Educação permanente em saúde a partir de profissionais de uma residência multidisciplinar : estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cristiane Trivisiol da
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Terra, Marlene Gomes, Camponogara, Silviamar, Kruse, Maria Henriqueta Luce, Roso, Camila Castro, Xavier, Mariane da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/106976
Resumo: A pesquisa objetiva identificar a percepção dos profissionais integrantes de uma residência multiprofissional sobre a Educação Permanente em Saúde. Caracterizou-se pela abordagem qualitativa do tipo Estudo de Caso, realizada com dezesseis profissionais integrantes de uma residência multiprofissional. Os dados foram coletados no período de janeiro a maio de 2012, por meio de entrevista semiestruturada, análise documental e observação sistemática, e analisadas de acordo com Análise de Conteúdo Temática. Evidenciaram-se duas categorias: Educação Permanente em Saúde como instituidora de espaços coletivos de reflexão das práticas e Educação Permanente em Saúde como um encontro entre disciplinas. Constatou-se que os integrantes da residência multiprofissional percebem que a educação permanente permeia sua formação, possibilitando a reflexão sobre suas práticas e o agir multiprofissional como produtor de ações de saúde.
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spelling Silva, Cristiane Trivisiol daTerra, Marlene GomesCamponogara, SilviamarKruse, Maria Henriqueta LuceRoso, Camila CastroXavier, Mariane da Silva2014-11-15T02:15:48Z20140102-6933http://hdl.handle.net/10183/106976000939779A pesquisa objetiva identificar a percepção dos profissionais integrantes de uma residência multiprofissional sobre a Educação Permanente em Saúde. Caracterizou-se pela abordagem qualitativa do tipo Estudo de Caso, realizada com dezesseis profissionais integrantes de uma residência multiprofissional. Os dados foram coletados no período de janeiro a maio de 2012, por meio de entrevista semiestruturada, análise documental e observação sistemática, e analisadas de acordo com Análise de Conteúdo Temática. Evidenciaram-se duas categorias: Educação Permanente em Saúde como instituidora de espaços coletivos de reflexão das práticas e Educação Permanente em Saúde como um encontro entre disciplinas. Constatou-se que os integrantes da residência multiprofissional percebem que a educação permanente permeia sua formação, possibilitando a reflexão sobre suas práticas e o agir multiprofissional como produtor de ações de saúde.This research aims to identify the perception of professional members of a multi-professional residency program on Permanent Health Education. It is a case study research using a qualitative approach, with sixteen members of a multi-professional residency program. The data were collected from January to May 2012, through semi-structured interviews, document analysis and systematic observation, and analyzed according to Thematic Content Analysis. Two categories were identified: Permanent Health Education establishing collective spaces of reflection of practices and Permanent Health Education that promotes integration between disciplines. The members of the multiprofessional residency team were found to be aware that permanent education permeates their training and enables reflection on their clinical practices and multidisciplinary action as producers of health actions.La investigación tiene como objetivo identificar la percepción de los profesionales integrantes de una residencia multiprofesional sobre la Educación Permanente en Salud. Se caracterizó por el abordaje cualitativo del tipo Estudio de Caso, realizado con dieciséis profesionales integrantes de una residencia multiprofesional. Los datos fueron recogidos en el período de enero a mayo de 2012, por medio de entrevista semiestructurada, análisis documental y observación sistemática y analizada de acuerdo con Análisis de Contenido Temático. Se evidenciaron dos categorías: Educación Permanente en Salud como instituidora de espacios colectivos de reflexión de las prácticas y Educación Permanente en Salud como un encuentro entre disciplinas. Se constató que los integrantes de la residencia multiprofesional notan que la educación permanente permea su formación y posibilita la reflexión sobre sus prácticas y el actuar multiprofesional como productor de acciones de salud.application/pdfporRevista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 35, n. 3 (set. 2014), p. 49-54Educação continuada : SaúdeInternato e residênciaResidência integrada em saúdeContinued educationInternship and residencyProfessional practiceHealth servicesNursingEducación continuadaInternado y residenciaPráctica profesionalServicios de saludEnfermeríaEducação permanente em saúde a partir de profissionais de uma residência multidisciplinar : estudo de casoEducación permanente en salud desde profesionales de una residencia multidisciplinaria : estudio de casoPermanent health education based on research with professionals of a multidisciplinary residency program : case studyinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000939779.pdf000939779.pdfTexto completoapplication/pdf489684http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106976/1/000939779.pdffb36672e61597b7de60fce4757a22897MD51TEXT000939779.pdf.txt000939779.pdf.txtExtracted Texttext/plain33695http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106976/2/000939779.pdf.txt0ae5aaf292cbee058b619ddc392e275eMD52THUMBNAIL000939779.pdf.jpg000939779.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1755http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106976/3/000939779.pdf.jpgc85e65f20b1ed85e24eb40579f25583bMD5310183/1069762018-10-22 07:53:58.425oai:www.lume.ufrgs.br:10183/106976Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:53:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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