Produção acadêmica da educação física e as neurociências
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133527 |
Resumo: | Introdução: A Educação Física é hoje uma área de muita produção acadêmica e científica. Um dos campos largamente estudado é a aprendizagem. Nos últimos anos, um campo multidisciplinar chamado neurociências avançou significativamente em diferentes produções sobre o cérebro humano e suas formas de interação com o meio. Neste sentido, as Neurociências em suas diferentes áreas tenta buscar evidências que esclareçam dúvidas acerca do funcionamento do cérebro ou como ele aprende. Objetivo: Realizar um levantamento sobre a produção da Educação Física no campo da neurociência. Verificar a produção da Educação Física no campo a neurociência. Metodologia: Pesquisar no Portal de Periódicos da Capes nos últimos 10 anos artigos que apresentavam as seguintes palavras chaves: Educação Física, Cérebro, Neurociências e Aprendizagem. Resultados e Discussão: Avaliamos a quantidade de artigos publicados com cada palavra chave. A partir dos resultados avaliamos quais palavras resultaram em um maior número de artigos, quais os periódicos que mais publicam com estas temáticas. Conclusão: A amostra do estudo foi composta por 14634 artigos divididos em cinco categorias: Cérebro, Educação Física, Aprendizagem, Neurociência e Neurociências. As palavras que obtiveram maior ocorrência foram respectivamente: Aprendizagem 37%, Educação Física 29%, Cérebro 18% Neurociências 10%, Neurociência 4%. A Educação Física é responsável por 29% do total da amostra, 4272 artigos 12% são sobre Educação Física e Aprendizagem, Educação Física e Cérebro 0,01%, Educação Física e Neurociência 0,001%, Educação Física e Neurociências 0,001%. Existe pouca pesquisa da Educação Física sobre as possíveis implicações educacionais da neurociência, se comparadas a temas tradicionais da Educação Física. |
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Cabral, Fabio PereiraGoncalves, Clezio Jose dos Santos2016-03-09T02:06:32Z2015http://hdl.handle.net/10183/133527000984077Introdução: A Educação Física é hoje uma área de muita produção acadêmica e científica. Um dos campos largamente estudado é a aprendizagem. Nos últimos anos, um campo multidisciplinar chamado neurociências avançou significativamente em diferentes produções sobre o cérebro humano e suas formas de interação com o meio. Neste sentido, as Neurociências em suas diferentes áreas tenta buscar evidências que esclareçam dúvidas acerca do funcionamento do cérebro ou como ele aprende. Objetivo: Realizar um levantamento sobre a produção da Educação Física no campo da neurociência. Verificar a produção da Educação Física no campo a neurociência. Metodologia: Pesquisar no Portal de Periódicos da Capes nos últimos 10 anos artigos que apresentavam as seguintes palavras chaves: Educação Física, Cérebro, Neurociências e Aprendizagem. Resultados e Discussão: Avaliamos a quantidade de artigos publicados com cada palavra chave. A partir dos resultados avaliamos quais palavras resultaram em um maior número de artigos, quais os periódicos que mais publicam com estas temáticas. Conclusão: A amostra do estudo foi composta por 14634 artigos divididos em cinco categorias: Cérebro, Educação Física, Aprendizagem, Neurociência e Neurociências. As palavras que obtiveram maior ocorrência foram respectivamente: Aprendizagem 37%, Educação Física 29%, Cérebro 18% Neurociências 10%, Neurociência 4%. A Educação Física é responsável por 29% do total da amostra, 4272 artigos 12% são sobre Educação Física e Aprendizagem, Educação Física e Cérebro 0,01%, Educação Física e Neurociência 0,001%, Educação Física e Neurociências 0,001%. Existe pouca pesquisa da Educação Física sobre as possíveis implicações educacionais da neurociência, se comparadas a temas tradicionais da Educação Física.Introduction: Physical Education is nowadays an area of too much academic and scientific production. One of the widely studied fields is learning. In recent years a multi-disciplinary field called neuroscience has advanced significantly in different productions of the human brain and forms of interaction with the environment. The brain is known today is one of the main agencies involved in the learning process responsible for changes in the adaptation of humans. In this sense the Neuroscience in different areas trying to find evidence to clarify doubts about the functioning of the brain and how it learns. Objective: Conduct a survey on the production of physical education in the field of neuroscience. Check the production of physical education in the field neuroscience. Methodology: Search CAPES Journals Portal the past 10 years articles presenting the following key words: Physical Education, Brain, Neuroscience and Learning. The search for these words was isolated and together. Results and Discussion: Physical Education makes use of processes involving learning, assess the amount of articles published with each key word. From the results we evaluate which words have resulted in a larger number of articles, which journals that publish more with these issues. The study sample consisted of 14 634 articles divided into five categories: Brain, Physical Education, Learning, Neuroscience and Neuroscience. The words that had higher occurrence were as follows: 37% Learning, Physical Education 29%, brain 18% 10% Neuroscience, Neuroscience 4%. Physical Education is responsible for 29% of our total sample, 12% of these 4272 items are on Physical Education and Learning, Physical Education and Brain 0.01%, Physical Education and Neuroscience 0.001%, Physical Education and Neuroscience 0.001%. Conclusion: The study sample consisted of 14 634 articles divided into five categories: Brain, Physical Education, Learning, Neuroscience and Neuroscience. The words that had higher occurrence were as follows: 37% Learning, Physical Education 29%, brain 18% 10% Neuroscience, Neuroscience 4%. Physical Education is responsible for 29% of the total sample, 12% are 4272 articles on Physical Education and Learning, Physical Education and Brain 0.01%, Physical Education and Neuroscience 0.001%, Physical Education and Neuroscience 0.001%. There is little research of physical education on the possible educational implications of neuroscience, compared to traditional topics of physical education.application/pdfporEducação físicaProdução acadêmica da educação física e as neurociênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2015Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000984077.pdf000984077.pdfTexto completoapplication/pdf458333http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133527/1/000984077.pdfcd2254cf6d599f3871999263ae7756e1MD51TEXT000984077.pdf.txt000984077.pdf.txtExtracted Texttext/plain91524http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133527/2/000984077.pdf.txt761fcaaf767f28d0cd6095c4b377d8feMD52THUMBNAIL000984077.pdf.jpg000984077.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg929http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133527/3/000984077.pdf.jpg0a216f4e269996cfec60db1cdbe3fa76MD5310183/1335272018-10-26 10:08:52.976oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133527Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:08:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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