Educação do campo e determinantes do nível de escolaridade no meio rural : análise para a realidade de Três de Maio – RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/180240 |
Resumo: | Estudar aspectos pessoais e individuais nem sempre é uma tarefa simples. As respostas às indagações são entregues conforme o ambiente e momento pessoal e intransferível do entrevistado. Não há como ser diferente, visto que somos todos seres humanos e sempre estamos sujeitos à influência de tudo e todos os que nos rodeiam. Neste trabalho iremos tratar sobre educação do campo e determinantes do nível de escolaridade no meio rural: análise para a realidade de Três de Maio/RS, sendo este o objetivo geral da pesquisa, a qual se desenvolveu com cidadãos do meio rural do município que se encontram na faixa etária acima dos 40 anos de idade As questões da pesquisa compreenderam descrever as mudanças ocorridas na educação do campo desde a década de 1970 até os dias atuais, analisar a perspectiva de retomada das atividades estudantis junto ao público participante, e através destes, propor ações de parceria com o poder público, a fim de elaborar uma proposta educacional que respeite as especificidades deste público. Para se chegar aos resultados, utilizaram-se de entrevistas semiestruturadas, com roteiro pré-definido, para conduzir as conversas junto aos participantes, a fim de se obter as informações pretendidas. Nestas entrevistas, aconteceram longas horas de conversas com os participantes, onde os mesmos se dispuseram a relatar diversos acontecimentos de suas vivências. Os principais resultados são apresentados, descritos e discutidos, para que sejam melhor compreendidos pelo leitor. Os participantes tem sua identidade preservada, conforme a manifestação da vontade de todos. |
id |
UFRGS-2_693948072d23eba22e92a0f8ebc959e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180240 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Müller, MarceloCalvo Hernandez, Aline ReisAtiyel, Carima Oliveira2018-07-07T03:21:00Z2017http://hdl.handle.net/10183/180240001066569Estudar aspectos pessoais e individuais nem sempre é uma tarefa simples. As respostas às indagações são entregues conforme o ambiente e momento pessoal e intransferível do entrevistado. Não há como ser diferente, visto que somos todos seres humanos e sempre estamos sujeitos à influência de tudo e todos os que nos rodeiam. Neste trabalho iremos tratar sobre educação do campo e determinantes do nível de escolaridade no meio rural: análise para a realidade de Três de Maio/RS, sendo este o objetivo geral da pesquisa, a qual se desenvolveu com cidadãos do meio rural do município que se encontram na faixa etária acima dos 40 anos de idade As questões da pesquisa compreenderam descrever as mudanças ocorridas na educação do campo desde a década de 1970 até os dias atuais, analisar a perspectiva de retomada das atividades estudantis junto ao público participante, e através destes, propor ações de parceria com o poder público, a fim de elaborar uma proposta educacional que respeite as especificidades deste público. Para se chegar aos resultados, utilizaram-se de entrevistas semiestruturadas, com roteiro pré-definido, para conduzir as conversas junto aos participantes, a fim de se obter as informações pretendidas. Nestas entrevistas, aconteceram longas horas de conversas com os participantes, onde os mesmos se dispuseram a relatar diversos acontecimentos de suas vivências. Os principais resultados são apresentados, descritos e discutidos, para que sejam melhor compreendidos pelo leitor. Os participantes tem sua identidade preservada, conforme a manifestação da vontade de todos.Studying personal and individual aspects is not always a simple task. Responses to inquiries are delivered according to the interviewee's personal and non-transferable environment. There is no way to be different, since we are all human beings and we are always subject to the influence of everything and everyone around us. In this work, we will focus on rural education and determinants of educational level in rural areas: analysis for the reality of Três de Maio / RS, this being the general objective of the research, which was developed with citizens of the rural area of the municipality. In the age group above 40 years of age. The research questions included describing the changes that occurred in the education of the field from the 1970s to the present day, analyzing the perspective of resuming student activities with the participating public, and through these, propose partnership actions with the public power, to prepare an educational proposal that respects the specificities of this public. To reach the results, we used semi-structured interviews, with a pre-defined itinerary, to conduct conversations with the participants, in order to obtain the desired information. In these interviews, there were long hours of conversations with the participants, where they were willing to report various events of their experiences. The main results are presented, described