Educação do campo e determinantes do nível de escolaridade no meio rural : análise para a realidade de Três de Maio – RS
title_full_unstemmed Educação do campo e determinantes do nível de escolaridade no meio rural : análise para a realidade de Três de Maio – RS
title_sort Educação do campo e determinantes do nível de escolaridade no meio rural : análise para a realidade de Três de Maio – RS
author Müller, Marcelo
author_facet Müller, Marcelo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Müller, Marcelo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Calvo Hernandez, Aline Reis
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Atiyel, Carima Oliveira
contributor_str_mv Calvo Hernandez, Aline Reis
Atiyel, Carima Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Escolaridade
Três de Maio (RS)
topic Escolaridade
Três de Maio (RS)
Field education
Schooling
Countryside
dc.subject.eng.fl_str_mv Field education
Schooling
Countryside
description Estudar aspectos pessoais e individuais nem sempre é uma tarefa simples. As respostas às indagações são entregues conforme o ambiente e momento pessoal e intransferível do entrevistado. Não há como ser diferente, visto que somos todos seres humanos e sempre estamos sujeitos à influência de tudo e todos os que nos rodeiam. Neste trabalho iremos tratar sobre educação do campo e determinantes do nível de escolaridade no meio rural: análise para a realidade de Três de Maio/RS, sendo este o objetivo geral da pesquisa, a qual se desenvolveu com cidadãos do meio rural do município que se encontram na faixa etária acima dos 40 anos de idade As questões da pesquisa compreenderam descrever as mudanças ocorridas na educação do campo desde a década de 1970 até os dias atuais, analisar a perspectiva de retomada das atividades estudantis junto ao público participante, e através destes, propor ações de parceria com o poder público, a fim de elaborar uma proposta educacional que respeite as especificidades deste público. Para se chegar aos resultados, utilizaram-se de entrevistas semiestruturadas, com roteiro pré-definido, para conduzir as conversas junto aos participantes, a fim de se obter as informações pretendidas. Nestas entrevistas, aconteceram longas horas de conversas com os participantes, onde os mesmos se dispuseram a relatar diversos acontecimentos de suas vivências. Os principais resultados são apresentados, descritos e discutidos, para que sejam melhor compreendidos pelo leitor. Os participantes tem sua identidade preservada, conforme a manifestação da vontade de todos.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-07T03:21:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/180240
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001066569
url http://hdl.handle.net/10183/180240
identifier_str_mv 001066569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180240/1/001066569.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180240/2/001066569.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ed54fc467e94256e4ff86b5961f44a5f
72fcfbd1e7c2451125ca9c3ee49f1e02
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447220482211840