and discussed, so that the reader better understands them. The participants have their identity preserved, according to the manifestation of the will of all.application/pdfporEscolaridadeTrês de Maio (RS)Field educationSchoolingCountrysideEducação do campo e determinantes do nível de escolaridade no meio rural : análise para a realidade de Três de Maio – RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2017Desenvolvimento Rural: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001066569.pdf001066569.pdfTexto completoapplication/pdf674274http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180240/1/001066569.pdfed54fc467e94256e4ff86b5961f44a5fMD51TEXT001066569.pdf.txt001066569.pdf.txtExtracted Texttext/plain73567http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180240/2/001066569.pdf.txt72fcfbd1e7c2451125ca9c3ee49f1e02MD5210183/1802402021-11-20 06:13:59.37933oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180240Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:13:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação do campo e determinantes do nível de escolaridade no meio rural : análise para a realidade de Três de Maio – RS |
title |
Educação do campo e determinantes do nível de escolaridade no meio rural : análise para a realidade de Três de Maio – RS |
spellingShingle |
Educação do campo e determinantes do nível de escolaridade no meio rural : análise para a realidade de Três de Maio – RS Müller, Marcelo Escolaridade Três de Maio (RS) Field education Schooling Countryside |
title_short |
Educação do campo e determinantes do nível de escolaridade no meio rural : análise para a realidade de Três de Maio – RS |
title_full |
Educação do campo e determinantes do nível de escolaridade no meio rural : análise para a realidade de Três de Maio – RS |
title_fullStr |
Educação do campo e determinantes do nível de escolaridade no meio rural : análise para a realidade de Três de Maio – RS |
title_full_unstemmed |
Educação do campo e determinantes do nível de escolaridade no meio rural : análise para a realidade de Três de Maio – RS |
title_sort |
Educação do campo e determinantes do nível de escolaridade no meio rural : análise para a realidade de Três de Maio – RS |
author |
Müller, Marcelo |
author_facet |
Müller, Marcelo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Müller, Marcelo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Calvo Hernandez, Aline Reis |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Atiyel, Carima Oliveira |
contributor_str_mv |
Calvo Hernandez, Aline Reis Atiyel, Carima Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escolaridade Três de Maio (RS) |
topic |
Escolaridade Três de Maio (RS) Field education Schooling Countryside |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Field education Schooling Countryside |
description |
Estudar aspectos pessoais e individuais nem sempre é uma tarefa simples. As respostas às indagações são entregues conforme o ambiente e momento pessoal e intransferível do entrevistado. Não há como ser diferente, visto que somos todos seres humanos e sempre estamos sujeitos à influência de tudo e todos os que nos rodeiam. Neste trabalho iremos tratar sobre educação do campo e determinantes do nível de escolaridade no meio rural: análise para a realidade de Três de Maio/RS, sendo este o objetivo geral da pesquisa, a qual se desenvolveu com cidadãos do meio rural do município que se encontram na faixa etária acima dos 40 anos de idade As questões da pesquisa compreenderam descrever as mudanças ocorridas na educação do campo desde a década de 1970 até os dias atuais, analisar a perspectiva de retomada das atividades estudantis junto ao público participante, e através destes, propor ações de parceria com o poder público, a fim de elaborar uma proposta educacional que respeite as especificidades deste público. Para se chegar aos resultados, utilizaram-se de entrevistas semiestruturadas, com roteiro pré-definido, para conduzir as conversas junto aos participantes, a fim de se obter as informações pretendidas. Nestas entrevistas, aconteceram longas horas de conversas com os participantes, onde os mesmos se dispuseram a relatar diversos acontecimentos de suas vivências. Os principais resultados são apresentados, descritos e discutidos, para que sejam melhor compreendidos pelo leitor. Os participantes tem sua identidade preservada, conforme a manifestação da vontade de todos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-07-07T03:21:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/180240 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001066569 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/180240 |
identifier_str_mv |
001066569 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180240/1/001066569.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180240/2/001066569.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ed54fc467e94256e4ff86b5961f44a5f 72fcfbd1e7c2451125ca9c3ee49f1e02 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447220482211840 |